Na traiçoeira pista de Silverstone, Rosberg espanta com volta final e tira pole de Hamilton. Massa larga em 16º
Quanto a Felipe Massa, a Williams mais uma vez demonstrou que precisa rever seus conceitos conservadores: esperou o último momento para ir à pista e deixou o brasileiro e o companheiro Valtteri Bottas empacados no Q1 — bem como a Ferrari
Espantoso. Não que ver Nico Rosberg ser o pole o seja, mas da forma que foi. A pista de Silverstone estava daquele jeito que o povo conhece neste sábado (5): traiçoeira e convidativa ao erro com o vaivém da chuva. No fim da classificação, as gotas voltaram e pareciam determinar que Lewis Hamilton sairia para a galera comemorando. Foi quando, em segundos, tudo se definiu a favor do alemão — e demonstrou a desgraça em escala progressiva ao inglês.
Rosberg, nestas condições, encaixou uma volta 3s5 mais rápida que Hamilton, tirando a pole que caiu no colo de Sebastian Vettel por instantes, enquanto quem assistia ficava boquiaberto com o feito. A pista estava tão boa para melhorar o tempo que Lewis só pode sair desolado, mesmo, vendo seu nome despencar para sexto. Também o superaram Jenson Button, Nico Hülkenberg e Kevin Magnussen, um castigo para quem se acovardou ou errou na hora definitiva — e não só Hamilton: a Toro Rosso, que vinha com pinta de surpresa, abdicou da tentativa final; a Red Bull, inexplicavelmente, não mandou Daniel Ricciardo.
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O negócio foi tão louco em um determinado momento, que se pode chamar de Q1, que a dúvida entre usar pneus intermediários e secos colocou Jules Bianchi e Daniil Kvyat na ponta por alguns instantes e determinou o fracasso de Ferrari e Williams. Outrora equipes que disputavam o título, as duas tradicionais equipes viram seus quatro carros eliminados sem dó. Os carros brancos com tiras de vermute acabaram em 17º e 18º, com Valtteri Bottas à frente de Felipe Massa; depois vieram Fernando Alonso — que rodou em sua tentativa final — e Kimi Räikkönen.
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Diferente do que acontece pela manhã, à tarde a chuva deu uma trégua nos primeiros minutos da sessão decisiva em Silverstone. Mesmo assim, o traçado ainda estava bastante úmido quando Max Chilton deixou os boxes assim que a luz verde indicou o início do Q1. O inglês da Marussia foi seguido pelos carros da Caterham, da McLaren e da Sauber. Aí vieram os demais. Todos já calçados com os pneus intermediários.
Vale a informação de que a previsão apontava 60% de chance de chuva quando o treino decisivo começou.
Depois dos primeiros tempos cronometrados, muito altos ainda, apesar das condições da pista, Lewis Hamilton logo apareceu na ponta, com 1min43s676. Daniel Ricciardo, comprovando o bom desempenho da Red Bull com piso molhado, se colocou em segundo, à frente de Nico Rosberg. Os dois virando ainda na casa de 1min44s, mais de 1s atrás de Hamilton.
Sebastian Vettel também veio bem nesse grupo com o quarto tempo, à frente de Fernando Alonso. Os dois andando em 1min45s. Com quase dez minutos para o fim, a Williams e Kimi Räikkönen ainda não tinham dado o ar da graça na pista.
Mas isso durou pouco. Logo, Felipe Massa e Valtteri Bottas iniciaram suas voltas rápidas. O brasileiro rapidamente saltou para quinto, mas foi superado pelo colega finlandês. Räikkönen seguiu os dois, mas foi capaz apenas de se colocar em 14º.
Com pouco mais de cinco minutos para o fim, Kamui Kobayashi decidiu que era hora de tentar sair com os pneus médios. E assim foi. Chilton, Esteban Gutiérrez, Adrian Sutil e Jenson Button seguiram o exemplo do japonês.
Kobayashi, entretanto, acabou voltando logo em seguida para os pits, enquanto Hamilton e Rosberg voltavam também os slicks de risca branca.
Na pista, Button subiu para a ponta com o suspeito tempo de 1min39s791 — o inglês perdeu a marca logo em seguida porque passou fora dos limites da pista para registrar a volta. Bianchi se posicionou entre os ponteiros. Aí veio Chilton e pulou para frente também.
Em seguida a tabela mudou de novo. Daniil Kvyat saltou para a primeiro, mas aí Rosberg veio com 1min40s380. Hamilton não conseguiu ir além do terceiro posto, enquanto Bianchi, Nico Hülkenberg, Chilton, Sergio Pérez, Kevin Magnussen, Adrian Sutil e Jean-Éric Vergne completaram o top-10. É, a chuva muda tudo.
E o piso molhado do fim também ajudou a embaralhar ainda mais o grid inglês. Marcus Ericsson iniciou a série de rodadas ao escapar na Becketts. Aí Alonso perdeu o carro na Luffield e não teve tempo de melhorar sua marca. Logo em seguida, Sutil apareceu preso na brita na Brooklands.
No meio de tudo isso, muitas bandeiras amarelas impediram diversos pilotos de tentarem voltas rápidas, entre eles, Felipe Massa, deixou os pits muito tarde. Por fim, Bottas, Massa, Alonso, Räikkönen, Ericsson e Kobayashi acabaram limados no Q1.
So tricky
Quando o Q2 começou, a chuvinha que bagunçou a parte final da fase 1 da classificação havia parado em alguns pontos. Por isso, todo mundo tratou de ir logo à pista. Os pneus intermediários eram necessários.
