Responsável pela pista do México, Tilke garante que "tentou manter características originais" do traçado e se diz satisfeito

Herman Tilke é o arquiteto responsável pela reformulação do autódromo Hermanos Rodríguez, na Cidade do México, que neste ano volta a receber a F1. O alemão disse que tentou manter as características da tradicional pista, que sedia o GP em 1º de novembro. Tilke também rebateu as críticas quanto ao traçado de Baku, no Azerbaijão

Principal arquiteto das pistas modernas da F1, Herman Tilke também está à frente do projeto de reformulação do autódromo Hermanos Rodríguez, na Cidade do México, que neste ano volta a receber a F1. E para o alemão, as alterações feitas no circuito vão se mostrar bem-sucedidas e devem agradar tanto os pilotos quanto os espectadores em 2015.

O traçado, que sediou um GP do Mundial pela última vez em 1992, está sendo substancialmente reconstruído para a corrida que acontece em 1º de novembro. E Tilke deixou claro que tentou manter todas as "antigas características" do tradicional circuito. "Vamos ter um novo pit-lane e um novo paddock", disse o designer em entrevista ao 'FoxSports.com'.

O esboço do novo autódromo Hermanos Rodríguez (Foto: Reprodução)

Relacionadas


"Mas nós não tínhamos muito espaço, então, depois da grande reta, nós projetamos novas curvas, porque isso será bom para os torcedores. A pista move como uma cobra, com curvas muito rápidas no miolo. É como um grande estádio e vamos levar os carros até lá. É um trecho lento, mas, para quem vier assistir, terá muita ação", explicou o arquiteto.

O alemão também rebateu as críticas quanto ao desenho da pista de Baku, no Azerbaijão, que se junta ao calendário da F1 em 2016. Tilke insistiu que o circuito real será mais emocionante do que o layout apresentado há alguns meses pode sugerir, especialmente por conta das mudanças de altitude.

"Você precisa vê-lo em três dimensões, e isso não é possível ver nas fotos. O traçado vai subir até a área mais antiga e seguir a muralha de 1.200 anos. Vai ser legal, é uma pista 100% temporária, com estradas reais. Nós vamos melhorar algumas, mas nem todas. A pista é rápida. Será um desafio totalmente diferente, muito distinto de Mônaco ou Cingapura. É totalmente aberto", disse.

Tilke é um famoso arquiteto na F1 e responsável por alguns dos traçados mais modernos do Mundial, como Sochi, Abu Dhabi, Bahrein e Malásia.

PARA SUPERAR KTM, HONDA TRANSFERE TECNOLOGIA DA MOTOGP PARA DAKAR
Desde 2005, falar da disputa entre as motos no Rali Dakar é sinônimo de falar da KTM. Com Marc Coma e Cyril Despres, a montadora austríaca conquistou o título nove vezes consecutivas — entre 2005 e 2014 (o rali não aconteceu em 2008) — e, exceto pela disputa interna entre o espanhol e o francês, não teve maiores desafios na competição.
 
Depois de 24 anos de ausência, entretanto, a Honda decidiu voltar à maior prova off-road do mundo em 2013 e, desde então, trabalha para encontrar um caminho para superar a 450 Rally Factory da KTM. Para a edição 2015 da disputa, a casa da asa dourada decidiu reforçar a CRF 450 Rally, que estreou no rali do ano passado, incorporando na moto sua mais alta tecnologia.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

COM SOBREPREÇO DE R$ 35 MILHÕES, LICITAÇÃO PARA REFORMA NO AUTÓDROMO DE BRASÍLIA É REVOGADA
A licitação para reforma do autódromo de Brasília, palco da etapa de abertura da Indy no próximo dia 8 de março, foi revogada. A informação foi publicada nesta segunda-feira (12) no Diário Oficial do Distrito Federal.
 
De acordo com o Tribunal de Contas do Distrito Federal, “várias irregularidades” foram constatadas na análise do projeto, dentre elas, sobrepreço de quase R$ 35 milhões, duplicidade de serviços e “falhas graves no projeto básico de engenharia”.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

WILLIAMS RECONHECE NECESSIDADE DE AUMENTAR RECEITA, MAS DIZ: "SEM DOBRAR ORÇAMENTO"

Chefe-adjunta da Williams, Claire Williams reconheceu que a equipe precisa aumentar sua receita para continuar dando passos à frente no Mundial de F1, mas isso não é tudo.

Satisfeita com o rendimento da escuderia na temporada 2014, na qual Felipe Massa e Valtteri Bottas garantiram o terceiro lugar no Mundial de Construtores, Claire disse que o dinheiro é importante, mas não decisivo. Segundo ela, é possível alcançar títulos menos contando com um orçamento menor.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.