Rosberg aprova restrição das mensagens via rádio na F1 e fala em "corridas mais puras" por nova regra

Nico Rosberg já testou o novo formato de comunicação da F1 via rádio e disse é bom e que vai tornar as corridas mais puras. A FIA decidiu restringir as mensagens passadas pelas equipes aos pilotos

Líder do Mundial, Nico Rosberg se mostrou favorável à nova medida da FIA em restringir o uso das mensagens via rádio na F1. O piloto da Mercedes entende que, sem o recurso, as corridas serão mais "puras". Rosberg já testou o novo cenário no simulador da equipe prateada pouco antes de viajar para Cingapura, onde a F1 corre neste fim de semana.

A entidade máxima do esporte decidiu limitar as informações transmitidas entre equipes e pilotos, especialmente as que se referem ao desempenho. A ação é baseada em uma leitura mais apurada do Artigo 20.1 do Regulamento Esportivo da F1, que fala que "o piloto deve guiar o carro sozinho e sem ajuda”.

Rosberg gostou da medida para limitar o uso do rádio (Foto: Getty Images)

"Grande dia no simulador", escreveu Rosberg em sua conta no Twitter. "Já treinando para Sochi e me acostumando com o rádio. É bom, as corridas vão se tornar mais puras", completou.

A proposta da FIA é tornar a vida do piloto mais difícil e priorizar o espetáculo. O aumento nas transmissões de rádio nos últimos anos deu origem a críticas de que os pilotos se tornaram também muito dependentes das informações vindas do pit-wall. Por isso, a entidade decidiu, com a ajuda do Grupo de Estratégia da F1, moderar o uso do recurso, que passa a valer já a partir do GP noturno de Cingapura.

O que pode e o que não pode: as novas regras de comunicação via rádio na F1

A partir do GP de Cingapura, a F1 vai lidar com uma nova situação: o modo como as informações são passadas durante uma corrida. A FIA resolveu impor uma lista de proibições para que o piloto tenha maior autonomia durante a prova. O GRANDE PRÊMIO explica as regras

Confira a reportagem completa

Bolão GRANDE PRÊMIO EUROBIKE:
faça suas apostas para o GP de Cingapura e concorra a uma viagem. É grátis!


Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.