Rosberg alcança 17 vitórias e supera Moss como maior vencedor não campeão do mundo da história da F1

Nico Rosberg é o maior vencedor da história da F1 dentre os pilotos que não foram campeões. O alemão alcançou seu 17º triunfo na carreira no GP da China, neste domingo, e superou uma lenda da Mercedes: o britânico Stirling Moss, que foi quatro vezes vice-campeão do mundo

Com uma fase absurdamente incrível, Nico Rosberg aproveita para escrever seu nome na história da F1. Graças à vitória tranquila no movimentadíssimo GP da China, neste domingo (17), em Xangai, Nico, além de ampliar para seis a sequência de conquistas consecutivas no Mundial, que já vem desde o GP do México de 2015 — a quinta maior série da história, sendo apenas o quarto piloto a vencer seis seguidas no esporte —, faturou seu 17º triunfo na carreira.

A marca alcançada em Xangai" target="_blank">Xangai é significativa em vários sentidos. Primeiro, porque coloca Rosberg como o 16º maior vencedor da F1. À sua frente, apenas campeões mundiais. Até este domingo, o alemão estava empatado com o lendário Stirling Moss, quatro vezes vice-campeão, com 16 vitórias, mas superou o britânico, que fez história na Mercedes, em Xangai. Assim, Rosberg virou o maior vencedor não campeão do mundo.

Nico Rosberg comemora, em Xangai, a sua 17ª vitória na F1. Agora, ele é o maior vencedor dentre os que não foram campeões do mundo (Foto: Getty Images)

Curiosamente, Rosberg venceu pela primeira vez na F1 na mesma Xangai onde subiu no topo do pódio neste domingo. Foi na China, em 2012, que o alemão levou a Mercedes à sua primeira vitória desde 1955.

 
Iluminado, o líder da temporada 2016 tem mais marcas a bater pela frente. Restam três vitórias para alcançar dois campeões do mundo: os finlandeses Kimi Räikkönen e Mika Häkkinen, com 20 triunfos. Os próximos da lista são Damon Hill, com 22 vitórias, e Nelson Piquet, com 23. Uma marca mais difícil para Rosberg alcançar em 2016 são as 24 vitórias logradas pelo mítico Juan Manuel Fangio.
 
Em termos de poles, Rosberg já está bem mais perto do top-10 da história da F1. No último sábado, Nico chegou à 23ª pole-position da carreira, superando Fernando Alonso e ficando a uma de alcançar Nelson Piquet e Niki Lauda, dois tricampeões. Häkkinen, com 26, e Fangio, com 29, são os próximos da lista.
 
Aos 30 anos, o alemão nascido em Wiesbaden tem 188 GPs disputados ao longo de 11 temporadas, defendendo a Williams, entre 2006 e 2009 e, desde 2010, corre pela Mercedes. Ao todo, além das 17 vitórias e 23 poles, Nico soma 44 pódios, sendo o 17º maior na estatística na F1.
PADDOCK GP #24 FALA SOBRE F1, MOTOGP, INDY E STOCK

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.