Primeiro desafio de Van Der Garde na F1 é deixar para trás estigma de eterna promessa do esporte

Após título mundial de kart em 2002, o piloto holandês era apontado como um dos principais nomes para o automobilismo mundial. Agora, 11 anos depois, o piloto terá a chance de cumprir todas as expectativas

Campeão mundial de kart em 2002, Giedo van der Garde chega à F1 para tentar acabar com o estigma de eterna promessa do automobilismo. Se o título há 11 anos serviu para colocá-lo na mira das grandes equipes do esporte, o acerto com a Caterham, anunciado nesta sexta-feira (1º), só aconteceu por causa do orçamento levado pelo piloto.

No entanto, nem sempre foi assim e o holandês já pôde ser considerado um piloto badalado. Com a taça do mundo, o neerlandês não demorou a avançar aos monopostos. A transição aconteceu em 2003, quando disputou o campeonato holandês e o europeu de F-Renault. Com bons resultados, o piloto decidiu se aventurar na F3 Euro, onde ficou por três temporadas.

Giedo van der Garde foi campeão mundial de kart (Foto:CIK FIA/Divulgação)

De 2004 a 2006, participou de 60 corridas, viu Jamie Green, Lewis Hamilton e Paul Di Resta serem campeões, mas só venceu uma única vez. Fora isso, o melhor resultado foi o segundo lugar no Masters de F3, em 2006, em Zandvoort.

Procurando novos ares para a carreira, o holandês acertou a transferência para a World Series, em 2007. Após um ano de aprendizado, Van der Garde foi o piloto dominante da temporada de 2008, ao conquistar cinco vitórias em 15 corridas, praticamente ser encontrar adversários ao longo de todo o ano.

O título da World Series serviu restabelecer a confiança e mostrar que toda a expectativa criada após a vitória no kart podia começar a ser cumprida.  A transição para a GP2 quase comprovou isso. Mesmo novato, o holandês venceu três vezes em 2009, pela iSport, terminando o ano na sétima colocação.

Para o campeonato seguinte, o piloto trocou a equipe inglesa pela Addax, onde foi apontado como favorito absoluto ao título. No entanto, quem brilhou naquele ano foi o outro piloto da equipe espanhola. Sergio Pérez não se importou com toda a experiência do companheiro e terminou o ano em segundo, atrás apenas de Pastor Maldonado.

Van der Garde, por sua vez, não venceu nenhuma vez na Addax, para quem competiu por duas temporadas. As glórias só voltaram em 2012, já pela Caterham, quando ganhou duas corridas e terminou a GP2 apenas no sexto lugar.

O piloto só voltou a vencer na GP2 pela Caterham (Foto: Facebook/Giedo van der Garde)

Paralelamente à carreira nas categorias de base, o piloto conseguiu vaga de piloto de testes na F1. Em 2007, treinou pela Spyker e, no ano seguinte, pela Force India. Depois, voltou a um carro em 2012, já na Caterham.

Com tanto tempo na base, enfim chegou o momento de ser titular. Para 2013, Van Der Garde foi alçado à vaga da Caterham na F1 e terá como companheiro de equipe Charles Pic, a quem conhece bem. Afinal, os dois dividiram o carro da da Addax na GP2, em 2011.

Um último fato curioso é que com a chegada de Van Der Garde, a F1 volta a ter um campeão mundial de kart. Os últimos haviam sido Vitantonio Liuzzi e Jarno Trulli.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.