Ricciardo bate Mercedes e Ferrari, e Renault impressiona em manhã de testes na Espanha. Traído por porca, Alonso roda

A movimentada manhã do primeiro dia de testes de pré-temporada da F1 em 2018 mostrou a Renault em ótima forma e Ferrari e Mercedes eficientes como sempre. Mas no fim valeu o sorriso de Daniel Ricciardo, o dono da melhor marca deste primeiro período em Barcelona

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A espera acabou, e a F1 finalmente começou na pista o ano de 2018. A fria manhã desta segunda-feira (26) marcou o início dos aguardados testes de pré-temporada no circuito de Barcelona, e logo as equipes puderam mostrar um pouco do potencial dos novos carros. As rivais Mercedes e Ferrari andaram bem, como esperado, com boa quilometragem obtida por Valtteri Bottas e Kimi Räikkönen, respectivamente. Mas no fim, coube a Daniel Ricciardo, com pneus médios, registrar 1min20s179 para colocar a Red Bull na frente no primeiro período. A título de comparação, o tempo da pole, obtido por Lewis Hamilton no ano passado na Catalunha, foi de 1min19s149.

Fernando Alonso levou azar logo no começo com um problema na porca da roda traseira direita do seu novo McLaren e rodou com apenas cinco voltas completadas, enquanto o novo motor da Honda não apresentou problemas no Toro Rosso STR13 guiado por Brendon Hartley. Mas pode-se dizer que a melhor das impressões neste início do trabalho foi deixada pela Renault, que teve seu novo R.S.18 guiado por Nico Hülkenberg. O alemão foi quem mais completou voltas (73) com o novo modelo, não enfrentou problemas e andou o tempo todo entre os primeiros, ainda que não se saiba a carga de combustível e tampouco a programação de cada equipe. Nico fechou a manhã em quarto, atrás de Red Bull, Mercedes e Ferrari.

Hartley, com a Toro Rosso, deu a primeira impressão que o novo motor Honda é bem mais confiável. O neozelandês completou 72 voltas apenas nesta manhã. Como comparação, no primeiro dia de pré-temporada do ano passado, Alonso, com a McLaren então empurrada pelo motor japonês, não passou de 29 giros. Hartley fechou a manhã em uma boa quinta posição, ficando logo à frente de Lance Stroll, da Williams. Romain Grosjean foi o sétimo, enquanto Alonso, prejudicado pelos problemas da manhã, ficou em oitavo. Marcus Ericsson, com diferença de 4s718 para Ricciardo, terminou em nono com a nova Sauber-Alfa Romeo C37, sendo melhor apenas que o novato russo Nikita Mazepin, que causou uma das duas bandeiras vermelhas do período.

Após a pausa de uma hora para o almoço, a F1 retoma os trabalhos nesta segunda-feira em Barcelona com algumas mudanças no line-up de pilotos. Destaque para Lewis Hamilton, que vai assumir o lugar de Bottas na Mercedes. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO, em TEMPO REAL e 'in loco'.

Com grande tempo nos minutos finais, Daniel Ricciardo foi o mais rápido da manhã em Barcelona (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

Saiba como foi a manhã do primeiro dia de pré-temporada da F1 em Barcelona

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Com dez minutos de atraso, a tão aguardada pré-temporada começou nesta manhã de segunda-feira em Barcelona. Antes mesmo de finalmente as luzes verdes acenderem no autódromo catalão, o primeiro piloto a se posicionar na saída do pit-lane foi Brendon Hartley, da Toro Rosso, puxando a fila.
 
O primeiro piloto a marcar tempo no inverno de 2018 foi Kimi Räikkönen, escolhido pela Ferrari para abrir os trabalhos. Mas sua marca, 1min58s273, acabou sendo superada de longe pelo compatriota Valtteri Bottas, da Mercedes, que marcou 1min26s126 com pneus médios, baixando em seguida para a casa dos 1min25s, logo chegando a 1min24s. A pista ainda estava muito fria, com apenas 10ºC de temperatura do asfalto.
 
Em seu stint de voltas rápidas, Bottas rapidamente chegou aos 1min22s952, um ótimo tempo considerando os pneus médios e também a pista ainda bastante fria. Um fator que torna o circuito mais rápido em si é o novo asfalto catalão. Por fim, o finlandês encerrou sua primeira passagem pela pista após nove voltas completadas.

 

Aos poucos, porém, a pista ia esquentando, e mais pilotos deixavam os boxes depois das primeiras voltas de instalação. Alonso, Grosjean e Ricciardo estavam na pista, com o espanhol chegando a marcar 1min24s202 em seu giro mais rápido usando pneus supermacios. 
 
Até que, com 34 minutos de sessão, Fernando rodou na última curva do circuito catalão, indo parar na caixa de brita, causando assim a primeira bandeira vermelha do dia. A roda traseira direita do seu novo MCL33 escapou enquanto o piloto percorria a curva, fazendo-o perder o controle. Por conta de toda a segurança do trecho, Alonso não bateu.
 
