No Instagram, Massa confirma saída da Ferrari e fala em buscar carro competitivo para ser campeão

Felipe Massa postou, em sua conta no Instagram, uma mensagem na qual anuncia sua saída da Ferrari ao término da temporada 2013 do Mundial de F1

O brasileiro Felipe Massa não será piloto da Ferrari na temporada 2014 do Mundial de F1. O piloto confirmou as notícias publicadas nos últimos dias por meio de sua conta no Instagram, onde anunciou que seu contrato com o time italiano não será renovado além deste ano.

“Não vou mais correr pela Ferrari a partir de 2014! Gostaria de agradecer pela amizade, vitórias e um lindo momento com a Ferrari. A ajuda de minha esposa, da minha família e de todos os meus fans (sic). Toda a ajuda dos meus patrocinadores!!!”, postou Massa, junto de uma foto da festa pela vitória no GP do Brasil de 2006, em Interlagos.

“Vou com tudo para as ultimate (sic) 7 corridas como piloto da Ferrari! A partir de agora, quero achar uma equipe que me dê um carro competitivo para conseguir mais vitórias e vencer um campeonato q e o meu sonho !! (sic)”, completou.

Foi com a Ferrari que Massa viveu os melhores momentos de sua carreira. O paulista estreou na escuderia de Maranello em 2006 e, desde então, disputou 132 corridas, marcando 15 pole-positions e vencendo 11 vezes. Ele é o segundo piloto que mais defendeu a Ferrari na F1, atrás somente de Michael Schumacher.

Confira números da passagem de Massa pela Ferrari
As imagens das oito temporadas de Felipe Massa em Maranello
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana
Massa lembrou da vitória de 2006 no Brasil para anunciar sua saída da Ferrari (Foto: Reprodução)

O auge aconteceu em 2008, quando disputou o título até os últimos metros com o inglês Lewis Hamilton, da McLaren. Massa cruzou a linha de chegada em primeiro em São Paulo, mas, segundos depois, Hamilton conseguiu superar o alemão Timo Glock na curva da Junção para sagrar-se campeão.

Também foi com a Ferrari que Massa viveu o pior momento não apenas de sua carreira, mas de sua vida. Em 2009, no treino classificatório para o GP da Hungria, o piloto foi atingido no capacete por uma mola que se desprendeu do carro de Rubens Barrichello. O acidente o deixou de fora do restante daquele campeonato, e ele só voltou às pistas no início de 2010.

Nos últimos três anos, Massa dividiu a Ferrari com Fernando Alonso e foi amplamente superado pelo espanhol. O ponto mais delicado deste período foi o GP da Alemanha de 2010, quando liderava a prova em Hockenheim, mas ouviu pelo rádio a ordem de equipe que se tornou uma das mais famosas da F1: “Felipe, Fernando is faster than you. Do you understand this message?”. Voltas depois, ele permitiu a ultrapassagem do companheiro, que venceu.

Felipe Massa deixa a Ferrari após oito temporadas (Foto: Getty Images)

A ameaça da demissão havia sido enorme em 2012. O começo de ano do piloto foi muito fraco. Ele mesmo chegou a admitir que procurou tratamento psicológico para superar a má fase e que chegou a pensar se servia para ser piloto. Uma reação importantíssima na segunda metade do campeonato, porém, garantiu-lhe mais um ano de contrato com a equipe mais vitoriosa da F1.

Embalado pelo final de ano forte, Massa fez um bom início de 2013, andou à frente de Alonso nas primeiras provas do ano e subiu ao pódio no GP da Espanha. Contudo, entrou em uma espiral negativa a partir do GP de Mônaco e coletou uma sequência de resultados insuficientes para que pudesse provar à Ferrari que merecia continuar acelerando os bólidos vermelhos.

No GP da Itália do último domingo, o brasileiro terminou na quarta colocação. Ele é o sétimo colocado na temporada 2013 com 79 pontos somados em 12 corridas.

O substituto

A expectativa é que a Ferrari anuncie o retorno de Kimi Räikkönen ao time. Coincidentemente, foi em 10 de setembro de 2006, há exatos sete anos, que a contratação do finlandês foi oficializada pelo time italiano.

Räikkönen disputou três campeonatos com a Ferrari, entre 2007 e 2009, sendo que foi campeão no primeiro ano. Em 2008, ele foi superado por Massa e, em 2009, despediu-se do time.

Räikkönen comemorou seu único título Mundial no pódio do GP do Brasil de 2007 (Foto: Ferrari)

A saída de Kimi, que estava insatisfeito com a Ferrari, a F1 e a vida, representou também um voto de confiança da escuderia ao brasileiro. O contrato de Massa encerrar-se-ia ao término daquele campeonato, mas, mesmo com o piloto afastado das pistas por causa do acidente sofrido na Hungria, seu vínculo foi renovado, enquanto o finlandês, que tinha contrato para 2010, abriu lugar para a chegada de Alonso.

Räikkönen só retornou à F1 em 2012, pela porta da Lotus, e terminou o Mundial de Pilotos na terceira posição. Em 2013, ele ocupa a quarta posição no Mundial com 134 pontos.

O Brasil sem pilotos na F1

Com Massa fora da Ferrari e sem lugar certo na F1 2014, o Brasil também não sabe se terá representantes na categoria no próximo ano. Isso não acontece desde 1969, antes da estreia de Emerson Fittipaldi, com a Lotus, no Mundial.

Massa já disse, em mais de uma oportunidade, que não quer seguir na F1 se não tiver um carro competitivo em mãos.

O outro brasileiro que pode alinhar no grid da F1 em 2014 também se chama Felipe, mas tem sobrenome Nasr. O que pinta como cenário ideal para o brasiliense, quarto colocado no campeonato da GP2, é uma vaga na Lotus, aberta com a saída de Räikkönen.

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