Na base da estratégia, Vettel supera Webber e Grosjean, vence em Suzuka e coloca mão no tetra

Com apenas duas passagens pelos boxes ao invés das três de seu companheiro de equipe, alemão conseguiu assumir a liderança na metade final do GP do Japão e se aproximou ainda mais do tetracampeonato. Com drive-through, Massa fechou em décimo

A cobertura completa do GP do Japão de F1 no GRANDE PRÊMIO
As imagens do domingo da F1 em Suzuka

Não, o tetracampeonato não veio em Suzuka, 15ª etapa da temporada 2013 da F1. Mas se ainda havia dúvidas de que era mera questão de tempo, elas praticamente desapareceram neste domingo (13). Contando com a estratégia inteligente e o trabalho impecável da Red Bull, Sebastian Vettel conquistou no GP do Japão sua nona vitória no ano e a 35ª em sua laureada carreira na categoria, se aproximando ainda mais de seu quarto título mundial.

Relacionadas


Ao contrário dos demais triunfos do ano, contudo, o alemão não teve domínio absoluto. Ainda sofrendo com um problema no Kers, o tricampeão viu Romain Grosjean pular de quarto para primeiro logo na largada. O francês, inspirado, permaneceu na primeira posição até a 28ª volta. Ambos partiram para duas paradas, enquanto Mark Webber, que chegou a flertar com o favoritismo em território nipônico, faria três.

Com isso, o tedesco abriu vantagem confortável e ainda contou com a ajuda involuntária do jovem gaulês da Lotus, que conseguiu segurar a pressão do australiano até a penúltima volta. Quando a ultrapassagem veio, já era tarde: a glória já estava nas mãos de Vettel.

Felipe Massa, por sua vez, teve atuação comprometida por um drive-through aplicado por ter excedido a velocidade no pit-lane, durante sua segunda parada. Com isso, caiu do sexto lugar para a décima posição final. Seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, lutou com a problemática F138 e conseguiu chegar em honrosa quarta colocação.

Vettel celebra nona vitória de 2013 em Suzuka (Foto: Mark Thompson/Getty Images)

A classificação do Mundial de Pilotos
A classificação do Mundial de Construtores

Saiba como foi o GP do Japão de F1 neste domingo

Nem Mark Webber e nem Sebastian Vettel. A quente largada do GP do Japão deste domingo (13) em Suzuka viu um lépido Romain Grosjean saltar na ponta, engolindo os dois carros da Red Bull e também o Mercedes de Lewis Hamilton. Aliás, enquanto Vettel se via em um toque com o inglês da equipe alemã, Grosjean aproveitou o espaço deixado à frente para contornar líder e com certa vantagem a primeira curva. Largando sem sustos, Webber se posicionou em segundo. Seb, apesar do embate com Hamilton, assumiu o terceiro posto.

Nico Rosberg também saiu bem e já se colocou em quarto, com Felipe Massa ainda em quinto. Fernando Alonso partiu forte, como de costume, e surgiu em sexto, muito perto do colega de Ferrari. Nico Hülkenberg, Sergio Pérez, Esteban Gutiérrez e Jenson Button completavam os dez primeiros.

Ainda sobre a largada, o toque entre Vettel e Hamilton custou um pneu furado ao britânico. Lewis precisou visitar os boxes logo na abertura da segunda passagem, para substituir o pneu traseiro direito. Enquanto isso, o tricampeão alertava para um possível dano na asa dianteira, em função da leve batida nos primeiros metros da corrida.

Grosjean partiu de quarto para primeiro antes da primeira curva (Foto: Mark Thompson/Getty Images)

A primeira curva da volta inicial ainda acompanhou a saída de Jules Bianchi, da Marussia, e de Giedo van der Garde, da Caterham. Os dois se tocaram e acabaram na brita da curva 1, abandonado ambos a prova, evidentemente.

Sem nada que ver com isso, Grosjean tratou de abrir distância na ponta, ajudando com voltas cada vez mais rápidas. Um pouco mais atrás, Massa se defendia de Alonso, enquanto Button era superado por Kimi Räikkönen, que assumia, assim, o décimo posto. Tudo isso com seis voltas.

No oitavo giro, Felipe começou a pressionar Rosberg pelo quarto posto, trazendo sempre Alonso no encalço. Mas o alemão acabou ajudando o brasileiro ao sair da pista. Fernando se aproximava, mas sem grande ameaça.  Neste meio tempo, Hamilton voltava aos boxes definitivamente. Não era mesmo dia do britânico.

