Mercedes bate no GP do Brasil recorde de dobradinhas e iguala marca de 15 vitórias no mesmo campeonato

Lewis Hamilton, Nico Rosberg e Toto Wolff se disseram extremamente orgulhosos das marcas históricas alcançadas pela Mercedes no GP do Brasil deste domingo (9)

A Mercedes quebrou, no GP do Brasil deste domingo (9), o recorde de dobradinhas em uma mesma temporada do Mundial de F1. Com a vitória de Nico Rosberg e o segundo lugar de Lewis Hamilton, o time prateado comemorou a 11ª dobradinha do ano, superando uma marca estabelecida há 26 anos.

Em 1988, Ayrton Senna e Alain Prost formaram dez dobradinhas com a McLaren em 16 corridas. Em 2014, a Mercedes igualou o recorde no GP dos Estados Unidos, 17ª etapa, e o superou no Brasil.

Rosberg e Hamilton juntos no pódio: cena já se repetiu várias vezes (Foto: AP)

A vitória de Rosberg também colocou a equipe em um seleto patamar: o dos times que venceram 15 corridas no mesmo campeonato. Fazem parte dele a McLaren de 1988 e as Ferrari de 2002 e 2004. Em Abu Dhabi, daqui a duas semanas, essa outra marca também poderá ser quebrada.

“Absolutamente incrível. Como equipe, quebramos alguns recordes e este é um trabalho inacreditável da equipe”, exaltou Hamilton. “O carro é o melhor que já guiei.” 

“É fantástico”, corroborou Rosberg. “A equipe está fazendo um grande trabalho em tudo. É ótimo fazer parte deste movimento. E você pode sentir na equipe. Todos estão, mesmo, motivados e concentrados.”

Rosberg mencionou a mudança que aconteceu em relação aos anos anteriores: “Estávamos acostumados a caçar, e agora somos caçados, e essa é uma grande mudança. É ótimo ver como o time se adaptou, pois é muito difícil quando você chega à ponta, se manter lá”. 

"Números como 11 dobradinhas, 15 vitórias e 30 pódios me deixam extremamente orgulhoso dos meus colegas, com humildade por tudo o que conquistamos", declarou o diretor-esportivo Toto Wolff.

A Mercedes faturou o título do Mundial de Construtores com antecedência no GP da Rússia e já sabe que um de seus pilotos será campeão de Pilotos: Hamilton ou Rosberg. A decisão vai acontecer no dia 23 de novembro em Abu Dhabi.

OS CARROS QUE VENCERAM 15 GPs
MCLAREN MP4/4
O MP4/4, projetado por Steve Nichols e Gordon Murray, foi o primeiro e único carro da McLaren equipado com o potente motor turbo da Honda, uma parceria que se mostrou quase infalível. O ano já começou com a expectativa de que Alain Prost e Ayrton Senna dominassem, e foi o que eles fizeram: 15 poles e 15 vitórias em 16 corridas. No Mundial de Construtores, o time de Woking somou o triplo dos pontos da Ferrari.
FERRARI F2002
De todos os carros que deram à Ferrari os 14 títulos mundiais da década passada, o mais reverenciado é o de 2002. O modelo, cujo desenvolvimento foi liderado por Ross Brawn e Rory Byrne, tinha uma dirigibilidade muito boa, favorecida por um motor V10 que não era o mais potente, mas era leve e eficiente. Michael Schumacher venceu 11 vezes e foi ao pódio em todas as provas com a F2002.
FERRARI F2004
Outro projeto de Ross Brawn e Rory Byrne, a F2004 foi a 'sucessora tardia' da F2002, visto que a F2003-GA não rendeu tanto quanto. Na época em que os carros de F1 estiveram mais rápidos, também estabeleceu os recordes oito dos 18 circuitos que recebem a categoria até hoje. Com esse carro, Schumacher atingiu também o recorde de 13 vitórias no mesmo campeonato, marca igualada por Sebastian Vettel em 2013.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.