Massa critica restrição das mensagens via rádio, faz alerta para reação negativa dos pilotos e teme por segurança

Felipe Massa foi duro ao falar da nova regra imposta pela FIA com relação às restrições das mensagens via rádio. O brasileiro criticou o momento da temporada para adotar tal medida e disse que teme pela segurança dos pilotos

Felipe Massa não poupou críticas à recente medida da FIA com relação às restrições das mensagens via rádio entre equipes e pilotos na F1. A regra tem efeito imediato e já passa a valer a partir deste fim de semana, em Cingapura O brasileiro da Williams questionou a decisão de proibir certas informações e revelou que teme pela segurança dos competidores. Para Massa, a entidade máxima do esporte vai enfrentar uma difícil batalha com os pilotos diante dessa nova abordagem mais “linha dura”.

Após uma longa reunião com os chefes das 11 equipes nesta quinta-feira (18), em Cingapura, o órgão que rege o esporte teve de lidar com as preocupações dos times e é possível que haja alguns ajustes sobre o que será ou não permitido quanto aos dados transmitidos via rádio a partir de agora.

Felipe Massa não gostou das restrições das mensagens de rádio na F1 (Foto: Beto Issa)

Massa entende que, se a FIA mantiver a posição de momento, então o diretor de provas, Charlie Whiting, vai ter de enfrentar muitas queixas dos pilotos na tradicional reunião de sexta-feira. "Nós ainda não falamos com ele, mas vamos conversar", disse Felipe ao ser questionado se os competidores já falaram com o inglês sobre as alterações nas regras.

"Se continuar assim, vamos ter uma grande luta amanhã na reunião dos pilotos", completou o brasileiro, acrescentando que o momento para a adoção das restrições não foi o melhor.

"Para mim, é um pouco engraçado que eles tenham mudado esse tipo de coisa nesse momento. Não é a melhor hora para fazer isso. Talvez, eles tenham feito isso porque estão conversando demais com os antigos pilotos. Em algumas áreas, eu acho que é bom. Se a equipe te diz para não usar tanto os pneus na curva 5, porque você está perdendo em relação ao seu companheiro de equipe, tudo bem. Não há problema."

"Mas existe um monte de outras coisas que você precisar fazer dentro do carro, que talvez se não fizer pode aumentar demais a temperatura dos freios traseiros, porque fica muito alta, então você pode ter fogo no carro. E aí provocar um acidente. Nós temos uma unidade de energia muito complicada no carro, e isso não está relacionado com o piloto. Vimos situações como essas com Lewis (Hamilton). Tinha fogo no carro dele, e isso pode acontecer muitas vezes se você não fizer a configuração correta", acrescentou Felipe.

"Nada dessas coisas tem a ver com o piloto, está relacionado com acertos complicados", continuou.

Uma nova questão também surgiu após a adoção da regra pela FIA. Algumas equipes possuem um painel de instrumentos com display pequeno, e isso as colocariam em desvantagem quanto as rivais, porque vai ficar difícil do piloto ver as informações no volante, por exemplo.

E a Williams é um dos times que possui essa tela menor no volante e qualquer mudança vai levar um pouco mais de tempo. Por isso, Massa deixou a entender que os adversários que possuem um display maior vão estar em vantagem. "A equipe que será beneficiada com isso é a Mercedes, pois eles já estão vencendo o campeonato", completou.

O que pode e o que não pode: as novas regras de comunicação via rádio na F1

A partir do GP de Cingapura, a F1 vai lidar com uma nova situação: o modo como as informações são passadas durante uma corrida. A FIA resolveu impor uma lista de proibições para que o piloto tenha maior autonomia durante a prova. O GRANDE PRÊMIO explica as regras

Confira a reportagem completa

Bolão GRANDE PRÊMIO EUROBIKE:
faça suas apostas para o GP de Cingapura e concorra a uma viagem. É grátis!


As imagens da F1 em Cingapura
#GALERIA(5074,81522)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.