Por baixa performance, Red Bull avalia carro de Vettel e deve entregar novo chassi já para GP da Espanha

Engenheiros da Red Bull estão avaliando carro de Sebastian Vettel para entender por qual motivo o alemão consome mais pneus do que Daniel Ricciardo, que vem consistentemente superando seu companheiro de equipe. "Quando um novo chassi estiver pronto, Vettel irá usá-lo", afirmou Helmut Marko, consultor da escuderia

Depois de um desempenho pífio e do pouco aproveitamento da Red Bull ao longo dos testes de pré-temporada, a performance do RB10 nas quatro primeiras provas da F1 em 2014 trouxe um alívio para a equipe. Se não é mais o carro dominante como foi nos últimos quatro campeonatos, também está muito longe de ser o desastre anunciado no início do ano e briga para ser a segunda força do grid com Force India e Ferrari.
 
O que surpreende, contudo, é a performance de Daniel Ricciardo. Recém chegado à equipe dos energéticos, o australiano vem sendo consistentemente mais rápido que o tetracampeão mundial Sebastian Vettel tanto nos treinos quanto nas corridas. Não fosse a punição que lhe tirou o terceiro lugar final no GP da Austrália, Ricciardo estaria inclusive à frente do alemão na classificação atual do campeonato.
 
A Red Bull, então, concluiu que Vettel tem sofrido mais que seu companheiro de equipe com o funcionamento do RB10, consumindo mais pneus e tendo um rendimento abaixo do esperado. Desta forma, a direção da equipe decidiu fornecer um novo chassi ao germânico. De acordo com o jornal ‘Sport Bild’, a troca deve ocorrer já no GP da Espanha, próxima etapa da temporada, no início de maio.
"Quero meu carro bom de novo", deve ter dito Vettel a seu engenheiro (Foto: Beto Issa)

“Não entendemos por qual motivo o desgaste dos pneus de Vettel era muito maior que o de Ricciardo. Estamos investigando se seu chassi tem alguma falha”, disse Helmut Marko, consultor do time. “Quando um novo chassi estiver pronto, Vettel irá usá-lo.”

 
“Este ano está tão complexo que nem mesmo os engenheiros entenderam tudo. Isso faz com que seja ainda mais difícil para Seb ajustar o carro ao seu estilo. Mas ele é perfeccionista, e vai mexer no carro até acertá-lo”, acrescentou o austríaco.
 
O GP da Espanha, em Barcelona, ocorre no próximo dia 5 de maio.
 
GRANDE PRÊMIO EUROBIKE: mostre que você sabe tudo de F1
neste bolão e faça agora suas apostas para o GP da China


Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.