Ricciardo derrota Hamilton por 0s004 e lidera primeiro treino na Alemanha. Vettel é 4º

A diferença entre Red Bull e Mercedes, representadas por Daniel Ricciardo e Lewis Hamilton, foi de frações de segundo. O australiano encaixou uma bela volta no fim, ficando com 0s004 de vantagem sobre o australiano. Max Verstappen foi terceiro, enquanto Sebastian Vettel surgiu em quarto ao abrir mão de usar ultramacios

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Quem esperava uma briga particular entre Mercedes e Ferrari no GP da Alemanha tomou um susto na manhã desta sexta-feira (20). Quem deu as cartas no primeiro treino livre da F1 em Hockenheim foi Daniel Ricciardo, que anotou a melhor volta com a Red Bull. O australiano levou a melhor no detalhe: a vantagem sobre Lewis Hamilton, segundo colocado, foi de apenas 0s004.


A liderança no TL1 contrastou com uma notícia das piores que Ricciardo recebeu. O australiano vai largar no fim do grid em Hockenheim após trocar diversas peças da unidade de potência.
 
A Red Bull também conseguiu um terceiro lugar, com Max Verstappen, 0s189 pior que o companheiro Ricciardo. O holandês liderou parcela do TL1, mas perdeu terreno conforme os pilotos de ponta começaram a abandonar os pneus macios para focar nos ultramacios.
 
Sebastian Vettel não passou por isso porque simplesmente não utilizou os ultramacios na primeira 1h30min de pista. O alemão começou com macios, seguindo assim até o fim. Mesmo assim, o desempenho foi bom: Vettel foi apenas 0s271 pior que Ricciardo, deixando a Ferrari esperançosa.
 
Valtteri Bottas apareceu em quinto, com um desempenho apagado – com ultramacios, o finlandês foi 0s378 pior que Ricciardo. Kimi Räikkönen, sem tocar nos pneus roxos, fechou o grupo de pilotos de ponta, mas com déficit de 0s742.
Daniel Ricciardo liderou o TL1 (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

No pelotão intermediário, destaque para a Haas. Romain Grosjean foi sétimo, o melhor ‘do resto’, enquanto Kevin Magnussen foi oitavo. O nono lugar pertenceu a Charles Leclerc, ainda em grande fase. Nico Hülkenberg fechou o top-10, indicando que a Renault segue sem conseguir se consolidar como melhor equipe mediana.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da Alemanha de F1 AO VIVO, em TEMPO REAL e IN LOCO com a jornalista Evelyn Guimarães. Siga tudo aqui.

 
Saiba como foi o TL1 do GP da Alemanha
 
A manhã ensolarada em Hockenheim começou com trabalho pesado para as equipes de F1. A maior prova disso talvez seja Daniel Ricciardo, que logo deixou os boxes com diversos sensores presos ao carro da Red Bull. Sebastian Vettel tinha outro trabalho, talvez mais prazeroso – completar uma volta de aquecimento apenas acenados para os compatriotas nas arquibancadas.
Volta cronometrada, por sua vez, ficaria para mais tarde. Os primeiros cinco minutos se passaram sem qualquer tentativa concreta da parte de equipes e pilotos. Foi só Max Verstappen, após sete minutos, que inaugurou o placar com o tempo de 1min16s526. O tempo ainda era alto, caindo para 1min15s055 na segunda tentativa. Gasly, só após 21 minutos de cronômetro, foi o segundo na tabela de tempos – mas com tempo na casa de 1min18s.
 
Foi só aí que outros pilotos de ponta começaram a trabalhar mais. Kimi Räikkönen anotou 1min15s347, ficando em segundo. Lewis Hamilton, com 1min15s940, estava em terceiro. Carlos Sainz Jr. e Valtteri Bottas, os dois na casa de 1min16s, surgiam logo atrás, fechando o top-5.
Lewis Hamilton começou os trabalhos em Hockenheim em segundo (Foto: AFP)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O primeiro incidente da manhã veio após pouco menos de 30 minutos. Um grande pedaço da tampa do motor da Sauber de Antonio Giovinazzi se soltou na saída dos boxes. A peça foi rapidamente recolhida, mas o italiano precisou estacionar na garagem para resolver o problema.

