Pensando na segurança, Massa destoa de outros pilotos e não descarta boicote ao GP da Alemanha

Na visão do brasileiro Felipe Massa, um possível boicote ao GP da Alemanha da semana que vem, em Nürburgring, não pode ser descartado: a segurança precisa vir em primeiro lugar

Opinião GP: Pirelli põe segurança em risco, mas times têm culpa
AMK Viagens traz pacote para GP de Abu Dhabi com direito ao Ferrari World

Depois dos graves problemas apresentados pelos pneus da Pirelli no GP da Inglaterra, o curto intervalo de sete dias para o GP da Alemanha preocupa um pouco pilotos e equipes da F1. Embora exista um consenso de que o circuito de Nürburgring não será tão duro para os compostos como foi o de Silverstone, a falta de tempo hábil para que uma solução adequada seja apresentada faz alguns pensarem até mesmo em um possível boicote, ainda que a maioria evite falar isso com certeza no momento. Mas um que, neste domingo (30), não descartou a ideia foi o brasileiro Felipe Massa.

O piloto da Ferrari foi um dos vários pilotos que teve problemas com os pneus durante a prova. Na décima volta da corrida, quando estava na quarta posição, Massa rodou após o pneu traseiro esquerdo sofrer uma delaminação no meio da curva 5 do traçado britânico. Falando aos jornalistas pouco depois da corrida, Felipe foi questionado sobre a ideia de boicote e disse que isso “com certeza” será discutido.

“Tenho 100% de certeza de que todos os pilotos estão reclamando, mesmo os que não tiveram problemas hoje. Estou certo de que não estão felizes”, afirmou o ferrarista. “Não quero dizer isso agora, mas, para a nossa segurança, é algo [boicotar o GP da Alemanha] que podemos fazer”, completou o piloto.

Os pneus foram os protagonistas em Silverstone (Foto: Getty Images)
A cobertura 'in loco' do GP da Inglaterra no GRANDE PRÊMIO
A família Rosberg: a comparação entre as carreiras de Nico e Keke
As imagens deste domingo da F1 em SIlverstone

Após todos os contratempos, Massa também disse que, no GP da Inglaterra, colocou a segurança “nas mãos de Deus”.

Para Martin Whitmarsh, chefe da equipe McLaren, o maior dos problemas não será o GP da Alemanha. “Nürburgring deve ser um circuito um pouco menos duro que Silverstone, mas, mais tarde, você tem Spa, e certamente não quer ir para Spa com esses pneus, ao meu ver”, avaliou o inglês.

Já Christian Horner, da Red Bull, não acha que a corrida do próximo domingo deve ser cancelada. “Primeiro, precisamos entender o que aconteceu e reagir a isso”, opinou.

Vencedor do GP da Inglaterra, Nico Rosberg estará em casa na Alemanha e não pensa em deixar de disputar a corrida. “Não deveríamos entrar nessa situação. Precisamos fazer o que precisa ser feito para resolver isso e fazer os pneus durarem”, disse.

Fernando Alonso, por sua vez, falou que, como a situação foi OK na maior parte dos circuitos, não acredita que verá os problemas se repetindo em Nürburgring. Contudo, “o que vimos hoje [domingo] não é bom. Nós pilotamos o carro sem entender nada do problema real ou a solução real. Então é um problema para eles, com certeza”, falou.

A FIA, logo após o GP da Inglaterra, convocou a Pirelli para uma reunião de emergência na qual discutirá possíveis soluções com a fabricante italiana. O encontro acontecerá na próxima quarta-feira (3). Enquanto isso, a marca ainda não informou qual foi a causa exata das delaminações sofridas pelos pneus em Silverstone.

Esse cenário que envolve um possível boicote do GP da Alemanha faz lembrar o último boicote em uma corrida de F1, que aconteceu no GP dos Estados Unidos de 2005. Na ocasião, todas as equipes que usavam compostos Michelin se retiraram da corrida porque o composto francês não oferecia segurança suficiente para os pilotos no circuito de Indianápolis. Assim, apenas seis carros, das equipes Ferrari, Jordan e Minardi, disputaram a prova, que terminou com vitória de Michael Schumacher.

Apesar de Massa e de outros pilotos terem cogitado boicotar o GP da Alemanha, o chefe da F1, Bernie Ecclestone, se disse tranquilo com a realização da próxima corrida. “Eu não acho que isso vá acontecer. Não é algo que devemos nos preocupar”, encerrou.

GRANDE PRÊMIO acompanha ‘in loco’ o GP da Alemanha, direto do circuito de Nürburgring neste final de semana, com o repórter Renan do Couto. Acompanhe o noticiário completo aqui.


Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.