Por falta de combustível, Vettel é desclassificado e larga na última posição no GP de Abu Dhabi

Depois de quase cinco horas, Sebastian Vettel foi punido pelos comissários desportivos e perdeu o terceiro lugar que conquistou na pista na tomada de tempos em Abu Dhabi, neste sábado. Carro do alemão não tinha no tanque a quantidade mínima de combustível determinada pelo regulamento

► As imagens deste sábado do treino classificatório da F1 em Abu Dhabi

Apesar de ter acontecido sem interrupções, a sessão de classificação para o GP de Abu Dhabi, que viu a pole de Lewis Hamilton, demorou bastante para chegar ao fim. Ou melhor, a homologação do resultado do treino. Os comissários desportivos demoraram quase cinco horas para definir que Sebastian Vettel e a Red Bull deveriam ser punidos por uma irregularidade cometida após o esgotamento do tempo regulamentar da tomada de tempos nos Emirados Árabes Unidos.

► Red Bull decide tirar carro do parque fechado, e Vettel larga do pit-lane em Abu Dhabi

O piloto alemão, que terminou o Q3 na terceira colocação, parou na pista em sua volta de desaceleração, orientado por seus engenheiros. O motivo? Falta de combustível. O tanque de seu carro continha apenas 850 ml, menos do que o um litro exigido pelo regulamento. Com isso, o RB8 foi reprovado na verificação técnica da FIA, e Vettel acabou desclassificado do treino oficial.

No fim das contas, Vettel acabou sendo o grande derrotado do sábado em Abu Dhabi (Foto: Red Bull/Getty Images)

A demorada decisão dos comissários, publicada por volta das 22h45 locais (16h45 de Brasília), coloca o líder do Mundial de F1 na 24ª e última posição do grid de largada. Vice-líder e principal adversário na briga pelo tricampeonato, Fernando Alonso começará a corrida deste domingo (4) na sexta colocação – ganhou um lugar com a penalização imposta a Vettel.

De acordo com o artigo 6.6.2 do regulamento, “os competidores devem garantir que um litro de combustível pode ser retirado do carro a qualquer momento durante o evento”. Além disso, “com a exceção de casos de força maior (aceitos como tal pelos comissários do evento), se uma amostra de combustível for requerida depois de uma sessão de treinos, o carro, primeiro, deve ter sido conduzido aos boxes por sua própria força”.

Em nota, a FIA informou que, analisando a telemetria do carro de Vettel e ouvindo as justificativas da equipe, “aceitou a explicação e considerou o incidente como sendo um caso de força maior. Contudo, um relatório recebido do delegado-técnico mostrou que, após a inspeção de depois da classificação, uma quantidade insuficiente de combustível foi retirada para propósitos de amostragem”.

“Os comissários determinam que isso é uma infração do artigo 6.6.2 do regulamento técnico da F1 e o competidor está excluído dos resultados da classificação. O competidor, no entanto, poderá começar a corrida do fim do grid”, esclareceu o comunicado da FIA.

Esta é a segunda vez que um piloto recebe tal sanção dos comissários em 2012. No GP da Espanha, Lewis Hamilton, da McLaren, cravou a pole-position na pista. Porém, não conseguiu retornar aos boxes e, por isso, foi desclassificado do treino classificatório e precisou largar da última colocação. Na corrida, conseguiu se recuperar para terminar em oitavo lugar. Pastor Maldonado, que herdou a pole, venceu a quinta etapa do campeonato.

F1, GP de Abu Dhabi, Yas Marina, grid de largada:

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.