Por chuva torrencial em Austin, F1 decide adiar para manhã de domingo treino classificatório do GP dos Estados Unidos

O clima, como previsto pela meteorologia, não melhorou na região do Circuito das Américas. O temporal que marcou a sexta-feira também deu as caras desde o começo deste sábado na capital do Texas e não deixou outra alternativa para a direção de prova. Depois de seguidos adiamentos, a FIA transferiu o treino classificatório para a manhã de domingo, às 9h locais (12h de Brasília), cinco horas antes da largada do GP dos EUA

O furacão Patrícia diminuiu sua intensidade na costa oeste do México, mas ainda determina o clima muito hostil no Texas, palco de um até agora atípico fim de semana de GP dos Estados Unidos. Depois de uma sexta-feira marcada por chuvas torrenciais, sobretudo no período da tarde, o sábado (24) não amanheceu muito diferente. Conforme já previsto pela meteorologia, o tempo não melhorou e segue tendo como principal marca o temporal na região do Circuito das Américas, em Austin. Assim, mesmo depois de ter seguido em frente com a realização do terceiro treino livre — que teve a liderança de Lewis Hamilton —, a direção de prova, após uma interminável espera de três horas, optou por adiar a classificação para domingo pela manhã, às 9h locais (12h pelo horário brasileiro de verão), cinco horas antes da largada da 16ª etapa da temporada 2015.

A decisão foi tomada depois de a direção de prova entender que não havia condições seguras o bastante para que a classificação fosse realizada. O fato é que o terceiro treino livre aconteceu, mas com chuva forte desde sempre. E, no fim da sessão, o aguaceiro aumentou ainda mais e impediu qualquer melhora nos tempos de volta.

Este era o cenário durante o tempo em que a classificação em Austin foi adiada (Foto: Reprodução/F1)

Na parte da tarde, a chuva estava ainda mais forte do que na manhã, um dilúvio, na prática. De modo que a FIA determinou uma sequência de adiamentos. Foram cinco ao todo, cada um de meia hora de duração, postergando o começo da sessão para 15h30, horário local, 18h30 (horário brasileiro de verão). Nesse meio tempo, a FIA veio a público para determinar que, se até às 16h locais as condições climáticas não melhorassem, a sessão classificatória finalmente seria adiada para as 9h de domingo. Era uma espera interminável por um desfecho mais do que esperado, já que a chuva seguia persistente e cada vez mais forte. Quase bíblica.

Sem ter o que fazer, as equipes entraram na galhofa. Como na Williams, por exemplo, e na Force India, quando um dos mecânicos tirou onda e dançou break no paddock. Na Red Bull, teve tempo até mesmo para que os mecânicos comemorassem o aniversário de um dos membros do time, com direito até a bolo. Daniel Ricciardo e Daniil Kvyat também entraram na dança da chuva em Austin, gerando uma imagem épica. Mais surreal ainda foi ver os pais Verstappen e Sainz vestidos com o macacão da Toro Rosso e dentro dos carros dos filhos Carlos e Max nos boxes. Até que foi uma tarde bem divertida em Austin considerando todo o contexto.

Que imagem! Daniel Ricciardo e Daniil Kvyat dançam no paddock em Austin (Foto: Red Bull/Getty Images)

Mas na prática, os seguidos adiamentos eram uma tentativa inútil de tentar cumprir os compromissos com a TV e tentar realizar a classificação ainda no sábado. Inútil, porque não havia mesmo a menor perspectiva de melhora do clima em Austin. Além do temporal, o vento também era muito forte, e todo esse cenário se convertia em algo muito perigoso para os pilotos, em que pese a quantidade de pessoas presentes para tentar acompanhar a sessão.

Levando em conta todo o quadro climático local, a FIA reconheceu mesmo que não havia a menor condição de segurança para os pilotos. Assim, depois das últimas voltas do safety-car para checar as condições da pista — que até estava um pouco melhor do que no começo da tarde, a organização resolveu mesmo adiar para 9h locais de domingo a realização do treino classificatório do GP dos Estados Unidos, repetindo assim o que aconteceu no GP da Austrália de 2013, o último da F1 que teve a classificação realizada no mesmo dia da corrida.