Daniel Ricciardo foi quem começou a sessão na frente, daí foi superado por Vergne e, em seguida, por Maldonado. Rosberg chegou a pontuar, mas Vettel acabou tirando o alemão da ponta. Acontece que Seb havia saído da pista, e os comissários não perdoaram e excluíram a volta do tetracampeão. Sem nada que ver com isso, logo Hamilton apareceu em primeiro, com 1min44s639.
Pouco tempo depois, a pista começou a secar. Aí a opção pelos slicks pareceu uma questão de tempo. E a Mercedes, a Sauber, a Red Bull e a Toro Rosso logo voltaram com pneus médios. Vergne saltou, então, para a frente, mas logo Rosberg superou com 1min35s179. Ricciardo chegou a figurar em segundo, mas aí Hamilton cravou 1min35s000 e se colocou em primeiro.
Rosberg era o segundo, 0s179 atrás, portanto. Vettel ainda teve tempo de pular para terceiro, à frente de Button, Kvyat, Hülkenberg, Pérez, Magnussen, Vergne e Ricciardo. Os dez do Q3. Importante dizer que Lewis ainda viraria 1min34s870 nos instantes finais, para selar a liderança da fase intermediária da sessão.
Grosjean ficou em 11º, enquanto Bianchi botou a Marussia em um impressionante 12º posto do grid. Chilton veio bem também em 13º, mas vai perder cinco posições por causa da troca de câmbio. Gutiérrez, que bateu nos minutos finais, ficou mesmo em 14º, à frente de Maldonado e Sutil.
Still tricky
A parte decisiva da classificação teve início bem menos tumultuado e com a pista em melhores condições em alguns pontos. Por isso, todo mundo saiu com pneus médios. Kvyat e Vergne foram os primeiros a deixar os pits. A dupla foi seguida pelos carros da Mercedes e por Pérez.
E Lewis não queria perder muito tempo e logo apareceu na ponta, com 1min39s232. Rosberg se colocou em segundo. Pérez, Ricciardo e Kvyat fechavam o top-5. Vettel, então, saiu dos pits. Mas decidiu abortar a volta e voltou às garagens. Quase que ao mesmo tempo, uma fina chuva começou chegar a alguns pontos da pista.
Com pouco mais de um minuto para o fim, Button deixou os boxes. Vettel, Pérez, Hülkenberg, Rosberg e Hamilton vieram logo atrás. Todos calçados com pneus médios.
Hülkenberg foi o primeiro a bater o tempo de Hamilton. Aí veio Vettel e, em seguida, Rosberg, que passou na linha com a incrível marca de 1min35s766, para cravar a quarta pole-position da temporada 2014. A conquista de Nico foi ainda mais importante levando em considerando que Hamilton parte apenas em sexto, depois de optar por simplesmente abortar a volta final. Não acreditou, o inglês.
Sem nada a perder, Vettel ainda conseguiu se garantir em segundo e fecha a primeira fila alemã do GP da Inglaterra. Button, então, será o melhor inglês do grid em Silverstone, com o terceiro lugar. Hülkenberg ficou em quarto. Magnussen será o quinto. Pérez vai alinhar a Force India #11 em sétimo, à frente de Ricciardo, Kvyat e Vergne.
A nona etapa da F1 tem largada marcada para as 9h (de Brasília) neste domingo.
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F1, GP da Inglaterra, Silverstone, grid de largada:
1 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:35.766 | 21 | ||
2 | 1 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | RED BULL RENAULT | 1:37.386 | +1.620 | 19 | |
3 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN MERCEDES | 1:38.200 | +2.434 | 24 | |
4 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:38.329 | +2.563 | 19 | |
5 | 20 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | McLAREN MERCEDES | 1:38.417 | +2.651 | 23 | |
6 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:39.232 | +3.466 | 19 | |
7 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | 1:40.457 | +4.691 | 20 | |
8 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | 1:40.606 | +4.840 | 18 | |
9 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | TORO ROSSO RENAULT | 1:40.707 | +4.941 | 21 | |
10 | 25 | JEAN-ÉRIC VERGNE | FRA | TORO ROSSO RENAULT | 1:40.855 | +5.089 | 21 | |
11 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | LOTUS RENAULT | 1:38.496 | +2.730 | 17 | |
12 | 17 | JULES BIANCHI | FRA | MARUSSIA FERRARI | 1:38.709 | +2.943 | 17 | |
13 | 99 | ADRIAN SUTIL | ALE | SAUBER FERRARI | 8 | |||
14 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | 1:45.318 | +9.552 | 5 | |
15 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:45.695 | +9.929 | 5 | |
16 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | FERRARI | 1:45.935 | +10.169 | 6 | |
17 | 4 | MAX CHILTON | ING | MARUSSIA FERRARI | P +5 | 1:39.800 | +4.034 | 14 |
18 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 1:46.684 | +10.918 | 7 | |
19 | 21 | ESTEBAN GUTIÉRREZ | MEX | SAUBER FERRARI | P +10 | 1:40.912 | +5.146 | 16 |
20 | 13 | PASTOR MALDONADO | VEN | LOTUS RENAULT | DSC | 1:44.018 | +8.252 | 15 |
21 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | CATERHAM RENAULT | 1:49.421 | +13.655 | 7 | |
22 | 10 | KAMUI KOBAYASHI | JAP | CATERHAM RENAULT | 1:49.625 | +13.859 | 6 | |
TEMPO 107% | Q1 | 1:47.406 | +11.640 | |||||
RECORDE | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES W04 | 1:29.607 | 29/06/2013 | |||
MELHOR VOLTA | FERNANDO ALONSO | ESP | FERRARI F10 | 1:30.874 | 11/07/2010 |