Responsável pela pista do México, Tilke garante que "tentou manter características originais" do traçado e se diz satisfeito
Herman Tilke é o arquiteto responsável pela reformulação do autódromo Hermanos Rodríguez, na Cidade do México, que neste ano volta a receber a F1. O alemão disse que tentou manter as características da tradicional pista, que sedia o GP em 1º de novembro. Tilke também rebateu as críticas quanto ao traçado de Baku, no Azerbaijão
Principal arquiteto das pistas modernas da F1, Herman Tilke também está à frente do projeto de reformulação do autódromo Hermanos Rodríguez, na Cidade do México, que neste ano volta a receber a F1. E para o alemão, as alterações feitas no circuito vão se mostrar bem-sucedidas e devem agradar tanto os pilotos quanto os espectadores em 2015.
O traçado, que sediou um GP do Mundial pela última vez em 1992, está sendo substancialmente reconstruído para a corrida que acontece em 1º de novembro. E Tilke deixou claro que tentou manter todas as "antigas características" do tradicional circuito. "Vamos ter um novo pit-lane e um novo paddock", disse o designer em entrevista ao 'FoxSports.com'.
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"Mas nós não tínhamos muito espaço, então, depois da grande reta, nós projetamos novas curvas, porque isso será bom para os torcedores. A pista move como uma cobra, com curvas muito rápidas no miolo. É como um grande estádio e vamos levar os carros até lá. É um trecho lento, mas, para quem vier assistir, terá muita ação", explicou o arquiteto.
O alemão também rebateu as críticas quanto ao desenho da pista de Baku, no Azerbaijão, que se junta ao calendário da F1 em 2016. Tilke insistiu que o circuito real será mais emocionante do que o layout apresentado há alguns meses pode sugerir, especialmente por conta das mudanças de altitude.
"Você precisa vê-lo em três dimensões, e isso não é possível ver nas fotos. O traçado vai subir até a área mais antiga e seguir a muralha de 1.200 anos. Vai ser legal, é uma pista 100% temporária, com estradas reais. Nós vamos melhorar algumas, mas nem todas. A pista é rápida. Será um desafio totalmente diferente, muito distinto de Mônaco ou Cingapura. É totalmente aberto", disse.
Tilke é um famoso arquiteto na F1 e responsável por alguns dos traçados mais modernos do Mundial, como Sochi, Abu Dhabi, Bahrein e Malásia.
Chefe-adjunta da Williams, Claire Williams reconheceu que a equipe precisa aumentar sua receita para continuar dando passos à frente no Mundial de F1, mas isso não é tudo.
Satisfeita com o rendimento da escuderia na temporada 2014, na qual Felipe Massa e Valtteri Bottas garantiram o terceiro lugar no Mundial de Construtores, Claire disse que o dinheiro é importante, mas não decisivo. Segundo ela, é possível alcançar títulos menos contando com um orçamento menor.