McLaren diz que Alonso se lembrou de falha na direção no acidente em Barcelona e planeja retorno para GP da Malásia

Fernando Alonso disputará o GP da Malásia se passar no exame médico da FIA na próxima quinta-feira em Sepang, informou a McLaren nesta segunda (23). Equipe também deu mais detalhes sobre o acidente sofrido pelo espanhol

A McLaren divulgou um comunicado na manhã desta segunda-feira (23) confirmando que Fernando Alonso corre no GP da Malásia deste fim de semana se for liberado pelos médicos. E deu mais detalhes a respeito do acidente sofrido pelo espanhol.

Alonso teve uma concussão em uma batida em Barcelona no dia 22 de fevereiro, durante os testes de pré-temporada em Barcelona. Inicialmente, a equipe tratou o assunto como normal e disse que não havia nenhuma lesão. Como se sabe, no entanto, o time recuou no posicionamento e viu seu recém-contratado bicampeão ficar fora do GP da Austrália do último dia 15.

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A equipe já havia confirmado que o espanhol perdeu a consciência após o impacto e teve lapsos de memória. Mas, na última quinta-feira, o piloto foi até a fábrica da escuderia em Woking e conversou com os engenheiros a respeito do que aconteceu na curva 3 do Circuito da Catalunha.

Segundo o comunicado, Alonso se lembrou de uma falha de direção que provocou um forte esterço para a direita. O time reiterou que nada havia sido detectado pela telemetria do carro, mas que, para se certificar que a detecção de problemas melhorará, instalou no MP4-30 um sensor adicional.

O time também disse que todas as informações foram compartilhadas com a FIA.

A primeira explicação dada pela McLaren Honda havia sido de que uma rajada de vento a principal causa do acidente, visto que nada de anormal podia ser detectado no carro. E, desde o princípio, foram negadas com veemência as teorias que apontavam para um choque elétrico provocado por um defeito no MGU-K.

Substituído por Kevin Magnussen no GP da Austrália, Alonso deve competir na Malásia. Ao menos, este é o plano da McLaren. O bicampeão será submetido aos exames médicos da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) na quinta-feira para saber se será liberado para reestrear pelo time que defendeu em 2007.

Ele sabe que terá uma missão difícil pela frente. A McLaren foi a pior equipe do fim de semana em Melbourne dentre aquelas que entraram na pista. Jenson Button largou em último depois que Magnussen quebrou antes mesmo de largada e se arrastou para terminar em 11º. O inglês foi o único piloto dentre os que viram a bandeirada que não pontuou.

O CRONOGRAMA DA HISTÓRIA

As imagens de TV na sala de imprensa não captaram o acidente e evitaram registrar a cena. Alonso perdeu o controle do carro na curva 3 a 215 km/h e 3 segundos depois se chocou. De acordo com Ron Dennis, Alonso "apagou por segundos". Uma ambulância foi encaminhada àquele setor da pista. O piloto levou cerca de 10 minutos para deixar o carro.

Alonso foi encaminhado ao centro médico do autódromo de Barcelona para passar por exames mais minuciosos e depois sedado e encaminhado de um helicóptero para o Hospital Geral da Catalunha. Tanto o fisioterapeuta quanto o pai de Alonso informaram naquele dia que o piloto estava "confuso".

Um torcedor flagrou o momento da arquibancada.


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Nenhuma lesão foi diagnosticada, bem como não houve evidência de choque elétrico, mas Alonso ficou internado por três dias por conta de uma concussão.

O espanhol foi para a casa da família em Oviedo depois que a McLaren anunciou sua ausência nos testes coletivos finais em Barcelona, sendo substituído por Kevin Magnussen. Lá, gravou um vídeo em que dizia estar “completamente bem” e que esperava voltar às pistas “muito em breve”, sem especificar nada do acidente. Posteriormente, a escuderia confirmou que Alonso não ia à Austrália, e Alonso manifestou sua tristeza e compreensão.

Desde então, Alonso intensificou seu trabalho físico e foi mostrando nas redes sociais enquanto se levantavam suspeitas sobre as causas do aacidente, até agora não muito bem explicadas. A maior das indicações é de que Fernando sofreu um choque elétrico, fato negado pela McLaren.

ACERTOU NA MOSCA

33 CARROS, 66 PILOTOS. 25 títulos da Stock Car na pista, 14 ex-pilotos da F1 e, dentre eles, um campeão. Estrelas de campeonatos de turismo e endurance ao redor do mundo. Prost e Senna companheiros de equipe outra vez no grid. Uma corrida bem disputada no domingo de manhã. Mais uma vez, a Stock Car deu a largada para a temporada com o pé direito. Não há dúvidas disso, depois da segunda edição da Corrida de Duplas em Goiânia. 

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