Na Garagem: Mansell bate Prost em briga emocionante no 1º GP em Magny-Cours

A F1 estreou em Magny-Cours em 1991, e a recém-inaugurada pista francesa viu um duelo emocionante pela vitória entre Nigel Mansell e o dono da casa, Alain Prost

A estreia de Magny-Cours no Mundial de F1 foi com uma corrida marcante: Alain Prost, em casa, fez tudo o que estava ao seu alcance para derrotar Nigel Mansell, mas não foi capaz.

 
Essa prova aconteceu há exatos 25 anos, em 7 de julho de 1991.
 
Após anos em Paul Ricard, o GP da França se mudou para o novo autódromo. Uma pista moderna para os padrões da época, com 4271 metros de extensão e poucos pontos de ultrapassagem — mas como a volta era curta, passava-se muito por eles.
Nigel Mansell venceu pela primeira vez em 1991 na estreia de Magny-Cours na F1 (Foto: Forix)

           
    google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
    google_ad_slot = “5708856992”;
    google_ad_width = 336;
    google_ad_height = 280;

No treino classificatório, quem pegou mais rápido a mão da pista foi Riccardo Patrese. O italiano fez a pole, dividindo a primeira fila com Prost — este, a bordo de uma Ferrari que não era grande coisa. Ayrton Senna e Mansell saíram na segunda fila.

 
Na largada, porém, a prova ganhou um novo contorno com Prost assumindo a dianteira.
 
Mansell demorou 22 voltas para ultrapassá-lo. Tudo para perder a dianteira dez voltas depois pelo fato de a Ferrari ter chamado Prost aos boxes antes para a troca de pneus. Foi preciso lançar outro ataque, e, de novo, o Leão demorou mais de 20 voltas para conseguir executar uma manobra. Foi com estilo: por fora na curva Adelaide, freando mais tarde.
 
Ayrton Senna não conseguiu acompanhar o ritmo dos dois na prova e terminou a distantes 34s9, defendendo-se de Jean Alesi para garantir o pódio.
 
Para Mansell, o piloto que brigaria com Senna até o GP do Japão pelo título mundial, aquela foi apenas a primeira vitória de 1991. Teria vencido no Canadá, mas o alternador pifou na última volta enquanto ele lentamente dava a última volta. Após a sétima de 16 etapas, ele tinha somente 23 pontos, contra 48 de Senna.

Magny-Cours seguiu no calendário da F1 até 2008, quando Felipe Massa conquistou a única vitória brasileira no circuito. Desde então, não há mais o GP da França de F1.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.