Red Bull mostra RB11 para temporada 2015 e choca com pintura camuflada e bico no estilo da Mercedes
A Red Bull não quis saber de cerimônia para apresentar o RB11 neste domingo (1) em Jerez de la Frontera. A equipe austríaca simplesmente soltou fotos do modelo, ainda camuflado, e tratou de colocar Daniel Ricciardo logo na pista
A nova criação da Red Bull apareceu camuflada em Jerez de la Frontera. O RB11, o carro com o qual os tetracampões vão competir na temporada 2015 da F1, surgiu no pit-lane da pista espanhola nesta manhã de domingo (1) sem pompa ou cerimônia. A equipe austríaca sequer fez uma apresentação, apenas divulgou fotos e tratou de botar Daniel Ricciardo logo no circuito, para a primeira volta de instalação.
O modelo, provavelmente o último projeto totalmente assinado pelo gênio Adrian Newey, vai usar uma pintura provisória por enquanto, em preto e branco. Do que se pode perceber, as linhas são refinadas, como sempre, e o bico é mais baixo também, mas um pouco mais curto, diferente das soluções usadas por Ferrari e Toro Rosso, por exemplo. É bem parecido com o desenho da Mercedes.
Relacionadas
"O design do RB11 é resultado de tudo o que aprendemos no ano passado, que representou também uma grande mudança nos regulamentos, então a unidade de força é a preocupação e o pacote que vem com isso. Ou seja, foi preciso aperfeiçoar essas lições todas no carro", afirmou Newey, o diretor-técnico da equipe dos energéticos, em nota.
O motor, aliás, é onde mora a grande esperança da Red Bull para tentar entrar na briga com a Mercedes. No ano passado, a unidade produzida pela Renault apresentou diversos problemas de confiabilidade e desempenho, e o time e a fabricante viveram um pesadelo durante os primeiros testes coletivos.
Agora, com as melhorias feitas pela fornecedora francesa, Christian Horner, o chefe da equipe, vê 2015 com mais otimismo. "A relação com a Renault é ainda mais próxima agora", afirmou o inglês, reiterando que os laços técnicos estão estreitos e que há uma união de forças para superar as falhas.
"A Red Bull é a única parceira da Renault, nós e a Toro Rosso, então a concentração da Renault está toda voltada e próxima da nossa equipe de design, e essa integração deve dar bons resultados. Trabalhando junto com a Renault, acho que podemos dar um enorme passo à frente neste ano", acrescentou.
A Red Bull, como se sabe, teve um importante desfalque e perdeu Sebastian Vettel para Ferrari. Para o lugar do alemão, a cúpula austríaca decidiu colocar o novato, mas rápido Daniil Kvyat. O russo de apenas 20 anos estreou em 2014 pela Toro Rosso, quando foi promovido depois do título da GP3. Terminou o ano na 15ª colocação, com oito pontos.
As imagens do RB10 da Red Bull
#GALERIA(5201)
"Sem contar a Mercedes, nós fomos a única equipe a vencer em 2014 e ganhamos três vezes com Daniel Ricciardo", destacou Horner.
"Nossa meta é reduzir essa diferença e colocar a Mercedes sob pressão, tanto quanto possível. Nós sabemos o que queremos e sabemos o que é preciso fazer para alcançar esse objetivo. Confio no RB11, nos pilotos e em nossa estrutura criada em terno disso", encerrou.
O GRANDE PRÊMIO está em Jerez de la Frontera com o repórter Renan do Couto e o fotógrafo Xavi Bonilla e segue os trabalhos AO VIVO e em TEMPO REAL.