Na Garagem: Dennis deixa de vez comando da McLaren depois de 28 anos

Ron Dennis comprou a McLaren em 1981 e, em um 16 de abril há sete anos, deixou de vez o comando da equipe de corridas para focar nos negócios do Grupo McLaren. Eventualmente, é claro, ele voltaria a ser mais atuante no time

A temporada 2009 da F1 já começou com Martin Whitmash no posto de chefe da equipe McLaren, mas foi depois de duas corridas e uma polêmica que Ron Dennis decidiu se afastar de vez do dia a dia da escuderia que comandava desde 1981.
 
Dennis, que tinha uma equipe de F2, a Project Four, foi levado à McLaren por John Hogan, diretor de patrocínios da Marlboro. A empresa não estava mais satisfeita com o trabalho de Teddy Mayer e sentia que era preciso seguir outro caminho. Com Dennis, a trajetória, de fato, foi de muito sucesso.
 
O novo dirigente convenceu Niki Lauda a sair da aposentadoria para ser campeão em 1984, e também mostrou a Alain Prost que valeria a pena retornar após três anos na Renault. O francês foi campeão em 1985, 1986 e 1989. Ainda, Ayrton Senna foi tri em 1988, 1990 e 1991, e Mika Häkkinen foi bi em 1998 e 1999. Finalmente, a sua mais recente aposta conseguira o título em 2008: Lewis Hamilton.
(Foto: McLaren)
Crente de que encontrara um sucessor capaz, e bastante bombardeado pelo escândalo de espionagem de 2007, Dennis decidira que era a hora de se afastar.
 
No lançamento do carro de 2009, em Berlim, Dennis entregou a chefia a Whitmarsh. Ele compareceu ao GP da Austrália do ‘Liegate’, em que a McLaren foi pega na mentira e viu Lewis Hamilton ser desclassificado, e viu o GP da Malásia pela TV.
 
“Achei surpreendentemente fácil assistir pela TV!”, falou Dennis. “Eu esperava ficar um pouco mais emotivo do que fiquei, depois de tantos GPs seguidos na pista por tantos anos. Admito que não é sempre fácil lidar com isso. Admito que sempre lutei muito pela McLaren na F1. Não sei se o Max Mosley ou o Bernie Ecclestone vão ficar contentes com a minha decisão, mas ninguém me pediu para. É uma decisão minha.” 
 
Dennis permaneceu afastado do dia a dia das corridas e deixando o trabalho nas mãos de Whitmarsh até demiti-lo no começo de 2014, insatisfeito com o ano ruim da escuderia em 2013, bem como a situação financeira. Eric Boullier foi contratado para ser o novo diretor de corridas, mas Dennis tem sido bem mais atuante desde então.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.