Prefeito Haddad diz que boxes de Interlagos são “apertados e velhos” e dá “até certa razão” para Ecclestone

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, mais uma vez garantiu que vai promover a tão aguardada reforma em Interlagos como forma de garantir a permanência da pista no calendário da F1. Haddad admitiu que o circuito paulistano precisa, de fato, de uma revitalização

São Paulo quer e vai se manter no calendário da F1 além de 2014. Quem garante é o prefeito Fernando Haddad. O atual contrato com a FOM, a empresa que gerencia os direitos comerciais da maior das categorias, se encerra no fim da próxima temporada, e a capital paulista, junto com os organizadores do GP do Brasil, já trabalha para renovar o vínculo com o Mundial.

No início desta semana, Bernie Ecclestone, em reportagem do jornal ‘O Estado de S. Paulo’, chegou a dizer que não pretendia firmar novo acordo com Interlagos caso a pista não fosse reformada. Entre as exigências do mandachuva da categoria, está ampliação do paddock, ou seja, uma melhor acomodação para as equipes. Assim, em linhas gerais, o plano de reforma incluiu a transferência de todo o paddock e área de boxes para a Reta Oposta, onde há mais espaço para abrigar os times e todos os equipamentos. As obras estão orçadas em R$ 120 milhões.

São Paulo deseja permanecer como sede do GP do Brasil (Foto: McLaren)

Em entrevista à Rádio Bandeirantes nesta sexta-feira (19), Haddad reafirmou o compromisso de melhorar as instalações de Interlagos e até deu razão para os pedidos de Ecclestone. O prefeito, inclusive, admitiu a necessidade de revitalizar o autódromo paulista. “Eu vou dar até certa razão para ele. Nós estamos chegando na reta final da negociação. Ele vem pedindo a construção de novos boxes há muitos anos, e isso não é um capricho”, disse o prefeito.

“Ele tem de atender às escuderias, que reclamam muito das condições de Interlagos. É muito apertado. Os boxes estão muito apertados e velhos e precisam ser trocados. E a prefeitura vinha prometendo, só que não constava no orçamento – como não consta”, alertou Haddad.

Entretanto, o desejo é mesmo de manter o circuito paulistano no calendário. “Vamos manter a F1 aqui. Seria muito ruim, no momento em que estamos disputando a Expo 2020, perder o terceiro evento mais importante do mundo – depois da Copa do Mundo e das Olimpíadas. Não teria cabimento. Então eu mandei a carta me comprometendo com a reforma e eu vou ter de fazer, e vou fazer, para manter a F1 em São Paulo”, garantiu.

O prefeito ainda deixou claro que a reforma precisa também atender à população que vive no entorno da pista. “A gente precisa melhorar o aproveitamento de Interlagos, como o de todas as áreas públicas de São Paulo. Interlagos é uma judiação: milhares de habitantes no entorno, e não é aproveitado”, afirmou.

No Bahrein, Ecclestone, em conversa com os jornalistas, confirmou que recebeu a carta de Haddad sobre o compromisso da reforma e disse que já esperava por isso algum tempo. "Ele garantiu que vai renovar todas as instalações lá, o que é bom", falou o inglês. "Nós esperávamos por isso há um bom tempo. Se São Paulo fizer o que eles dizem que vão fazer, então não precisaremos mudar nada", completou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.