Pai revela que Sainz Jr. decidiu trocar Toro Rosso pela Renault na temporada 2017. Mas Red Bull barrou negociação

Carlos Sainz, lenda do rali e bicampeão mundial, hoje ocupa o noticiário por ser um dos pilotos da Peugeot no Rali Dakar, mas também por ser pai de um jovem e promissor talento da F1. O espanhol falou sobre a carreira de Carlos Sainz Jr. e revelou que o piloto decidiu deixar a Toro Rosso e se mudar para a Renault no ano que vem. Mas a Red Bull, com quem tem contrato, barrou a transferência

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A Renault é uma das equipes que ainda não definiu a sua dupla de pilotos para a temporada 2017. E, por ser um time de fábrica, tal situação naturalmente suscita muitos rumores no paddock da F1. Só no último fim de semana, Valtteri Bottas foi apontado como um futuro nome da escuderia baseada em Enstone. A revista alemã ‘Auto Bild’ foi além e cravou a ida de Nico Hülkenberg para a Renault, embora o alemão tenha contrato com a Force India até o fim do ano que vem. Outro nome que chegou a aparecer com força foi o de Carlos Sainz Jr., da Toro Rosso. Mas, no caso do espanhol, houve a decisão do próprio jovem. Contudo, a mudança foi barrada pela Red Bull.
 
Quem revelou a negociação frustrada foi o próprio pai do espanhol. Carlos Sainz, conhecido como ‘El Matador’, é uma lenda do rali e dono de dois títulos mundiais, além da vitória no Rali Dakar, em 2010, quando era piloto da Volkswagen. Hoje, Sainz é um dos pilotos do ‘Dream Team’ da Peugeot no Dakar, mas também circula pelos paddocks ao redor do mundo acompanhando a carreira do filho quando está livre.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Carlos Sainz pai disse que o filho quis seguir para a Renault em 2017. Mas a Red Bull barrou a negociação (Foto: Getty Images)
E foi Sainz quem revelou o desejo do filho em correr pela Renault no ano que vem. Mas não será desta vez que o jovem espanhol vai ter a chance de mudar de equipe depois de correr seus dois primeiros anos na F1 pela Toro Rosso.
 
“Ele ficou muito perto porque houve uma oferta muito interessante e ele estava decidido. O que acontece é que a Red Bull não o deixou ir, eles queriam que ele ficasse mais um ano e assim é que vai ser”, afirmou o veterano em entrevista à emissora espanhola de rádio ‘Onda Cero’.
 
Para Sainz pai, uma transferência de Carlos Jr. para a Renault seria bastante benéfica para a sua carreira. “Acho que entrar em uma equipe oficial como é a Renault é um passo importante, mas não foi possível. Esperemos que no futuro ele possa dar o passo ao ir para uma equipe mais competitiva e que possa lutar um pouco mais à frente”, comentou ‘El Matador’, insatisfeito por ver o filho em uma equipe intermediária como a Toro Rosso.
Sainz Jr. deve continuar mais um ano como piloto da Toro Rosso após a Red Bull vetar sua ida para a Renault (Foto: Beto Issa)
Questionado se Christian Horner ou Helmut Marko barraram a ida de Sainz para a Renault, o bicampeão mundial de rali afirmou que foram “os dois por igual”, acrescentando que 2017 “pode ser um bom ano para a Red Bull, e eles querem ter alguém caso aconteça algo, e preferem que Carlos continue. E isso é bom por um lado e não tanto por outro”, salientou.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Ciente de que não é nada fácil ser pai de piloto, Sainz vai além e pensa inclusive em 2018, considerando a incerteza sobre o futuro da carreira do filho. “Nunca se sabe o que pode acontecer no futuro. Mas entrar numa equipe de fábrica é um passo importante na carreira de um piloto e, por isso, Caros estava muito contente e confiante em poder fazê-lo. A Red Bull tem três pilotos jovens confirmados para os três próximos anos e o horizonte ali se mostra um pouco complicado. A não ser que um deles se encha ou se vá, é difícil ir para a Red Bull”, considerou.

 
“2017 deve ser o último de Carlos na Toro Rosso. Independente de tudo, o normal é que ele dê um salto para outra equipe porque ninguém ficou lá [na Toro Rosso] por quatro anos”, finalizou.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.