Mercedes descarta nova ordem de equipe e propõe luta franca entre Rosberg e Hamilton, diz Lauda

Três semanas após a controvérsia na Malásia, Niki Lauda garantiu que não haverá mais espaço para ordens de equipe na Mercedes. Seu gesto em muito se parece com o de Helmut Marko, consultor da Red Bull, ao dizer que “nunca mais” haverá ordem de equipe na escuderia taurina

O fim de semana do GP da China já começou, mas o debate no paddock da F1 ainda remete ao polêmico GP da Malásia, ocorrido há três semanas e marcado por ordens de equipe na Red Bull e também na Mercedes. Embora não tenha vivido toda a polêmica em torno da escuderia taurina, o time alemão também esteve no centro das discussões sobre até que ponto é válido uma equipe interferir na disputa entre seus pilotos na pista. Para acabar com qualquer dúvida, pelo menos no campo teórico, Niki Lauda veio a público e deixou clara a posição da equipe.


“Nós sentamos e chegamos a um acordo que, de forma imediata, os pilotos podem competir entre si”, garantiu o presidente não-executivo do conselho diretivo e acionista da Mercedes durante entrevista ao diário austríaco ‘Osterreich’ nesta sexta-feira (12). De certa forma, Lauda repete o gesto do seu compatriota e consultor da Red Bull, Helmut Marko, que disse nesta semana que “nunca mais” haverá ordens de equipe na esquadra taurina.
Lauda garante que não há mais espaço para ordens de equipe na Mercedes (Foto: Getty Images)

À parte da polêmica em Sepang, Toto Wolff, dirigente que acumula as funções de diretor-executivo e diretor-esportivo da Mercedes, entende que é a hora de finalmente colocar sua equipe entre as grandes e postulantes aos títulos na F1.

“Nosso primeiro objetivo é ser visto como favorito, assim como Ferrari, McLaren e Red Bull”, comentou o austríaco em entrevista ao diário alemão ‘Suddeutsche Zeitung’. “Logo devemos ser campeões mundiais. Estamos fazendo isso para tornar a imagem da marca mais dinâmica e jovem. Quando se pensa em Mercedes, é preciso pensar que as Flechas de Prata são bem-sucedidas”, acrescentou.

A Mercedes, vencedora do GP da China do ano passado com Nico Rosberg, desponta como uma das grandes favoritas à vitória neste ano. Rosberg e Lewis Hamilton apresentaram bom rendimento no primeiro dia de atividades em Xangai.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.