Pego de surpresa, Giovinazzi achou que aviso de que correria na Austrália era pegadinha de Ferrari e agente

Antonio Giovinazzi não tinha a menor chance de correr na F1 em 2017 quando o ano começou. Mas uma sucessão de azares de Pascal Wehrlein abriu espaço para o jovem italiano viver o sonho. Nem ele acreditou que era sério

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Em dezembro de 2016, perto do Natal, o grid da F1 para a temporada vindoura estava praticamente fechado. Antonio Giovinazzi, ainda recuperando a mente de um vice-campeonato dolorido na GP2, onde liderava até a etapa final, nem pensava em guiar no Mundial. A narrativa de sonhos do jovem piloto italiano, porém, desembocou neste sábado (25) em Melbourne. Dentro de algumas horas, descobriu que correria e logo participou de um treino de classificação. Aos 23 anos de idade, Giovinazzi viveu o sonho da forma mais 'sonhadora' possível.

 

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
Sem chances de ser titular, Giovinazzi se aproveitou da saída de Jean-Éric Vergne da equipe de Maranello e se tornou reserva. O acordo com o time compatriota foi confirmado no almoço de Natal dado por Sergio Marchionne e cia. Um italiano ganhando pela Ferrari, não é segredo para ninguém, é o pote de ouro do fim do arco-íris em Maranello, mas o caminho de Giovinazzi ainda é muito grande antes de pensar nisso.

 
Só que a Ferrari cedeu seu jovem pupilo para a Sauber. Seriam alguns poucos testes enquanto Pascal Wehrlein se recuperava da lesão nas costas que sofreu na Corrida dos Campeões. Giovinazzi apareceu no começo da pré-temporada e foi a Melbourne por segurança. Wehrlein, liberado, foi à pista na sexta-feira. E descobriu que ainda não tinha condições de aguentar uma corrida inteira. Giovinazzi, então, recebeu o chamado. De quebra, vai se tornar o primeiro italiano a correr na F1 desde o final de 2011, quando Jarno Trulli esteve de Lotus Verde, que depois virou Caterham, no GP do Brasil – e quebrar o maior jejum de pilotos italianos no grid em todos os tempos.
 
"Eu recebi uma mensagem hoje de manhã da Ferrari e meu agente. Recebi ontem à noite, na verdade, mas já era muito tarde para mim – eu já estava dormindo. Então fiquei sabendo hoje de manhã quando acordei", contou em entrevista ao site da F1.
Antonio Giovinazzi (Foto: Sauber F1 Team)
Mas um aviso tão inesperado não é levado a sério de forma tão orgânica. Tanto que Giovinazzi, assim que leu o recado, achou que estava sendo vítima de uma pegadinha do agente e da Ferrari. Como assim, titular na abertura da temporada? Exatamente assim, sendo titular na abertura da temporada.
 
"A primeira coisa que pensei foi: alguém está fazendo uma pegadinha comigo", brincou. "E então caiu a ficha em mim de que era verdade. Voltei à pista imediatamente para falar com os engenheiros do meu time. Estar aqui é algo que eu mal posso acreditar. É um sonho de criança se tornando realidade de repente", explicou.
 
Sem jamais ter andado na pista do Albert Park, o italiano ficou um tanto nervoso. Mas passou rápido. Se classificou na 16ª posição, brigando até o final por um lugar no Q2. Seu melhor tempo foi míseros 0s047 pior que o do companheiro Marcus Ericsson, um veterano no quarto ano de F1.
 
"Claro que eu estava nervoso porque não conhecia a pista, então foi como um atalho que eu peguei de ir para o TL3 direto para a classificação. Acho que fui bem, fiquei só alguns décimos atrás do meu companheiro, então fico feliz de como tudo aconteceu", avaliou o sortudo.
 
"Amanhã vai ser um dia complicado. Todo mundo diz que a pista é peculiar e pode acontecer qualquer coisa, então minha meta é largar bem, não errar e terminar a corrida. Claro que marcar pontos seria estender o sonho – mas, como eu estou meio que vivendo o sonho agora, por que não?" 
 
Por que não? É exatamente a pergunta que permite os sonhos.
 

PADDOCK GP #70 FAZ PRÉVIA DE ABERTURA DAS TEMPORADAS DE F1 E MOTOGP E LEMBRA PACE

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.