Na Garagem: Schumacher vence temporal para ganhar pela primeira vez de Ferrari

Uma das vitórias mais marcantes de Michael Schumacher na F1 foi conquistada há exatos 20 anos: a primeira do heptacampeão pela Ferrari

Ganhar um campeonato logo de cara era algo que estava fora de cogitação. Michael Schumacher chegou à Ferrari em 1996 com a promessa de que teria tempo — e prometendo ser paciente — para reerguer a escuderia italiana. O último título havia sido conquistado em 1979.

 
A vitória no GP da Espanha de 1996 serviu para fortalecer essa relação e dar confiança para o que estava por vir. Esse primeiro triunfo de Michael vestindo vermelho aconteceu há exatos 20 anos.
 
A etapa em Barcelona era a sétima da temporada, e Schumacher chegava como o terceiro colocado no Mundial. Damon Hill tinha 43 pontos, e Jacques Villeneuve vinha atrás com 22 — seis a mais que o ferrarista. Os melhores resultados haviam sido segundos lugares em Nürburgring e San Marino.
Michael Schumacher venceu debaixo de chuva torrencial na Catalunha (Foto: Ferrari)
E em um circuito onde é preciso ter um bom carro para vencer, o treino classificatório tratou de comprovar a superioridade da Williams. Hill fez a pole com 0s4 de vantagem para Villeneuve e 0s9 para Schumacher.
 
Terminada a sessão, desabou um temporal sobre Montmeló, e a chuva continuou por toda a noite e o domingo. Naturalmente, na hora da largada, havia muita água na pista. Cogitou-se fazer a largada com o safety-car liderando o pelotão, como era o desejo dos pilotos, mas o plano foi abortado de última hora.
 
Uma vez iniciada a disputa, Schumacher deu show. Hill largou mal e foi superado por Villeneuve e Jean Alesi. Até a 11ª volta, ele rodaria três vezes. Na última, bateu no muro dos boxes e abandonou.
 
Já Schumi tinha caído para sexto ao final da primeira volta, mas não perdeu a calma. Enquanto Damon caminhava de volta para a garagem, ele já lançava o ataque para cima da outra Williams em busca da liderança. A manobra foi executada na chegada para a curva 7.
 
Dali em diante, foi jogar o spray na cara dos outros e ir tocando a Ferrari de maneira esplêndida — embora com muitas dificuldades… O motor começou a falhar ainda na primeira metade da prova, fazendo com que ele perdesse 10 km/h nas retas. Mesmo assim, ao voltar de seu segundo pit-stop, tinha mais de um minuto de vantagem.
O pódio do histórico GP da Espanha de 1996 (Foto: RACC)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A melhor volta da corrida foi de Schumacher, é claro: 1min45s517, impressionantes 2s218 melhor do que a segunda mais rápida, de Rubens Barrichello.

 
“Eu estava guiando com oito ou nove cilindros no motor. Tinha muito menos potência”, disse Michael, chamado de “excepcional” por Luca di Montezemolo.
 
O ex-presidente da Ferrari, inclusive, fez questão de lembrá-lo em sua última passagem pelo Circuito da Catalunha, há dois anos. Citou a corrida como um momento marcante na parceria entre a equipe e o piloto e pediu para que todos rezassem pela recuperação do maior campeão da história.
 
As 65 foram completadas naquele dia 2 de junho, com a prova quase sendo encerrada no limite de tempo. Alesi foi o segundo colocado, 45s, e Villeneuve foi o último na volta do líder. Depois vieram Heinz-Harald Frentzen e Mika Häkkinen, e o brasileiro Pedro Paulo Diniz anotou seu primeiro ponto na F1 com um sexto lugar.
 
Barrichello flertou com um pódio, mas abandonou quando estava na quarta colocação devido a um problema mecânico da Jordan.
 
Foi a 20ª vitória da carreira de Schumacher na F1. Ele ainda ganharia outras 71 provas com a Ferrari. Felizmente, o YouTube nos permite ver na íntegra corridas como esta, e apreciar Schumacher com um carro inferior dando um show em condições extremamente adversas:
 
PADDOCK GP #31 DEBATE F1, INDY E NASCAR

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;

google_ad_slot = “8352893793”;

google_ad_width = 300;

google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth

document.MAX_ct0 = '';

var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');

var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);

document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.