Na Garagem: Fittipaldi vence em Monza e conquista primeiro título mundial de F1

Uma vitória para a história. Há 45 anos, exatamente em 10 de setembro de 1972, Emerson Fittipaldi cruzava a linha de chegada do mítico circuito italiano com seu Lotus-Ford 72D #6 e se convertia no primeiro brasileiro campeão mundial na F1. Uma conquista épica e narrada com toda a emoção nas ondas do rádio pelo pai, o ‘Barão’ Wilson Fittipaldi

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

“É o Brasil, ganhando o Campeonato Mundial de Automobilismo pela primeira vez na história. É o Emerson Fittipaldi, campeão mundial de Automobilismo, vai ingressar na reta de chegada. E atenção: aí vem o vencedor da competição! É o Brasil ganhando o Campeonato Mundial de Automobilismo! Venceu Emerson Fittipaldi! Venceu o Brasil, minha gente! Uma vitória incontestável do automobilismo brasileiro!”.

 
Foi assim que há exatos 45 anos, em 10 de setembro de 1972, o ‘Barão’ Wilson Fittipaldi — que perdeu a vida aos 93 anos, em 11 de março de 2013 — teve o privilégio de narrar, nas ondas da Rádio Jovem Pan, o primeiro título de um piloto brasileiro no Mundial de F1. Para o ‘Barão’, o momento vivido naquela tarde em Monza, Itália, era ainda mais feliz por uma peculiaridade: o primeiro brasileiro campeão do mundo era ninguém menos que seu filho, o jovem Emerson Fittipaldi, então com 25 anos.
 
Dá para analisar a conquista de Emerson sob dois prismas: a campanha até o título mundial e tudo o que veio depois. A jornada de Fittipaldi até à taça do mundo comprovou que foi o brasileiro o grande nome daquela temporada. 
 
Tirando os abandonos nos GPs da Argentina e da Alemanha, em todas as etapas até o GP da Itália Emerson chegou pelo menos ao pódio: vitórias na Espanha, Bélgica, Inglaterra e Áustria; segundo na África do Sul e França e terceiro lugar em Mônaco. Ao sair de Österreichring, Emerson tinha um total de 52 pontos, contra 27 de Jackie Stewart e de Denny Hulme. Jacky Ickx aparecia em quarto, com 25 tentos.
Largada do GP da Itália de 1972 (Foto: Lotus Cars)
Com o sistema de pontuação que descartava o pior resultado das seis primeiras corridas e das seis últimas, Fittipaldi chegava a Monza como virtual campeão, precisando somar apenas terminar em quarto lugar para faturar o título. Stewart e Hulme ainda tinham chances remotíssimas, mas teriam de contar com a sorte: vencer as três corridas restantes (Itália, Canadá e Estados Unidos) e Emerson zerar na tabela.
 
15 anos depois, Fittipaldi tinha a chance de ser o primeiro sul-americano depois do mítico Juan Manuel Fangio a conquistar um título mundial. E mais além, era o primeiro brasileiro da história com condições reais de alcançar o Olimpo do automobilismo.
 
Mas se engana quem imagina que a jornada de Emerson em Monza foi fácil. Muito ao contrário. Foi uma semana cercada de drama. Dois anos antes daquela etapa, a mesma Monza foi palco do trágico acidente que matou Jochen Rindt. Fittipaldi, com a conquista da vitória no GP dos EUA a bordo da Lotus, em Watkins Glen, deu a Rindt aquele que é o único título póstumo da história da F1. No entanto, temendo algum tipo de ação por parte da justiça italiana, Colin Chapman inscreveu a equipe com um nome diferente, chamado World Wide Racing, e levou apenas um carro para a Itália.
 
