Räikkönen esquece férias da F1, volta à pista e participa de teste da GP3 no circuito de Barcelona

O piloto foi convidado pela equipe Koiranen, também da Finlândia, para testar o equipamento da categoria de acesso neste ano e tentar resolver o problema de falta de ultrapassagens nas corridas

icon_foto As imagens do treino de Kimi Räikkönen na GP3 em Barcelona

Enquanto a F1 ainda aproveita os últimos dias das férias de verão, Kimi Räikkönen não aguentou ficar muito tempo longe das pistas. De volta às atividades, o piloto da Lotus participou nesta sexta-feira (16) de um treino surpresa com o carro da GP3 em Barcelona. O teste serviu para que a organização do campeonato avaliasse novos componentes de olho na temporada de 2014.

Embora a participação de Räikkönen na atividade tenha sido surpreendente, o vice-líder da F1 em 2013 tem um longo histórico nas categorias de base. Além de ter sido dono de uma equipe na F3 Inglesa na última década, o piloto é amigo de Afa Heikkinen, um dos donos da escuderia Koiranen, que estreou na GP3 neste ano.

Kimi testou pela GP3 em Barcelona (Foto: GP3)

O dirigente, assim, fez a ligação entre a organização do certame e o piloto da Lotus para que o treino pudesse ser viabilizado.

Após a atividade, Räikkönen afirmou que estava curioso para ver o desempenho do carro e se mostrou satisfeito com o que viu. O piloto disse, ainda, que a GP3 é um passo importante para os jovens talentos que querem chegar à F1.

“Eu estava curioso para ver como o carro se comportava, e, na verdade, foi divertido pilotar”, disse o finlandês. “Houve alguns pequenos problemas, mas pudemos consertar a maioria deles. O carro da GP3 é uma ferramenta muito boa para jovens pilotos, especialmente quando você precisa aprender sobre economia de pneus, assim como acontece na F1”, declarou.

Nesta sexta, Kimi completou 58 voltas em Barcelona, com 1min34s780 como melhor tempo. Com esse resultado, ele teria largado na terceira colocação da corrida da GP3, disputada no início do ano. Curiosamente, o pole para aquela prova foi Kevin Korjus, justamente da Koiranen. O estoniano, no entanto, acabou punido por ter desrespeitado bandeiras amarelas no treino.

O diretor-técnico da GP3, Didier Perrin, afirmou que o objetivo do treino era resolver os problemas de falta de ultrapassagens, que assolam as corridas da categoria neste ano.

“Nós estamos extremamente satisfeitos em ter a oportunidade de trabalhar hoje com Kimi. A experiência e o feedback foram inestimáveis e nos dão um melhor entendimento do que precisa ser feito para que nosso carro possibilite mais ultrapassagens na próxima temporada”, explicou.

O dirigente, por fim, agradeceu a Räikkönen pelo teste. “Ele confirmou todas as nossas hipóteses e, juntos, nós pudemos começar a trabalhar em duas direções de desenvolvimento no fim do teste. Gostaríamos de agradecer a Kimi por hoje e à Koiranen por tornar isso possível”, encerrou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.