Massa supera Alonso, domina último dia de testes em Jerez e coloca Williams pela primeira vez no topo
Brasileiro completou 86 voltas e fez o melhor tempo da sexta-feira (31) em 1min28s229 – quase 1s mais veloz que Fernando Alonso, segundo colocado. Carros com motor Mercedes voltaram a mostrar força e dominaram as seis primeiras posições
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Relacionadas
O quarto e último dia de testes da F1 em Jerez de La Frontera, na Espanha, teve domínio brasileiro. Comprovando a superioridade da Mercedes apresentada nos três dias anteriores, desta vez foi a Williams quem ocupou o topo da tabela de tempos. Com autoridade, Felipe Massa cravou 1min28s229 na melhor de suas 86 voltas e colocou quase 1s de vantagem sobre Fernando Alonso, da Ferrari, que ficou com o segundo tempo.
O top-5 comprovou a força da fornecedora alemã de motores: Daniel Juncadella, piloto de testes da Force India, completou 81 voltas e ficou com o terceiro lugar, com Kevin Magnussen, da McLaren, em quarto, e Lewis Hamilton, da Mercedes, em quinto. Um surpreendente Jules Bianchi colocou a Marussia na sexta colocação.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Sem meio termo, os motores Ferrari e Mercedes dominaram por completo os tempos e apresentaram a melhor confiabilidade ao longo dos quatro dias de atividades – situação escancarada nesta sexta-feira (31), com oito dos 11 melhores tempos sendo cravados pelas duas marcas. Adrian Sutil, da Sauber, fechou em sétimo, com Nico Rosberg, com a outra Mercedes, em oitavo. Só então aparecem os carros com motor Renault.
Problemático, o propulsor francês rendeu falhas crônicas tanto na Toro Rosso de Dainil Kvyat, que completou apenas nove voltas, quanto na Red Bull de Daniel Ricciardo, que fechou sete giros e ficou com o último tempo, em 1min45s374. Até a Caterham de Kamui Kobayashi – que enfim protagonizou seu retorno a um evento da F1 como piloto – foi melhor: apesar do alto tempo de 1min43s193, ficou na pista e completou 54 voltas.
Alonso, que liderou a parte da manhã, foi quem mais andou em Jerez: apesar de um problema na parte da manhã, conseguiu completar 115 voltas e concretizar simulação de corrida da Ferrari. Magnussen fechou em 110 giros, com Rosberg em 91, Massa em 86 e Juncadella, surpresa do dia, em 81.
A sessão não registrou acidentes, apenas panes elétricas, problemas nos motores – sempre Renault – e bandeiras vermelhas somente por carros parados na pista.
A F1 volta a se reunir em fevereiro para a primeira de duas baterias de testes no Bahrein.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
F1, Treinos coletivos, Jerez, dia 4:
1 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:28.229 | 86 | |
2 | FERNANDO ALONSO | ESP | FERRARI | 1:29.145 | +0.916 | 115 |
3 | DANIEL JUNCADELLA | ESP | FORCE INDIA MERCEDES | 1:29.457 | +1.228 | 81 |
4 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:30.822 | +2.593 | 110 |
5 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | McLAREN MERCEDES | 1:31.806 | +3.577 | 41 |
6 | JULES BIANCHI | FRA | MARUSSIA FERRARI | 1:32.222 | +3.993 | 25 |
7 | ADRIAN SUTIL | ALE | SAUBER FERRARI | 1:36.571 | +8.342 | 69 |
8 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:36.951 | +8.722 | 91 |
9 | KAMUI KOBAYASHI | JAP | CATERHAM RENAULT | 1:43.193 | +14.964 | 54 |
10 | DANIIL KVYAT | RUS | TORO ROSSO RENAULT | 1:44.016 | +15.787 | 9 |
11 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | 1:45.374 | +17.145 | 7 |
REC | AYRTON SENNA | BRA | McLAREN HONDA MP4-5B | 1:18.387 | 30/09/1990 | |
MV | HEINZ-HARALD FRENTZEN | ALE | WILLIAMS RENAULT FW19 | 1:23.135 | 26/10/1997 | |
Condições do tempo | CHUVA DEPOIS NUBLADO |