Aí Gutiérrez e Pastor Maldonado iniciaram a janela de pit-stops. Os dois retornaram à pista com pneus duros. Na sequência, Webber foi o primeiro entre os ponteiros a parar. Isso na volta 12. Depois foi a vez de Massa e Räikkönen. Líder, Grosjean parou um giro mais tarde e foi seguido por Pérez, Rosberg e Hülkenberg.

Massa chegou a duelar com Alonso em Suzuka (Foto: Mark Thompson/Getty Images)

Um pequeno incidente marcou as paradas para trocas de pneus. Ao sair sem cuidado e quase bater em Pérez, que entrava na área de pit, Nico acabou punido com um drive-through, cumprido duas voltas depois. Ainda nos boxes, Alonso parou na 14, enquanto Sebastian mudou de pneus na passagem seguinte.

Com todos de volta, Grosjean liderava, com Webber e Vettel em segundo e terceiro, respectivamente. Daniel Ricciardo, em estratégia diferente, surgia em quarto, à frente de Hülkenberg, que voltara melhor que as Ferrari. E com essa posição de destaque, Nico acabou virando líder de uma grande batalha, que tinha Ricciardo em quarto, Massa e Alonso em sexto e sétimo. A diferença entre eles estava na casa de três décimos apenas.

Mas Daniel não foi capaz de ficar na luta por muito tempo e foi rapidamente engolido pelo piloto da Sauber. A manobra arrancou aplausos dos mecânicos da equipe suíça. Alonso também não ficou muito atrás de Massa, como acontecera na primeira parte da prova. A ultrapassagem no colega de Ferrari aconteceu na reta principal na volta 20, para assumir o sexto posto. 

A ordem, então, era: Grosjean, Webber, Vettel, Hülkenberg, Alonso, Massa, Räikkönen, Gutiérrez, Pérez e Rosberg. Aliás, Esteban conseguiu o oitavo lugar depois de uma dura briga com o compatriota. O mesmo teve de fazer Nico para entrar no top-10, com uma bonita ultrapassagem em Button.

Enquanto no pelotão intermediário a briga ainda era intensa ― especialmente entre Hülk e Alonso ―, lá na ponta Webber começava a andar mais que Grosjean. Em poucas voltas, o australiano descontou uma boa vantagem, mas quando estava a menos de um segundo do líder, a Red Bull chamou o oceânico para os boxes, em uma interessante e curiosa mudança de tática.

Assim, com Mark fora da briga temporariamente e na terceira colocação, o tricampeão teve a missão de chegar no francês da Lotus. E não decepcionou, também como de costume. Virando voltas cada vez mais rápidas, o alemão encostou no gaulês. Aí a Lotus, sentindo a ameaça com a alteração da estratégia rubro-taurina, chamou Grosjean para os pits.

Sebastian Vettel assumiu a liderança após bela ultrapassagem sobre Romain Grosjean (Foto: Mark Thompson/Getty Images)

Dessa forma, Seb assumiu a liderança, com Webber em segundo e Romain agora em terceiro. Um pouco mais atrás, Hülk parava, assim como Alonso, na volta 31. Pérez também foi aos boxes. Ricciardo, enquanto isso, era punido por um drive-through, por sair da pista para passar Adrian Sutil por fora da pista. Quase que ao mesmo tempo, a direção de prova também informava um drive-through para Massa, mas por excesso de velocidade nos pits.

De volta à pista, Vettel voava na ponta, enquanto Webber vinha ainda à frente de Grosjean. Hülkenberg era o quarto, com Alonso em quinto. Massa ainda vinha em sexto, seguido por Räikkönen, Rosberg, Button e Jean-Éric Vergne, que apareceu no top-10, depois dos contratempos do colega de Toro Rosso.

Na abertura da volta 36, Felipe pagou a punição, passando lento pelo pit-lane.

Lá na ponta, Sebastian se virava para abrir vantagem suficiente para parar e voltar à frente do piloto da Lotus. Apesar do esforço, a manobra não foi possível. O tricampeão precisou ir aos boxes na volta 38 e voltou em terceiro. Webber assumia a liderança, com quase 14 segundos de diferença para Grosjean e Vettel. O alemão, inclusive, não perdeu tempo na volta dos pits e tirou rapidamente a vantagem, encostando no rival do carro preto e amarelo sem a menor cerimônia.

