Por erro no Canadá, FIA considera uso de painel e acionamento automático da bandeira quadriculada

Depois de um GP do Canadá marcado pelo acionamento da bandeira quadriculada uma volta antes do previsto, Charlie Whiting diz pensar em automatizar o encerramento das corridas. Mas reconhece: talvez seja exagero corrigir um problema raro

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Uma tradição antiga da F1 vai ser reavaliada nas próximas semanas. De acordo com Charlie Whiting, diretor de provas da FIA (Federação Internacional do Automobilismo), o uso da bandeira quadriculada pode ser substituído por um sistema automático, com o uso de “um painel” na pista. A possibilidade é uma resposta ao erro no GP do Canadá, em que a celebridade Winnie Harlow deu a bandeirada uma volta antes do previsto.
 
“Acho que precisamos pensar em um jeito melhor de sinalizar o fim da corrida”, disse Whiting. “A bandeira quadriculada é tradicional, mas é um formato sujeito a erros. Daria para criar um painel preto que mostra a bandeira quadriculada na hora certa, e isso seria simples para nós. Mas se isso vai ser automático, você precisa pensar exatamente em como vai fazer, quando vai acionar”, avaliou.
Winnie Harlow deu a bandeirada uma volta antes do previsto (Foto: Reprodução/Twitter)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

“Não é completamente simples, é preciso pensar um pouco. Se vamos precisar corrigir uma situação que acontece uma vez a cada dez anos, isso é discutível. Mas é algo que certamente vamos considerar”, seguiu.
 
Whiting também explica que, caso o sistema de bandeirada seja automatizado, não é por culpa das celebridades. O dirigente destaca que não tem problemas com a presença de pessoas como Harlow em GPs de F1.
 
A culpa não foi da celebridade. Não acho que isso é algo que precisa ser considerado, pelo menos não agora. Talvez a gente precise pensar em outras coisas, como a quantidade de pessoas que fica lá [onde a bandeira quadriculada é agitada]. Isso complica um pouco”, encerrou.
 
CHOQUE DE REALIDADE

F1 TEM CAMPEONATO BOM DE CORRIDAS MONÓTONAS EM 2018

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.