O treino foi retomado pouco depois, mas ainda sem grande movimentação na pista. Nico Hülkenberg, Hartley e Räikkönen fizeram stints isolados realizando testes variados. A Renault, por exemplo, realizou testes aerodinâmicos, equipando o novo R.S.18 com uma série de sensores. Assim, os tempos de Nico foram pouco relevantes durante boa parte da manhã.
A Renault foi o grande destaque da manhã de testes da F1 em Barcelona (Foto: Twitter/F1)
Em contrapartida, quem imprimiu ritmo mais forte foi a Red Bull. Com Ricciardo na pista, o time de Milton Keynes foi melhorando seus tempos e viu o australiano marcar 1min23s221 para subir à segunda posição, pouco atrás de Valtteri Bottas. Quem também desbancava a marca de Alonso, depois de a Renault retirar todos os sensores, era Hülkenberg, que avançava ao terceiro lugar.
 
Tão logo a Mercedes o colocou de volta à pista, Bottas respondeu para marcar novamente o melhor tempo do período com 1min22s435 em novo stint com os pneus médios. Hülk, que continuava na pista, melhorou sua marca e subiu para segundo, com tempo muito bom, menos de 0s4 da marca do finlandês. E Stroll finalmente registrava seu primeiro tempo cronometrado com sua Williams calçada com pneus macios.

Depois de duas horas de sessão, Mercedes e Renault protagonizaram a tabela de tempos. Bottas foi o primeiro a andar abaixo de 1min22s, marcando 1min21s843 em seu novo stint com os pneus médios. Mas aí, Hülkenberg mostrou que o R.S.18 também mostra ser um carro muito bem-nascido. Na sequência de uma série bem-sucedida de voltas, o alemão não só se aproximou, mas passou Bottas ao registrar 1min21s326, também com os pneus brancos. E Räikkönen voltava ao top-3 com 1min22s799, desbancando Grosjean e Daniel Ricciardo. Todos os cinco primeiros tinham suas melhores voltas com os médios.

Valtteri Bottas alcançou boa quilometragem nesta manhã com o novo carro da Mercedes (Foto: AFP)

O treino parecia bem mais tranquilo, se encaminhando para a reta final do período da manhã, quando o novato Mazepin causou a segunda bandeira vermelha do dia ao ficar atolado na brita da curva 4 com o carro da Force India, forçando a direção da prova a interromper a sessão para remover o novo VJM11.

Também foi uma bandeira vermelha curta, e logo os pilotos puderam voltar à pista. Ricciardo, por exemplo, conseguiu melhorar seu tempo de volta e subiu novamente para quarto ao registrar 1min22s086, superando Grosjean. Pouco depois, o franco-suíço da Haas acabou perdendo a posição para Stroll. Um dos poucos a rodar pela manhã com pneus macios, o jovem canadense cravou 1min22s903 para assumir o quinto posto, evoluindo em seguida para 1min23s452 no fim do seu stint.

Com exatamente uma hora para o fim do treino pela manhã, Räikkönen superou a marca de Hülkenberg e foi o primeiro piloto a romper a casa de 1min21s ao registrar 1min20s970 com a nova (e bela) SF71H. Só que a Renault estava muito bem nas mãos de Hülk, que retomou a ponta da sessão minutos depois ao superar Kimi em 0s093. Uma manhã muito positiva para a equipe de Enstone na Catalunha.

Nos minutos finais da manhã, a Ferrari calçou pneus macios na SF71H guiada por Räikkönen. Aí o finlandês não teve muitos problemas para superar novamente o tempo de Hülkenberg e voltar à ponta da sessão com 1min20s506, apenas 0s041 à frente do alemão. Ricciardo também baixou sua própria marca e tirou Bottas do terceiro lugar. Também na reta final do treino, Alonso finalmente voltou à pista para completar mais algumas voltas depois de um bom tempo perdido nos boxes da McLaren.

Mas quase no apagar das luzes, Bottas conseguiu passar Räikkönen para retomar a liderança. Contudo, Ricciardo desbancou de uma só vez Mercedes e Ferrari para cravar seu melhor tempo num belo stint com os pneus médios. E Hülkenberg, que andou bem demais pela manhã antes de entregar o R.S.18 para Carlos Sainz, terminou mesmo em quarto.

F1, Barcelona, pré-temporada, dia 1, manhã: 

1   3 Daniel RICCIARDO AUS Red Bull Tag Heuer 1:20.179   60
2   77 Valtteri BOTTAS FIN Mercedes 1:20.349 +0.170 58
3   7 Kimi RÄIKKÖNEN FIN Ferrari 1:20.506 +0.327 60
4   27 Nico HÜLKENBERG ALE Renault 1:20.547 +0.368 73
5   28 Brendon HARTLEY NZL Toro Rosso Honda 1:22.371 +2.192 72
6   18 Lance STROLL CAN Williams Mercedes 1:22.452 +2.273 46
7   8 Romain GROSJEAN FRA Haas Ferrari 1:23.092 +2.913 32
8   14 Fernando ALONSO ESP McLaren Renault 1:24.202 +4.023 10
9   9 Marcus ERICSSON SUE Sauber Ferrari 1:24.897 +4.718 41
10   34 Nikita MAZEPIN RUS Force India Mercedes 1:25.628 +5.449 22

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