Massa se declara a favor da mudança de fornecedor de freios da Williams: “É impossível aquecer os freios na chuva”

Após derrapagens ao tentar frear na classificação em Spa-Francorchamps, que aconteceu na chuva, Felipe Massa não escondeu ser a favor da Williams passar a usar o mesmo tipo de freio que a Ferrari utiliza

As dificuldades da Williams em pista molhada durante toda a temporada fizeram com que Felipe Massa se mostrar favorável a uma mudança no sistema de freios da equipe para o próximo ano. 
 
Ao contrário do que Massa teve durante os anos de Ferrari, em que contava com sistema de freios Brembo, em Grove os freios são da Carbon Industrie. E durante a sua participação mais recente sob chuva, na Bélgica, foi um dos pilotos a ter muitas dificuldades em frear o carro.
 
Perguntado sobre se é a favor da substituição do sistema de freios, Massa confirmou sua posição.
 
"Sim. Não foi a primeira vez que tivemos derrapagem esse ano. Normalmente, os freios que usamos tiveram derrapagens algumas vezes durante o ano em condições como essas. Não é ótimo, para ser honesto, então é algo em que estamos trabalhando. É impossível aquecer os freios na chuva", disse Massa.
Felipe Massa durante classificação em Spa (Foto: Getty Images)
O engenheiro-chefe da equipe, Rob Smedley, confirmou que a sensação da equipe é bem parecida, dizendo que o time está tentando alterar o projeto do FW36 para que aceite os dois tipos de sistema. No entanto, como o carro foi desenhado com os freios de carbono como modelo, uma mudança urgente é improvável.
 
"No início do ano, você tem que estabelecer com quem faz os reparos mecânicos que tem de ajustar o disco de freio para que o carro possa aceitar ambos. Se você não fez isso no começo do ano, então é uma mudança muito grande para fazer no carro. É algo que não dá para ser feito durante a temporada.
 
"Estamos passando por esse processo agora, mas o time foi montado para correr com os freios de carbono durante tantos anos, então mudar para outro fornecedor não é tão rápido. Com certa quantidade de recursos, podemos considerar onde aplicar melhor. Não podemos fazer toda a companhia mudar de uma vez para os materiais da Brembo", seguiu.
 
"Estamos considerando o projeto e considerando o que fazer para o futuro. No ano que vem, uma mudança deve acontecer", encerrou. 

A F1 volta em Monza, dia 7 de setembro.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.