Massa lembra amizade com Schumacher na F1 e diz: “Ele se aposentou também para me dar uma chance”

Michael Schumacher certamente está na lista dos grandes amigos que Felipe Massa fez na F1. A ponto de considerar o alemão, hoje lutando pela vida após gravíssimo acidente numa estação de esqui, como seu irmão mais velho. No fim de 2006, na Ferrari, o heptacampeão se aposentou pela primeira: “Foi uma decisão dele, mas sei que ele o fez também para me dar uma chance”

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Mais que amigo, Michael Schumacher, que há duas semanas completou 1.000 dias após o grave acidente em Méribel, se tornou uma espécie de irmão mais velho para Felipe Massa. No fim de 2005, o brasileiro, que já fazia parte do programa de pilotos da Ferrari, foi contratado como titular em substituição a Rubens Barrichello e teve o icônico alemão como seu novo companheiro de equipe. A relação entre colegas de time, que por vezes é explosiva na F1, resultou em uma grande amizade entre Schumacher e Massa.
 
No segundo semestre de 2006, a Ferrari anunciou a contratação de Kimi Räikkönen para o ano seguinte. Aí, Schumacher, depois de ter conquistado nada menos que sete títulos mundiais, tomou uma decisão que o levou às lágrimas em Monza. O alemão anunciava que estava deixando as pistas ao fim daquele ano.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Schumacher e Massa se tornaram amigos na F1 (Foto: Getty Images)
Massa, em entrevista ao diário italiano ‘La Gazzetta dello Sport’, disse que uma das motivações da aposentadoria de Schumacher foi lhe dar uma chance para continuar na Ferrari. E foi o que aconteceu até o fim de 2013. “Foi sua decisão, mas sei que ele o fez também para me dar uma chance”, comentou o brasileiro.
 
Schumacher quase voltou à F1 para substituir justamente Massa depois que o paulista sofreu seu acidente mais grave na carreira, quando uma mola do carro de Barrichello, que guiava pela Brawn, o acertou na classificação do GP da Hungria de 2009. Felipe ficou de fora do restante daquela temporada, mas não houve acordo com Schumacher. A Ferrari contou com Luca Badoer e, depois, com Giancarlo Fisichella.
 
Felipe voltou ao cockpit da Ferrari em 2010, mesmo ano em que Schumacher regressou à F1 como piloto da Mercedes, que retornava ao esporte como equipe depois de adquirir a campeã mundial Brawn. Michael continuou no esporte sem o mesmo brilho da sua primeira passagem e se aposentou em definitivo em 2012. Um ano depois, em 29 de dezembro de 2013, sofreu o terrível acidente na estação de esqui de Méribel, nos Alpes Franceses.

Desde então, o maior campeão da história da F1 luta pela vida.

Mick Schumacher ao lado de Felipe Massa durante partida para homenagear o heptacampeão (Foto: Getty Images)
O brasileiro lembrou de como era se relacionar com Schumacher. “Michael às vezes era um pouco duro e frio, mas se ele gostasse de você, então você se tornava seu grande irmão”, contou Felipe, que teve a chance de conhecer o filho do seu grande amigo, com quem chegou a jogar futebol na Alemanha. “Conheci seu filho, Mick, e é um menino incrível, com um coração enorme. Não é fácil suportar o que aconteceu”, disse.
 
Sobre o futuro após a F1, Massa reiterou as três possibilidades. E indicou, também, que não vai deixar de acompanhar a F1, visitando o paddock esporadicamente. “Há três possibilidades sobre a mesa: WEC, DTM e a F-E. Estou considerando o que vou fazer”, explicou o piloto que, por morar em Mônaco, vai estar bem perto de boa parte das etapas do Mundial. “Vou para alguns GPs como representante de empresas e como comentarista de TV”, concluiu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.