Renovada, Ferrari apresenta SF15-T com bico baixo e bastante longo para temporada 2015 da F1

Também pela internet, a Ferrari apresentou na manhã desta sexta-feira (30) a SF15-T, o modelo que será pilotado por Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen na temporada 2015 da F1. O novo carro italiano usa icônico vermelho e tem também o bico mais baixo, resultado das imposições novo regulamento. O bólido vai para a pista em Jerez no domingo, dia 1º de fevereiro

Também pela internet, a Ferrari enfim lançou a sua criação para a temporada 2015 da F1. O modelo italiano, batizado de SF15-T, segue a tendência dos carros rivais até o momento e também vem com o bico acentuadamente mais baixo e longo, à moda antiga, alguém dirá. O esquema de cores, obviamente, não muda, e o carro vem vermelho, com novamente detalhes em preto na parte traseira e nas laterais. 

O modelo 2015 da Ferrari é o primeiro assinado completamente pelo diretor-técnico James Allison, que chegou à equipe no ano passado. E vem mais agressivo, especialmente com relação às linhas aerodinâmicas. Também é importante dizer que a equipe trabalhou muito no motor V6, apontado um dos grandes problemas do time em 2014. A esquadra promoveu uma revisão da unidade, com o objetivo claro de se aproximar da Mercedes.

Eis aí a SF15-T (Foto: Ferrari)

Portanto, depois de um ano decepcionante em 2014, a palavra na Ferrari é mudança. Entre os pilotos, a chegada do tetracampeão Sebastian Vettel para substituir Fernando Alonso e sua atitude que já atingia o belicismo no último ano de equipe. E Kimi Räikkönen, em seu último ano de contrato e querendo se apagar da mente a campanha de 2014.

Vettel e a Ferrari estão numa situação semelhante. Ambos pareciam desmotivados em 2014, e gora estão de caras novas. Vettel aparece com sorrisos a dar e vender, e as caras novos da Ferrari dão ao time de Maranello um sangue novo que em nada se parece com o vermelho desbotado dos últimos tempos. 

Confira o vídeo de apresentação da SF15-T
 

determinarTipoPlayer(“15357937”, “2”, “0”);

 
Mas as mudanças são muito mais profundas que na dupla de pilotos. O escolhido, praticamente uma década atrás, para substituir Jean Todt, Stefano Domenicali, não se sustentou até o fim do ano passado. Luca di Montezemolo a dedo, selecionou Marco Mattiacci para suceder Domenicali. Só que Montezemolo também caiu, e com ele Mattiacci.
 
O novo presidente é Sergio Marchionne, executivo da Fiat. O terceiro chefe em menos de um ano é Maurizio Arrivabene, ex-executivo da Philip Morris. 
A SF15-T é o carro ferrarista de 2015 (Foto: Ferrari)
Para baixo na pirâmide do poder rosso, mais mudanças: os diretores Nikolas Tombazis e Pat Fry, responsáveis pela parte técnica nas últimas temporadas, e o engenheiro de performance de pneus, Hirohide Hamashima, foram demitidos. Jock Clear, ex-diretor de engenharia foi contratado após se desligar da Mercedes. Chegara, também, mais dois pilotos. Esteban Gutiérrez será o reserva, e com ele os dólares e euros que chegam pelo patrocínio da Telmex; Jean-Éric Vergne vai guiar nos simuladores.
 
Assim, o SF15T, antes Projeto 666, aparece para o mundo sob grandes expectativas do que a Ferrari, essa reestrutarada Ferrari vai conseguir fazer em seu primeiro ano de trabalho tendo o maior campeão ainda em atividade da F1 no comando de um de seus volantes.

As imagens da SF15-T da Ferrari
#GALERIA(5195)
Os lançamentos de 2015

A Ferrari foi a quarta equipe a apresentar oficialmente o seu carro para a temporada 2015. Na semana passada, no México, a Force India exibiu a pintura do VJM08 — o carro em si não está pronto e parece estar longe disso, já que o time sequer vai participar da primeira semana de testes em Jerez e passa por sérios problemas financeiros.
 
A McLaren foi a segunda, nesta quinta-feira (29), apresentando o MP4-30 e seu notável bico bem mais baixo dos que os que vinham sendo apresentados.
 
Um pouco antes da Ferrari, a Sauber também mostrou ao mundo o C34. Também com problemas financeiros, a escuderia suíça conta em 2015 com o brasileiro Felipe Nasr e com o sueco Marcus Ericsson, que estava na Caterham em 2014.
 
No dia 20, na revista 'F1 Racing', a Williams correu para mostrar como será o FW37 e revelou, assim, um estranho “bico-mamilo”. 
 
Lotus utilizou as redes sociais na última segunda-feira (26) para apresentar o E23 e também chamou a atenção pelo bico, mas por outro motivo: o time de Enstone parece ter desistido do não menos estranho “bico-tomada”.
 
Esta quinta-feira, porém, não ficou marcada apenas pelo lançamento da McLaren. A Mercedes levou para um shakedown em Silverstone o seu W06 Hybrid e, na sequência, revelou algumas fotos do novo carro. 
 
Quem ainda não apresentou o carro foi a Red Bull. O RB11 ainda não está concluído e, de acordo com o site italiano Omnicorse, o novo modelo austríaco ainda sequer foi submetido ao teste de impacto da FIA.
CARRO BRASILEIRO
De azul e amarelo, a Sauber chega em 2015 ainda na pindaíba, mas lutando com toda a sua dignidade para tentar se recuperar do pior ano de sua história na F1. Com esta finalidade, a equipe suíça apresentou nesta sexta-feira (30) o C34, carro com o qual disputará o Mundial deste ano. Na carenagem, predominam cores que fazem referência ao Banco do Brasil, patrocinador levado ao time por Felipe Nasr. Um 'carro brasileiro'.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO

Mais sobre o novo carro da Sauber
Nasr se diz "pronto para desafio" de estrear na F1 
Leia
Sem metas precisas, Ericsson ambiente perfeito na Sauber Leia
As especificações técnicas do C34 — Confira
 

CANCELADA!
A Brasília Indy 300, que deveria abrir a temporada 2015 da categoria norte-americana no dia 8 de março, está cancelada. A organização da prova anunciou no fim da tarde desta quinta (29) em um comunicado oficial divulgado para a imprensa. Segundo o Grupo Bandeirantes, a Terracap, Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal, realizou o cancelamento da prova de forma unilateral e informou ao grupo já nesta quinta.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO

Mais sobre a Brasília Indy 300
MP: Contrato da corrida era "maculado de irregularidades" — Leia
Indy fala em "grande desapontamento" — Leia
Castroneves diz que foi "pego de surpresa" — Leia
Flavio Gomes: É um vexame danado 
Leia
Renan do Couto: Pode ser o fim do autódromo de Brasília — Leia

 SAIU DA CAIXA!
A Mercedes tirou da caixa o F1 W06 Hybrid. Nesta quinta-feira (29), o time foi ao circuito de Silverstone, no Reino Unido, para dar as primeiras voltas com o carro que vai utilizar na temporada 2015 do Mundial de F1. Nico Rosberg e Lewis Hamilton participaram da atividade, que oficialmente é registrada como uma filmagem promocional. Ao todo, 18 voltas foram completadas em "condições geladas" no meio da Inglaterra. As primeiras imagens da Flecha de Prata de 2015 em ação foram divulgadas, de forma bem humorada, pela própria equipe no Twitter, com dois pequenos vídeos.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.