Por menor desgaste dos pneus, diretor da Pirelli prevê apenas dois pit-stops durante GP de Mônaco

Paul Hembery destacou baixas médias de velocidade nas ruas do Principado como principal razão para menor consumo dos compostos, e ressaltou que, a exemplo do GP da Espanha, espera uma corrida estratégica: "Será interessante ver se este padrão pode ser repetido"

 
Paul Hembery, diretor-esportivo da Pirelli, afirmou que a previsão da fabricante italiana para o GP de Mônaco, quinta etapa da temporada 2013 da F1, é de apenas duas trocas de pneus por piloto.
 
Os pneus continuam sendo protagonistas no atual campeonato. O último GP da Espanha, onde a maior parte dos pilotos precisou de quatro pit-stops por conta do excessivo desgaste dos compostos, gerou uma onda de reclamações das equipes.
 
Mas Hembery garante que a situação será diferente nas ruas de Monte Carlo, principalmente pelo fato de que o traçado monegasco gera, habitualmente, um desgaste muito menor, por ter médias de velocidade mais baixas.
Alonso foi o vencedor com pior posição de largada na história do GP da Espanha (Foto: Getty Images)
 
"Isso não faz com que a corrida seja menos estratégica, no entanto. No ano passado, vimos pilotos tentando estratégias completamente diferentes e terminando muito próximos uns dos outros até o final."
 
Hembery também destacou que Fernando Alonso, dono da vitória na etapa de Barcelona, acabou se tornando o vencedor com a pior posição de largada no grid em todas as 23 edições da prova – o espanhol largou em quinto, enquanto todos os vencedores anteriores haviam largado dos três primeiros lugares.
 
"A última corrida na Espanha foi vencida a partir da pior posição de largada do grid desde sempre, então será interessante ver se este padrão pode ser repetido em Mônaco. A pista é conhecida pela dificuldade de ultrapassagens."
 
"Por causa disso, a estratégia se torna ainda mais importante do que o habitual, com as equipes tentando usar táticas para melhorar suas posições de largada", encerrou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.