 
Enquanto isso, Sebastian Vettel subia para segundo. O alemão melhorou para 1min14s824, só não virando líder porque pouco antes Daniel Ricciardo havia alcançado 1min14s622. Bottas, Hamilton, Verstappen e Räikkönen vinham, nessa ordem, fechando o grupo de pilotos de ponta.
A ordem do grupo mudou sensivelmente minutos depois – Hamilton usou pneus macios e melhorou para 1min14s181, derrubando Ricciardo. No grupo intermediário, mais mudanças: Pérez superava a dupla da Renault, ficando em sétimo com Hülkenberg e Sainz em oitavo e nono. Magnussen surgia fechando o top-10.
 
A primeira metade do TL1 chegava ao fim com dois pilotos ainda sem voltas cronometradas. Eram eles Giovinazzi, ainda na garagem com problemas na tampa do motor, e Vandoorne. O belga tinha problemas mecânicos ainda não esclarecidos e via os mecânicos mexendo no carro.
Sebastian Vettel não uso ultramacios no TL1 (Foto: AFP)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Na ponta de cima tabela, uma mudança importante. Bottas encaixou uma volta 0s278 melhor que a de Hamilton, assumindo a primeira posição do TL1. O piloto apelou para os ultramacios, uma raridade até então. Räikkönen também melhorou, mas estacionou em terceiro, 0s370 pior que o compatriota.

 
A febre dos ultramacios rendeu mais uma troca de líder em seguida. Verstappen usou os pneus roxos para ser 0s189 melhor que Bottas, ou 1min13s714. O tempo era dos mais competitivos, mas não a ponto de impedir que Hamilton virasse líder após usar o mesmo composto, chegando ao 1min13s529.
Só a Ferrari se segurava, deixando os ultramacios para outra hora. Vettel seguia em terceiro, 0s267 pior que Hamilton, mas através dos maicos. Räikkönen, também com o composto de banda amarela, surgiu 0s738 atrás.
 
Quem esperava ver logo a Ferrari com ultramacios se surpreendeu com uma segunda tentativa de Ricciardo com os compostos. Pisando fundo, o australiano foi 0s170 pior que Hamilton, subindo para um honroso segundo posto.
 
O jogo virou na tentativa seguinte. Ricciardo encontrou ainda mais tempo com os ultramacios, se afirmando 0s004 mais veloz que Hamilton. Bottas também veio com os roxos, mas claramente sem ritmo para lutar pelo topo da tabela de tempos.
 
Ainda não dava para saber, mas essa seria a última troca de posição na parte de cima da tabela. Os últimos cinco minutos de atividade seriam marcados por voltas com pneus mais gastos, longe do bom ritmo imposto por Ricciardo.

F1 2018, GP da Alemanha, Hockenheim, treino livre 1:

1 D RICCIARDO Red Bull Tag Heuer 1:13.525   22
2 L HAMILTON Mercedes 1:13.529 +0.004 29
3 M VERSTAPPEN Red Bull Tag Heuer 1:13.714 +0.189 34
4 S VETTEL Ferrari 1:13.796 +0.271 23
5 V BOTTAS Mercedes 1:13.903 +0.378 30
6 K RÄIKKÖNEN Ferrari 1:14.267 +0.742 24
7 R GROSJEAN Haas Ferrari 1:14.691 +1.166 29
8 K MAGNUSSEN Haas Ferrari 1:14.853 +1.328 28
9 C LECLERC Sauber Ferrari 1:15.097 +1.572 25
10 N HÜLKENBERG Renault 1:15.282 +1.757 32
11 S PÉREZ Force India Mercedes 1:15.415 +1.890 29
12 F ALONSO McLaren Renault 1:15.544 +2.019 13
13 L STROLL Williams Mercedes 1:15.629 +2.104 32
14 C SAINZ JR Renault 1:15.769 +2.244 10
15 B HARTLEY Toro Rosso Honda 1:15.864 +2.339 36
16 S SIROTKIN Williams Mercedes 1:15.876 +2.351 34
17 N LATIFI Force India Mercedes 1:16.023 +2.498 27
18 P GASLY Toro Rosso Honda 1:16.071 +2.546 32
19 A GIOVINAZZI Sauber Ferrari 1:16.136 +2.611 23
20 S VANDOORNE McLaren Renault 1:16.149 +2.624 14
    Tempo 107% 1:18.672    

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.