Por entrave nas negociações, F1 adia plano para estreia em Miami de 2019 para 2020

A F1 anunciou em comunicado oficial que não irá seguir o plano inicial e correr em Miami na temporada 2019. Por conta da dificuldade em superar as barreiras da negociação e da opinião beligerante dos moradores locais, ainda não há acerto pronto e não haverá ao menos até setembro, 13 meses antes de quando a F1 esperava alocar a corrida. Caso tudo se acerte nos próximos meses, a primeira prova em Miami acontece em 2020

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

As discussões do Liberty Media com a cidade de Miami não recebem o passo final e, na semana passada, foram adiadas até o próximo mês de setembro. Com a janela para organizar a corrida de 2019 se fechando, a F1 anunciou que não haverá GP em Miami na temporada 2019 do Mundial. Agora o ano desejado para a estreia é 2020.

 
As negociações já perderam a data-limite inicial dada para que o acordo fosse fechado. No momento, o Liberty entregou o plano costurado com os promotores e a prefeitura para a Comissão Municipal, que agora precisa votar e aprovar. Como ainda há desagrado especialmente de moradores locais, no entanto, a comissão quer deliberar e arredondar o projeto um pouco mais antes de votar. Como o mês de agosto é de recesso de verão, a situação ficou para o mês seguinte. 
 
A ideia da F1 era montar uma rodada tripla na América do Norte, com as etapas do México e as duas dos Estados Unidos, em Austin e em Miami, em outubro de 2019. Ainda que o OK venha em setembro e o contrato seja assinado, serão apenas 13 meses para a realização da prova. Apenas o GP da Áustria, nos últimos 15 anos, teve uma diferença menor entre a confirmação e a realização. Na Áustria, entretanto, há um autódromo pronto e distante da cidade, enquanto a pista de Miami é de rua e numa parte povoada do litoral. 
 
"Nos últimos meses nós trabalhamos ao lado do promotor Stephen Ross, da cidade de Miami e do condado de Miami para concluir nossa ambição de levar uma corrida da F1 para Miami e conseguimos alguns progressos significativos. No entanto, as negociações são complicadas. Apesar da nossa preferência ser correr em Miami já em 2019, percebemos que não teríamos as melhores condições para uma corrida no tempo disponível", disse o diretor-comercial da F1, Sean Bratches, em comunicado.
Sean Bratches foi quem fez o comunicado da mudança de planos (Foto: F1/Twitter)
"Estamos, porém, ainda conversando para termos um contrato bem duradouro e, consultando as autoridades de Miami, achamos melhor adiar o acordo para o fim do verão, com a meta de que possamos fazer o primeiro GP de Miami em 2020. Sempre dissemos que não iríamos correr com um acordo simplesmente para fazer a corrida, queremos dar a melhor corrida possível para o povo de Miami, nossos fãs ao redor do mundo e aí é melhor esperar as condições certas", seguiu.
 
"Em todo esse processo nós contamos com uma colaboração positiva e cooperação de Miami, do Condado de Miami, do Porto de Miami, moradores, investidores. O resultado disso foi que nós resolvemos ouvir mais e adaptar nossos planos, incluindo elementos para o traçado da pista. Estamos comprometidos com a expansão nos EUA e em Miami, particularmente. Em outubro traremos esse esporte fantástico para a cidade icônica através do Fan Festival da F1 e estamos ansiosos para animar os fãs", encerrou.
 
Devido à pressão da Associação de Moradores, que já enviou uma carta de cessar e desistir para a prefeitura e ameaça um processo legal contra a corrida, o traçado da corrida de Miami – que já mudou desde o primeiro planejado – é hoje uma grande dúvida por passar em grande parte do Bayfront Park. O acordo entre Liberty e Miami é de dez anos com cláusula de renovação por outros dez
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.