Por melhor desempenho dos pneus em 2014, F1 pode realizar testes em Interlagos após GP do Brasil

Após reunião em Silverstone, Paul Hembery, diretor-esportivo da Pirelli, afirmou que ideia partiu de Jean Todt, presidente da FIA. Sessões de testes podem ocorrer por dois ou três dias na semana seguinte ao GP do Brasil, prova que encerra a temporada 2013

 
A crise nos pneus atuais da F1 e o cenário extremo apresentado no último GP da Inglaterra, com diversos pilotos sofrendo com pneus furados e dechapados, levou a FIA a tomar novas medidas emergenciais para modificar o quanto antes a situação. E uma das decisões, já de olho na temporada 2014, pode ser uma bateria de dois ou três dias de testes em Interlagos, após o GP do Brasil.
 
A ideia partiu de Jean Todt, presidente da entidade, em rápida reunião realizada em Silverstone logo após a etapa britânica, disputada no último domingo (30). A prova tupiniquim, marcada para o dia 24 de novembro, encerra o atual campeonato. 
 
Paul Hembery, diretor-esportivo da Pirelli – principal responsável pela crise que a F1 enfrenta em relação aos pneus – confirmou a intenção da realização desta sessão extra de testes.
F1 pode realizar sessão de testes em Interlagos (Foto: Carsten Horst/ Hyset)
"Jean teve algumas boas ideias como essa, e senti que devemos trabalhar para encontrar uma solução que nos tornaria fácil realizar isso", afirmou o britânico em entrevista à revista 'Autosport'. "Mencionamos sobre ser possível fazer algo no final da temporada, por dois ou três dias, para nos ajudar a decidir nossas últimas soluções."
 
Hembery também explicou que apesar das severas alterações que os carros sofrerão no próximo campeonato, os modelos deste ano naturalmente são mais rápidos, o que ajudaria não apenas na avaliação dos pneus como também na projeção dos compostos que serão utilizados no ano que vem.
 
"Ok, os carros mudarão muito para 2014, mas, como você pode ver, os carros deste ano estão muito, muito rápidos. A melhor e mais estressante experiência que podemos dar aos pneus é com os carros atuais", explicou.
 
Por fim, o dirigente destacou que a ideia ainda precisa ser aprovada pelas equipes, porém afirmou que nem todas elas precisam participar das atividades em Interlagos, caso os testes de fato aconteçam.
 
"Isso ainda está em fase de conceito. Não precisamos de todos os times. Poderíamos fornecer pneus para todas as equipes se elas quisessem correr, mas ainda temos programas diferentes para equipes diferentes. Queremos estar perto dos pneus que serão usados nos testes de inverno", encerrou.
 
A decisão deve sair nesta quarta-feira (3), quando o comitê esportivo da FIA se reúne em Nurburgring, em caráter emergencial, para decidir as medidas que serão tomadas em função dos problemas com os pneus.

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