Durante o trajeto para Monza, o caminhão que levava esse carro despencou de uma ribanceira, danificando o chassi. A Lotus teve de correr contra o tempo para providenciar um carro reserva, que foi guiado por Emerson desde sexta-feira, quando se classificou em sexto no grid de largada.
Emerson Fittipaldi momentos antes de acelerar para a conquista do título de 1972 em Monza (Foto: Lotus Cars)
Mas como se costuma dizer, um problema chama outro. E Emerson ainda precisou se preocupar com um vazamento no tanque de combustível, solucionado em tempo recorde pelos mecânicos da Lotus. “Fui para o motorhome e falei ‘Deus, vai dar certo. Me acalma, vai dar certo’. O Chapman foi me chamar: ‘Está pronto o carro, vamos para a corrida’. Incrível”, conta Fittipaldi em entrevista à Revista WARM UP.
 
O reparo ficou pronto mesmo apenas meia hora antes da corrida. Um sufoco, mas Emerson tinha certeza de que o pior já tinha passado. Era largar, chegar pelo menos em sexto e comemorar a conquista do título.
 
Mas Fittipaldi foi além.
 
Na primeira volta, o brasileiro só estava atrás das Ferrari de Ickx e de Clay Regazzoni, enquanto Jackie Stewart sequer largou por conta de um problema de embreagem. Ou seja, um dos seus grandes rivais ficava pelo caminho. Ficar à frente de Hulme era fundamental para Emerson confirmar o título em Monza.
 
Na 14ª volta da prova, Ickx escapou da pista e permitiu a Regazzoni assumir a liderança. No entanto, duas voltas depois, o suíço se chocou com a March do também brasileiro José Carlos Pace, então retardatário, que havia perdido o controle do seu carro e estava atravessado na pista. Emerson subia para segundo, só atrás do piloto belga. O cenário já era amplamente favorável a Fittipaldi. Até que, na volta 46, Ickx encostava sua Ferrari #4 por conta de um problema na bateria. Caminho livre para o piloto assumir a liderança e seguir da melhor forma rumo à conquista do primeiro título brasileiro na F1.
Emerson viveu uma temporada praticamente perfeita em 1972 (Foto: Forix)
O triunfo foi marcado pela narração histórica do ‘Barão’ e pela efusiva comemoração de Colin Chapman, que dois anos antes chorava a morte de Rindt e conquistava um título em que pouco tinha para festejar. Para Emerson, a conquista era histórica sob vários prismas: o primeiro brasileiro da história a ser campeão mundial, o primeiro sul-americano em 15 anos e também o mais jovem piloto de todos os tempos à época a fazê-lo, com 25 anos, oito meses e 29 dias. Levou 34 anos para o recorde cair, quando Fernando Alonso faturou seu primeiro título com 24 anos, um mês e 27 dias, em 2005.
 
O que veio depois do primeiro título de Fittipaldi foi uma das histórias mais incríveis de um país na F1. Ao todo, o Brasil conquistou 101 vitórias, 126 poles, 293 pódios e nada menos que oito títulos mundiais, sendo dois no total com Emerson (1972 e 1974), três com Nelson Piquet (1981, 1983 e 1987) e outros três com Ayrton Senna (1988, 1990 e 1991). 
Emerson festeja a conquista do primeiro título brasileiro no Mundial de F1 (Foto: Reprodução)
 
No alto dos seus 70 anos, Emerson é o artífice de um grande legado para o Brasil na F1, na Indy, onde brilhou depois de deixar o Mundial — com duas vitórias nas 500 Milhas de Indianápolis e o título em 1989 — e também é o patriarca de um clã dourado de muitas conquistas no automobilismo, em destaque o sobrinho Christian Fittipaldi, que até hoje acelera e é um dos grandes nomes da SportsCar norte-americana, e o neto Pietro Fittipaldi, hoje líder da temporada 2017 da World Series e sonhando em repetir os passos do avô na F1.
 
História, passado, presente, futuro… toda a história do automobilismo brasileiro se confunde um pouco com a de Emerson Fittipaldi. Nada seria exatamente como é hoje não fosse sua presença. E, por que não dizer, nada seria exatamente igual se não fosse por aquele 10 de setembro de 1972. Há 45 anos.
 
HAMILTON FAZ DEVER DE CASA E JOGA BOLA PARA VETTEL. QUE TEM OBRIGAÇÃO DE VENCER EM SINGAPURA

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.