Punido por acidente com Maldonado no GP da China, Button afirma que cometeu “erro de julgamento”

Jenson Button foi considerado culpado pelo incidente com Pastor Maldonado na fase final da corrida deste domingo. Já Roberto Merhi, jovem piloto espanhol da Manor Marussia andou mais rápido que o limite de tempo de volta durante o período do safety-car. Cada um foi punido com dois pontos na carteira

Embora tenha sido uma corrida bastante monótona e sonolenta, o GP da China teve alguns momentos interessantes. Na parte final da prova deste domingo (12) em Xangai, Jenson Button disputava com Pastor Maldonado e Fernando Alonso o 12º lugar. Em confronto direto com o piloto venezuelano, Button tocou sua McLaren no Lotus Mercedes #13 de Maldonado, fazendo-o rodar logo na sequência. Na sequência, o sul-americano teve de abandonar a corrida. O britânico acabou sendo punido pelos comissários. Por outra infração, completamente distinta, o novato Roberto Merhi, da Manor Marussia, também recebeu uma punição no entardecer chinês.

Após investigação por parte dos comissários de prova, Button foi considerado culpado por ter causado o incidente com Pastor no fim da reta dos boxes do circuito de Xangai. Assim, o campeão mundial em 2009 foi punido com o acréscimo de 5s no seu tempo de volta e a inclusão de dois pontos na carteira. “O piloto do carro 22 admitiu que cometeu um erro e causou a colisão com o carro 13 na curva 1”, informou a FIA (Federação Internacional de Automobilismo), por meio dos seus comissários de prova.

Não anda nada fácil a vida de Jenson Button neste começo de temporada (Foto: Getty Images)

“Eu não esperava sofrer a batida”, declarou Maldonado depois de deixar a corrida na China. “Estávamos disputando naquele momento, e é sempre bom lutar com Jenson ou Fernando, mas então acho que ele perdeu completamente o ponto da frenagem. Acho que ele cometeu um erro”, disse o venezuelano. Button lamentou o incidente e assumiu o erro. "Achei que havia espaço por dentro. É um incidente que você nunca quer que aconteça. Cometi um erro de julgamento".

Merhi, por sua vez, foi punido porque andou abaixo do limite mínimo estabelecido pela direção de prova durante o período de safety-car, que entrou na pista em Xangai nas voltas finais da corrida. Em sua segunda corrida como piloto de F1, o jovem espanhol da Manor Marussia recebeu punição idêntica a de Button: 5s de acréscimo no tempo de prova e dois pontos na carteira.

Em termos de posições na corrida, o britânico levou a pior. Button acabou perdendo uma posição para Carlos Sainz Jr. e terminou o GP da China em 14º lugar, uma volta atrás do vencedor e seu ex-companheiro de equipe na McLaren, Lewis Hamilton. Merhi acabou em 16º e último dentre os que finalizaram a prova em Xangai, com duas voltas de desvantagem para os ponteiros.

DOMÍNIO ABSOLUTO

Lewis Hamilton consolidou um fim de semana perfeito em Xangai com sua quarta vitória no GP da China. É bem verdade que a Ferrari voltou a andar próxima dos carros da Mercedes durante boa parte da disputa, mas desta vez não foi o bastante para lutar efetivamente pela vitória. Felipe Massa perdeu uma posição para Kimi Räikkönen na largada e terminou em quinto. Ajudado pelo problema com Max Verstappen no fim, Felipe Nasr foi o oitavo. E Nico Rosberg deu um piti histórico.

UMA QUASE-CORRIDA

O GP da Luisiana foi bastante esquisito. Sofrendo com a interferência da chuva durante todo o final de semana, a Indy quase não viu uma corrida neste domingo. Foram seis bandeiras amarelas e um resultado definido na base da estratégia. Parando antes, James Hinchcliffe conseguiu levar os pneus e combustível até o fim – ajudado com as paralisações – e venceu sua primeira como piloto da SPM sob bandeiras amarelas. Helio Castroneves foi o segundo e Tony Kanaan, o sexto.

CAPITÃO AMÉRICA

Marc Márquez conseguiu mais uma vez. Depois de encarnar o Usain Bolt no treino classificatório, o espanhol tirou do armário do uniforme do Capital América e, tal qual o personagem da Marvel, não deu chances aos ‘inimigos’ neste domingo. Depois de perder a ponta para Andrea Dovizioso na largada, o #93 pressionou o italiano por algumas voltas e, assim que assumiu a liderança, disparou na frente e não viu mais os adversários. Valentino Rossi terminou na terceira colocação.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.