Newey afirma não conseguir aceitar morte de Ayrton Senna: “Ainda me assombra até hoje”

O agora projetista da Red Bull diz que não sabe o que aconteceu no GP de San Marino de 1994. Embora a causa da morte do piloto tenha apontado pela quebra da coluna de direção, o inglês questiona se não foi um erro de Senna

Responsável pela criação de alguns dos melhores carros das F1 nos últimos anos, Adrian Newey revelou que até hoje não consegue aceitar a morte de Ayrton Senna. Ocupando o cargo de projetista-chefe da Williams em 1994, o britânico disse que não conseguiu entender o que aconteceu naquele fatídico GP de San Marino, se houve de fato algum problema mecânico no carro ou se foi erro do piloto.

“O que aconteceu naquele dia, o que causou o acidente, ainda me assombra até hoje”, disse o projetista à emissora inglesa BBC. “A causa foi a quebra da coluna de direção ou foi um acidente?”, acrescentou.

Adrian Newey disse ainda não saber o que acontece com Ayrton Senna (Foto: Red Bull/Getty Images)

O brasileiro morreu no dia 1º de maio de 1994, quando bateu forte na curva Tamburello, no circuito de Ímola. Na batida, uma barra da suspensão direita acabou perfurando o capacete do piloto, na altura da viseira, atingindo sua cabeça e causando ferimentos fatais. Todos os estudos sobre as causas do acidente apontam para uma quebra da coluna de direção, que teria feito o carro apontar repentinamente para a direita, atingindo o muro da Tamburello. Senna ainda freou e reduziu marchas antes do impacto, de acordo com as perícias realizadas pela polícia italiana.

Apesar desses estudos, Newey ainda se questiona se a quebra do equipamento só aconteceu após o impacto do carro com o murro, em um acidente causado por um erro no início da tangência da curva.

Para defender o ponto de vista, o agora projetista da Red Bull afirmou que toda a investigação feita a partir dos dados coletados na pista aponta que o carro saiu de traseira no início da curva e partiu em linha reta em direção ao muro após ser corrigido por Ayrton.

"Não há duvidas de que a coluna quebrou. Da mesma forma, todos os dados, todas as câmeras do circuito, a câmera on-board de Michael Schumacher, nada parece ser consistente com uma quebra na coluna de direção. O carro saiu de traseira inicialmente, e Ayrton corrigiu isso, mas só foi reto", afirmou.

"Mas a primeira coisa que aconteceu foi sair de traseira, a mesma coisa você vai ver algumas vezes nos ovais nos Estados Unidos. O carro perde a traseira, o piloto corrige e vai direto ao muro, o que não parece uma quebra da coluna de direção", acrescentou Newey, comparando a batida de Senna com um acidente em circuito oval.

O projetista também disse que o maior arrependimento de sua carreira está relacionado a Senna. Newey contou que ficou chateado por não ter conseguido projetar um carro bom para o começo de 1994, já que Ayrton tinha trocado a McLaren pela Williams por acreditar que só teria condições de vencer o quarto título mundial pela equipe de Grove. A Williams dominara as temporadas de 1992 e 1993, mas a proibição de recursos eletrônicos para 1994, como controle de tração e suspensão ativa, acabou prejudicando bastante o time.

"Havia uma aura sobre ele, algo difícil de descrever. Ele com certeza tinha presença. Acho que uma coisa que sempre vai me assombrar é que ele veio para a Williams porque tínhamos feitos carros bons nos últimos três anos e ele queria estar no time que pensava ter construído o melhor carro. E, infelizmente, o carro de 1994 não era bom", disse.

"Ayrton tinha talento puro e determinação. Ele tentava levar aquele carro adiante e fazer coisas que não era capaz. É uma pena, e tão injusto, que ele estivesse nessa posição. E, claro, no momento em que corrigimos o carro, ele não estava mais conosco", completou o projetista.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.