Pirelli revela escolha de pneus por piloto para GP da China e indica táticas diferentes entre Hamilton, Rosberg e dupla da Ferrari

Grande vedete deste começo de temporada 2016, a maior liberdade em termos de escolha dos pneus realmente proporcionou grandes embates e uma gama interessante de estratégias nos GPs da Austrália e do Bahrein. Na China, por exemplo, Nico Rosberg e Lewis Hamilton optaram por uma combinação distinta entre si. Felipe Massa, por sua vez, só vai com um jogo de pneus médios

A Pirelli divulgou, na manhã desta terça-feira (5), as escolhas dos 13 jogos de pneus por cada piloto para o fim de semana do GP da China, terceira etapa da temporada 2016, que vai ser disputado no próximo dia 17 de abril. Assim como aconteceu na Austrália e no Bahrein, a Pirelli disponibilizou aos pilotos e equipes na etapa a ser disputada no circuito de Xangai os jogos de pneus médios, macios e supermacios.
 
A maior possibilidade de escolha de pneus entre os pilotos vem oferecendo uma gama de estratégia muito maior na F1, e isso proporciona grandes batalhas, privilegiando os times que optam por táticas mais inteligentes e ousadas. A Haas, por exemplo, fez três paradas com Romain Grojsean no GP do Bahrein, fazendo três stints com supermacios e um último com os macios para ir até o fim da corrida, fechando em quinto lugar. 
 
Por sua vez, a Williams fracassou na estratégia com Felipe Massa. O brasileiro chegou a andar em segundo no início da prova em Sakhir, mas o time britânico optou por fazer duas paradas, levando o piloto à pista para dois stints com os pneus médios, mas a tática não funcionou, fazendo Massa chegar só em oitavo.
A Pirelli divulgou as escolhas de pneus de cada piloto para o GP da China (Arte: Pirelli)
Para o fim de semana do GP da China, a escolha dos 13 jogos de pneus é muito distinta de um piloto para outro. Na comparação entre os dois líderes do campeonato, Nico Rosberg optou por levar três jogos de pneus médios, cinco de macios e outros cinco de supermacios. Lewis Hamilton vai levar quatro sets de pneus médios, outros quatro de macios e cinco de supermacios.
 
Já a dupla da Ferrari vai com a mesma escolha, o que pode indicar mais ou menos a mesma estratégia de pneus em Xangai: tanto Sebastian Vettel como Kimi Räikkönen vão usar na China três sets de pneus médios, quatro de macios e seis de supermacios — um a mais em relação à escolha da Mercedes.
 
Os pneus médios, que foram os vilões da tática de Massa no Bahrein, serão pouco usados pelo brasileiro na China. Felipe escolheu apenas um jogo dos pneus brancos, tendo à sua disposição cinco jogos de macios e sete de supermacios, mesma combinação escolhida por Grosjean, um dos destaques deste início de temporada. Seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas, vai com dois jogos de médios, quatro de macios e também sete de supermacios.
 
Já a Sauber adotou a combinação mais conservadora, com o maior número de pneus médios e o menor de pneus supermacios. Felipe Nasr e Marcus Ericsson vão usar em Xangai cinco jogos de médios, quatro de macios e outros quatro de supermacios.
 
VEJA O PADDOCK GP #22, COM PRÉVIAS DA F1, MOTOGP, INDY E F-E

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.