Mais rápido do terceiro treino livre, Hamilton pode até curtir o restante do sábado no cinema (Foto: Reprodução/F1)

Os espectadores, que aguardaram com fervor pela presença dos carros na pista, não esconderam a insatisfação com o adiamento da classificação para a manhã de domingo. Muitos deles vaiaram a decisão da direção de prova, num cenário que remete há dez anos, no 'GP dos seis carros', quando a F1 foi muito vaiada naquela corrida realizada em Indianápolis.

Mesmo sem ter controle algum da situação, os pilotos procuraram se desculpar perante os espectadores: “Para os fãs que ficaram presos em torno da chuva hoje, muito obrigado! Não posso controlar o tempo, mas todos vocês terão o valor do seu dinheiro amanhã”, disse Ricciardo por meio do Twitter. Em coletiva de imprensa, Kvyat brincou: "Espero que vocês tenham gostado da dança com Ricciardo". Em seguida, o russo falou sobre o que espera para o domingo. "Não é um problema ter a classificação e a corrida no mesmo dia. É preciso estar concentrado", declarou o jovem piloto da Red Bull.

Bernie Ecclestone, ao lado do responsável pelo Circuito das Américas e também do prefeito de Austin, convocou todos os espectadores que estavam nas arquibancadas a descerem para o pit-lane e ficarem mais perto dos pilotos e das equipes, também como uma forma de compensar o dinheiro gasto e o dia praticamente sem ação na pista neste sábado.

O lado bom do adiamento da classificação é que os fãs puderam ficar mais próximos dos pilotos (Foto: F1/Twitter)

Assim, Hamilton, por exemplo, terá um inesperado dia de folga e poderá aproveitar a sequência do sábado para assistir a um filme. E, em contrapartida, o britânico pode até mesmo garantir a pole-position se o treino classificatório não ocorrer nem mesmo no domingo. Até porque a previsão para amanhã também não é das mais amigáveis. A meteorologia local aponta para risco de inundações em Austin pela manhã, mesmo diante da perda de força do furacão Patrícia na região.

A última vez que a F1 enfrentou um cenário parecido foi no fim de semana do GP da Austrália de 2013. Devido às fortes chuvas em Melbourne, a direção de prova acabou por adiar o treino classificatório e aloca-lo na programação de domingo pela manhã, poucas horas antes da largada. Em teoria, caso a situação climática contrarie as previsões em Austin e melhore um pouco, a F1 poderá adotar expediente parecido.

De qualquer forma, se a direção de prova determinar a não-realização do treino classificatório, vão valer todos os resultados do terceiro treino. Assim, Hamilton largaria na pole-position e teria ao seu lado Nico Hülkenberg, terceiro lugar na sessão, mas segundo no alinhamento considerando a punição imposta a Sebastian Vettel, uma vez que a Ferrari trocou seu motor para a sequência do fim de semana. O terceiro lugar seria de Valtteri Bottas, que dividiria a segunda fila com o surpreendente Carlos Sainz Jr., que corre pela primeira vez em Austin.

Daniil Kvyat partiria do quinto lugar e teria ao seu lado na terceira fila não Kimi Räikkönen, sétimo colocado na sessão da manhã, mas seu companheiro de Red Bull, Daniel Ricciardo. Nico Rosberg puaria para o sétimo posto do grid, enquanto Felipe Massa fecharia a quarta fila. Sergio Pérez e Romain Grosjean completariam o top-10. Com as punições, Vettel sairia apenas em 12º lugar, enquanto Felipe Nasr, 19º e penúltimo colocado no terceiro treino, ganharia a posição de Will Stevens e largaria em 18º lugar.

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

3 horas de espera pra nada: classificação da F1 é adiada para domingo em…

Posted by Grande Prêmio on Sábado, 24 de outubro de 2015

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.