E, claro, a ultrapassagem não tardou. Vettel superou Grosjean em plena reta principal na abertura da 42ª passagem. E disparou atrás do colega de equipe, que pararia na volta seguinte, evidenciando a tática de três paradas. Mark voltou com pneus médios.

Seb, com apenas dois pits e pneus duros, foi para a frente, com Grosjean em segundo. O australiano apareceu em terceiro, com pouco menos de 4s atrás dos ponteiros. Mas Webber não estava disposto a ficar atrás dos dois e iniciou uma alucinante perseguição, virando volta mais rápida em cima de volta mais rápida. E chegou rapidamente no francês. Um pouco mais atrás, Alonso superava Hülkenberg para assumir o quarto posto.

Mas as atenções estavam mesmo no embate entre Grosjean e Webber. Na primeira tentativa, o gaulês se defendeu bem na passagem pela reta principal e primeira curva. Na segunda, Romain dificultou ainda mais a vida do australiano, que foi perdendo tempo atrás do rival, enquanto Vettel, alheio aos infortúnios do colega de Red Bull, liderava tranquilo o GP do Japão.

Demorou, mas Webber conseguiu. A ultrapassagem em Romain veio na penúltima volta, depois de muito tentar. Mas aí já era tarde para pegar Vettel, que cruzava feliz a linha de chegada em primeiro, com direito até a um “Eu amo vocês, rapazes”, pelo rádio, ao agradecer a eficiência da estratégia adotada em Suzuka. Webber e Grosjean completaram, assim, o pódio nipônico.

Fernando Alonso se garantiu em quarto, mantendo Kimi Räikkönen em quinto. No fim, Nico Hülkenberg não teve forças para um combate maior com os dois rivais da frente e terminou em sexto. Esteban Gutiérrez, em grande prova e comprovando o melhor desempenho da Sauber nesta segunda fase de campeonato, obteve o sétimo posto e, como prêmio, vai celebrar os primeiros pontos no Mundial. Nico Rosberg, Jenson Button e Felipe Massa fecharam os dez primeiros.

Sebastian Vettel celebra nona vitória e Suzuka neste domingo (Foto: Getty Images)

No campeonato, Vettel soma agora 297 pontos e tem uma gigantesca vantagem de 90 para Alonso, ainda o vice. O alemão tem a chance de fechar o Mundial já na próxima etapa, na Índia, quando precisa vencer e torcer para que o espanhol não complete em segundo. A corrida indiana acontece daqui a duas semanas. 

Siga o GRANDE PRÊMIO                     Curta o GRANDE PRÊMIO

F1, GP do Japão, Suzuka, corrida:
 

            Paradas
1 Sebastian VETTEL ALE Red Bull Renault 1:26:49.301 53voltas 2
2 Mark WEBBER AUS Red Bull Renault +7.1   3
3 Romain GROSJEAN FRA Lotus Renault +9.9   2
4 Fernando ALONSO ESP Ferrari +45.6   2
5 Kimi RÄIKKÖNEN FIN Lotus Renault +47.3   2
6 Nico HÜLKENBERG ALE Sauber Ferrari +51.6   2
7 Esteban GUTIÉRREZ MEX Sauber Ferrari +71.6   2
8 Nico ROSBERG ALE Mercedes +72.0   4
9 Jenson BUTTON ING McLaren Mercedes +80.8   3
10 Felipe MASSA BRA Ferrari +89.2   3
11 Paul DI RESTA ESC Force India Mercedes +98.5   2
12 Jean-Éric VERGNE FRA Toro Rosso Ferrari +1 volta   3
13 Daniel RICCIARDO AUS Toro Rosso Ferrari +1 volta   3
14 Adrian SUTIL ALE Force India Mercedes +1 volta   2
15 Sergio PÉREZ MEX McLaren Mercedes +1 volta   3
16 Pastor MALDONADO VEN Williams Renault +1 volta   2
17 Valtteri BOTTAS FIN Williams Renault +1 volta   2
18 Charles PIC FRA Caterham Renault +1 volta   3
19 Max CHILTON ING Marussia Cosworth +1 volta   2
20 Lewis HAMILTON ING Mercedes   NC 2
21 Giedo VAN DER GARDE HOL Caterham Renault   NC  
22 Jules BIANCHI FRA Marussia Cosworth   NC  
             
  Melhor volta          
  Mark WEBBER AUS Red Bull Renault 1:34.597 volta 44  
             
  Condições do tempo   SOL ar: 23-25ºC | pista: 30-37ºC  

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.