Massa sustenta tempo da manhã e comanda penúltimo dia dos testes em Jerez. Vettel melhora e fica em 3º

O brasileiro Felipe Massa se despediu do circuito espanhol de Jerez de la Frontera com o melhor tempo da semana

A participação de Felipe Massa e da Ferrari nos treinos coletivos de Jerez foi discreta nos dois primeiros dias de atividades, mas não nesta quinta-feira (7). Em seu último dia ao volante no circuito andaluz, o brasileiro dominou a sessão desde a manhã e, com um ótimo tempo de 1min17s879, se manteve na liderança até o encerramento dos trabalhos na Espanha. Atual campeão mundial, Sebastian Vettel estreou em 2013 com o novo bólido da Red Bull e terminou na terceira posição.

► Confira as imagens do terceiro dia de treinos da pré-temporada em Jerez

Felipe Massa trabalhou sozinho nestes primeiros três dias de testes em Jerez (Foto: Ferrari)

Foi ainda no período da manhã, fazendo uso dos pneus macios da Pirelli, que Massa marcou seu melhor tempo. Como foi regra nesta semana, 0s8 mais rápido que o segundo colocado – hoje, Nico Rosberg. E, até aqui, ninguém contornou a pista de Jerez em menos tempo que o ferrarista, o único a baixar de 1min18s nos três dias de testes.

Para Rosberg e a Mercedes, mais do que o segundo lugar, a quilometragem percorrida pelo alemão foi um alento. Após encarar problemas na terça e na quarta-feira, o W04, enfim, resistiu a mais de 15 voltas: foram 148 nesta quinta, um total de 655 km – mais de cinco vezes mais que nos dias anteriores.

Vettel foi outro que passou das 100 voltas. O rubrotaurino completou seu melhor giro na parte da tarde em Jerez e ficou à frente de outro campeão mundial: Kimi Räikkönen. O finlandês também andou pela primeira vez no ano nesta quinta e completou 40 giros antes de o E21 apresentar um problema na embreagem – Seb e Kimi voltarão a conduzir seus carros amanhã, no último dia de treinos em Jerez. A quinta colocação ficou com o francês Jean-Éric Vergne. Com isso, a Toro Rosso, pelo terceiro dia consecutivo, terminou no top-5.

Vettel andou nesta quinta pela primeira vez com RB9 da Red Bull (Foto: Red Bull/Getty Images)

Em sexto ficou James Rossiter, da Force India. O inglês, piloto de testes do time indiano, trabalhou somente no período da manhã, que terminou na segunda posição. Mas não foi por isso que ele mais chamou a atenção, e, sim, por atropelar um mecânico nos boxes. À tarde, Rossiter entregou o VJM06 para Paul di Resta, que andou de tanque cheio e não saiu da última linha da folha de tempos. Antes que pudesse tentar qualquer coisa, precisou recolher para a garagem devido a um problema no escapamento e não mais voltou a acelerar.

De volta à McLaren, Jenson Button foi o sétimo colocado, repetindo a performance de Pérez na quarta-feira. O britânico não chegou perto do tempo que marcou na abertura dos testes em Jerez, quando liderou as atividades. Desta vez, sua melhor volta foi de 1min19s603.

No fim do dia, ainda, ele colocou um ponto final nos treinamentos ao parar na pista poucos minutos antes das 17h locais (14h de Brasília). Embora isso costume acontecer com frequência nos testes, Button demonstrou certo interesse pela parte traseira do carro e ficou a observá-la após descer do carro.

As outras bandeiras vermelhas do dia foram provocadas por Charles Pic, da Caterham, ainda pela manhã, quando seu bólido parou na pista com uma pane elétrica, e pela Toro Rosso de Vergne – esta não durou mais de três minutos, já que o STR8 ficou estacionado na saída dos boxes e pôde retornar à pista depois.

Charles Pic trocou a Marussia pela Caterham em 2013, e pilotou pela primeira vez pelo time nesta quinta (Foto: Caterham)

Estreando como titular na Sauber, o mexicano Esteban Gutiérrez teve participação discreta nos treinos e ficou em oitavo, a 2s de Massa. Seu carro, porém, demonstrou velocidade de reta e foi o mais rápido no ‘speed trap’: 274,6 km/h. Assim como a dupla alemã Rosberg e Vettel, ele também alcançou os três dígitos no número de voltas: 110.

Max Chilton foi nono, com a Marussia, que enfrentou um pequeno problema elétrico. Isso provocou uma mudança em sua programação, que inicialmente previa uma simulação de corrida. Esse cronograma foi deixado de lado e o time focou em avaliações da performance do MR02.

Trabalhando na pista pela primeira vez como titular da Williams, Valtteri Bottas foi o décimo colocado. A equipe de Grove está com o FW34, carro de 2012, em Jerez. O FW35 será levado somente para os testes de Barcelona, a partir de 19 de fevereiro.

A primeira bateria de testes da F1 em 2013 se encerra nesta sexta. Na Ferrari, Massa vai dar lugar ao espanhol Pedro de la Rosa, que treinará pela única vez com o time nesta pré-temporada. Outro piloto que ainda não participou dos treinos nesta semana é Jules Bianchi, que assumirá o lugar de Paul di Resta na Force India. Rosberg, Button e Chilton, por sua vez, serão substituídos por Lewis Hamilton, Sergio Pérez e Luiz Razia, respectivamente. Nas demais equipes, nada de mudanças em relação a esta quinta-feira.

F1, pré-temporada, Jerez de la Frontera, dia 3, final:

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.