Pilotos aprovam mudança nos pneus, mas ameaçam boicotar GP da Alemanha caso falhas se repitam

Embora tenham mostrado confiança de que os pneus trazidos pela Pirelli para o GP da Alemanha na apresentarão os mesmos problemas notados em Silverstone, os pilotos da F1 se reuniram e decidiram que, caso algo de errado aconteça na prova deste domingo, eles vão se retirar da pista

A primeira impressão dos pilotos do Mundial de F1 com relação às mudanças nos pneus anunciadas pela Pirelli foi positiva, porém, eles não descartam boicotar o GP da Alemanha caso os problemas apresentados no GP da Inglaterra do último domingo se repitam.

Na corrida disputada em Silverstone quatro dias atrás, vários pilotos sofreram com delaminações nos pneus. Lewis Hamilton, Felipe Massa, Jean-Éric Vergne e Sergio Pérez precisaram parar nos boxes depois que seus pneus traseiros esquerdos estouraram. Com Esteban Gutiérrez, a falha foi do dianteiro esquerdo. Além disso, equipes constataram defeitos em compostos de outros pilotos quando os mesmos efetuaram seus pit-stops.

Depois de conduzir análises em sua sede em Milão por dois dias, a Pirelli anunciou, no início da noite de terça-feira, que prepararia um composto diferente para o GP da Alemanha. A construção desses pneus é feita com kevlar, mesmo material usado até 2012, e a fabricante garante que, com isso, as falhas de Silverstone não se repetirão.

Após reunião realizada na noite desta quinta no circuito de Nürburgring, contudo, a GPDA (Associação dos Pilotos da F1) decidiu que, se os pneus apresentarem problemas durante a prova alemã, eles vão se retirar da disputa.

Sergio Pérez foi um dos quatro pilotos que ficou sem o pneu traseiro esquerdo durante o GP da Inglaterra (Foto: Getty Images)

“Os pilotos da GPDA gostariam de expressar sua profunda preocupação acerca do que aconteceu em Silverstone. Confiamos que as mudanças que foram feitas aos pneus vão ter os resultados desejados e que problemas similares não vão acontecer durante o fim de semana do GP da Alemanha”, disseram os competidores, em nota.

“Estamos prontos para pilotar os carros no limite, como sempre fazemos e como esperam os nossos times, patrocinadores e fãs. Contudo, os pilotos decidiram que, se problemas similares ocorrerem durante o GP da Alemanha, devemos imediatamente nos retirar do evento, pois é um risco evitável para as vidas dos pilotos, dos fiscais e dos torcedores”.

Durante a tarde em Nürburgring, Jenson Button chegou a ser perguntado sobre a possibilidade de um boicote acontecer, mas negou veementemente. “Essa pergunta é irrelevante. Os pneus que teremos aqui são diferentes, então nós vamos correr”, disparou o inglês. Fernando Alonso foi outro que refutou a ideia, “em nome de patrocinadores e outros compromissos.”

A princípio, os pneus preparados pela Pirelli para o GP da Alemanha serão usados apenas nessa corrida. Depois disso, uma fórmula que mescla a construção do pneu de 2012 com a borracha do composto de 2013 será testada durante os testes de novatos em Silverstone, entre 17 e 19 de julho, e introduzida a partir do GP da Hungria, no fim deste mês – caso este planejamento não sofra alterações.

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Neste ano, esse pneu foi avaliado uma vez pelos pilotos, durante os treinos livres para o GP do Canadá. Porém, como choveu naquela sexta-feira, o composto foi pouco utilizado. Essa solução foi levada a Montreal para ser analisada pelos times como uma alternativa que visava reduzir as delaminações, mas não foi introduzida antes do GP da Inglaterra porque três times – Ferrari, Lotus e Force India – vetaram.

“Não tivemos problemas com esse tipo de construção. Até onde sei, [o pneu do GP da Alemanha] é mais parecido com o que tínhamos até o ano passado, usando kevlar em vez de metal. Não tivemos problemas no ano passado”, acrescentou Button.

O australiano Mark Webber, piloto mais velho do atual grid da F1, seguiu a mesma linha de raciocínio. “A primeira coisa é que não vamos nos preocupar com nenhum problema dos pneus. É bom para nós”, comentou. Ele ainda minimizou eventuais ganhos ou perdas de performance que cada time pode ter com a mudança. “Talvez seja melhor para nós ou para a Lotus, mas, em primeiro lugar, vem a segurança”, afirmou.

Sergio Pérez também defendeu essa ideia. “Eu acho que é muito importante mudar algo pela segurança, não pela performance. É muito importante que nós, como pilotos, nos sintamos seguros”, opinou.

Os pilotos ainda destacaram a agilidade com a qual a Pirelli conseguiu aprontar pneus suficientes para um GP em apenas quatro dias. “É bom ver que, em menos de uma semana, pudemos receber um pneu diferente para essa corrida, que, esperançosamente, é melhor para todos nós”, falou o líder do Mundial de Pilotos Sebastian Vettel. “Estou feliz que conseguiram resolver isso rápido, três ou quatro dias para trazer pneus completamente diferentes”, disse Button.

GRANDE PRÊMIO acompanha ‘in loco’ o GP da Alemanha, direto do circuito de Nürburgring neste final de semana, com o repórter Renan do Couto. Acompanhe o noticiário completo aqui.

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