Massa critica Alonso por "método de trabalho que cria problemas em todas as equipes em que já esteve”

Companheiro de Fernando Alonso por quatro temporadas na Ferrari, Felipe Massa acredita que agora a equipe italiana vai conseguir extrair um rendimento melhor de seus dois pilotos

No dia do anúncio da saída de Fernando Alonso da Ferrari, Felipe Massa criticou o modo como o espanhol trabalha dentro da equipe. O brasileiro acredita que, por melhor que Alonso seja, seus métodos acabam tirando um pouco do verdadeiro potencial dos times por onde passa.

Massa, que dividiu a Ferrari com o bicampeão por quatro temporadas entre 2010 e 2013, falou à TV italiana ‘Sky Sports’ que Alonso tem um “método de trabalho que cria problemas em todas as equipes em que ele já esteve”.

Massa foi parceiro de Alonso por quatro temporadas na Ferrari (Foto: Getty Images)

Nos quatro anos em que foi companheiro de Alonso, Massa foi dominado por Alonso e raras vezes conseguiu superá-lo. Drama ainda pior é o que Kimi Räikkönen tem encarado: o finlandês somou apenas 53 pontos, 104 a menos, e tem um quarto lugar no GP da Bélgica como melhor resultado.

Com a chegada de Sebastian Vettel à escuderia italiana, Massa imagina que talvez os dois pilotos da Ferrari “fiquem mais próximos nos pontos”.

Em uma outra entrevista nesta quinta-feira (20), em Abu Dhabi, onde chega ao fim a temporada 2014, o brasileiro ressaltou que apenas o talento de Alonso não bastou para a Ferrari se manter brigando por títulos.

“Obviamente que faltou alguma coisa para que essa parceria desse certo. Não podemos esquecer que o Fernando é um super piloto, mas só isso não basta. O trabalho entre eles tinha que ter sido feito de uma maneira melhor para que desse certo”, disse aos jornalistas.

“Claro que nestes anos a Ferrari também não teve um carro que pudesse disputar campeonatos. A verdade é que desde o final de 2008 a equipe vem piorando ano após ano e se o time não venceu nada neste período que o Fernando esteve lá é porque faltou alguma coisa. Certamente o trabalho entre eles não foi bem feito”, acrescentou.

Massa se juntou à Williams no início deste ano após oito temporadas com a Ferrari e está em oitavo no campeonato, três posições atrás de Alonso. Contudo, o piloto se vê melhor posicionado no Mundial de Construtores e quebrou um jejum de seis anos ao marcar a pole-position no GP da Áustria. Também tem o mesmo número de pódios de Alonso — dois.

CHEGADAS E PARTIDAS

A Ferrari enfim anunciou aquilo que todos já pareciam saber há muitos meses nesta temporada 2014 da F1. A equipe italiana confirmou na manhã morna desta quinta-feira (20) em Abu Dhabi que Fernando Alonso não será mais piloto da escuderia. O espanhol defendeu as cores de Maranello nos últimos cinco campeonatos, disputou o título em duas oportunidades, em 2010 e 2012, venceu 11 vezes com o carro vermelho, fez 44 pódios e somou 1.186 pontos. A saída do bicampeão abre finalmente caminho para a chegada do tetracampeão Sebastian Vettel.

Em comunicado, a Ferrari ressaltou que a separação se dá em comum acordo. Alonso deve ser anunciado na McLaren apenas em dezembro, conforme estabeleceu o time de Woking.

Leia a notícia completa no GRANDE PRÊMIO.

BOLÃO GRANDE PRÊMIO EUROBIKE
A DECISÃO DA F1 EM ABU DHABI

Participe do bolão da F1 GRANDE PRÊMIO EUROBIKE: dê seus palpites para o GP de Abu Dhabi deste fim de semana que define o campeão da temporada 2014. 

Será que Lewis Hamilton vai jogar pelo resultado e ser segundo colocado para ficar com o bicampeonato? E Nico Rosberg, vai para o tudo ou nada, vence e dá uma ajudinha para fazer com que Felipe Massa e companhia tentem superar o rival?  

Não perca tempo e aposte já.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.