Na Garagem: Lauda escapa da morte em acidente gravíssimo em Nürburgring

Niki Lauda esteve entre a vida e a morte há exatos 40 anos, ao sofrer um grave acidente durante a disputa do GP da Alemanha em Nürburgring

Um dos acidentes mais famosos da história da F1 completa 40 anos nesta segunda-feira. Foi em um 1º de agosto que Niki Lauda perdeu o controle de sua Ferrari em Nürburgring e escapou da morte.
 
Defendendo o título de 1975 e liderando a temporada 1976, Lauda havia demonstrado insatisfação antes da corrida com as condições de segurança no circuito alemão. Ele não queria correr, ainda mais com a chuva que caía na região, mas foi voto vencido e partiu para a prova. Era o segundo no grid, ao lado de James Hunt.
Niki Lauda em Nürburgring antes do acidente (Foto: Getty Images)

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Ao término da primeira volta, metade do grid foi aos boxes para tirar os pneus de chuva e colocar slicks. Na segunda passagem, uma aparente falha na suspensão traseira direita da Ferrari fez Lauda perder o controle, deixar o traçado e bater contra o guard-rail. O carro entrou em chamas e voltou para o meio da pista, onde foi atingido por Harald Ertl e Brett Lunger. 

 
Os dois desceram rapidamente para tentar auxiliar no resgate do campeão mundial. Arturo Merzario, que os seguia, fez o mesmo. O circuito foi bloqueado, e o restante do pelotão também estacionou metros antes do local da tragédia. A remoção de Lauda demorou um pouco, e ele sofreu queimaduras no rosto, fraturas e, para piorar, respirou gases prejudiciais à saúde. 
 

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O piloto foi levado ao hospital de Adenau e, de lá, transportado para o hospital de Mannheim. A vida do austríaco estava em risco. Nunca antes um campeão mundial havia morrido em decorrência de um acidente durante um GP de F1. O ferrarista chegou até mesmo a receber a extrema unção. A corrida foi reiniciada quase uma hora depois e terminou com vitória de Hunt, que ficou a apenas 14 pontos de Lauda no campeonato. Mas o noticiário dos dias seguintes não dava tanta importância para o resultado, obviamente. 
O fogo no carro de Lauda (Foto: Reprodução)

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O primeiro sinal de recuperação foi que Lauda rapidamente recuperou a consciência. O cérebro não foi afetado, e o estado de saúde ficou estável nos dias seguintes, embora os médicos tenham levado quase uma semana para falar em uma melhora significativa e deixar de temer pela sua vida.

O desejo de lutar pelo título foi determinante para a recuperação surpreendentemente veloz: 41 dias depois, Lauda estava no carro novamente para o início dos treinos em Monza. No final do ano, contudo, o caneco ficou para Hunt quando o austríaco abriu mão de disputar o encharcado GP do Japão, em Fuji.


Na história da F1, apenas um campeão mundial morreu na pista em uma prova da categoria: Ayrton Senna, no GP de San Marino de 1994. Há ainda o caso de Jochen Rindt, que tornou-se campeão póstumo após perder a vida em Monza em 1970, quando liderava o campeonato com a Lotus.

Hoje, Lauda é diretor não executivo da Mercedes, que lidera de braçadas o campeonato da F1. E, às vezes, tem de administrar os problemas criados por Lewis Hamilton e Nico Rosberg. Na internet, recentemente, surgiu até uma paródia em que Lauda é uma das personagens principais de uma sátira de 'Friends'.

As lesões que Lauda sofreu são visíveis até hoje (Foto: Getty Images)

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