Lotus quer manter patrocínio da PDVSA, mas não garante Maldonado em 2016: “Tem o resto da temporada para se provar”

Pastor Maldonado tem o patrocínio da estatal venezuelana PDVSA e, com isso, o dinheiro vai para as mãos da Lotus. E, claro, a Lotus quer manter a PDVSA no futuro próximo, mas só o dinheiro do petróleo sul-americano não vai garantir Maldonado na equipe. Até o fim de 2015, segundo o diretor-geral da Lotus, Matthew Carter, Pastor vai ter que se provar na pista

Nem o dinheiro da PDVSA, estatal venezuelana do ramo de petróleo, garante Pastor Maldonado na F1 para além de 2015. Embora a empresa banque fortemente a carreira de Maldonado e apenas por essa ligação tenha chegado à Lotus, com cerca de R$ 86 milhões por temporada, a equipe garante que Maldonado precisa se provar na pista.
 
Quem falou foi o diretor-geral da Lotus, Matthew Carter. Segundo Carter, a PDVSA ajudou a Lotus a estabilizar as contas – segunda a revista inglesa 'Autosport', a dívida do time caiu de R$ 196 milhões em 2013 para R$ 18 milhões em 2014 – e por isso a equipe espera manter o patrocínio, mas isso sozinho não garante um dos pilotos.
 
"A PDVSA é provavelmente uma das maiores patrocinadoras na F1. Eles são bons patrocinadores, e ajudam nossos números a atingirem estabilidade. No momento, eles são parte e uma parcela do que consiste nosso orçamento, então não queremos mudar", disse.
Pastor Maldonado acabou sendo atingido e abandonou a prova logo no início (Foto: Getty Images)
"Mas nenhum piloto está em posição onde não possa ser cortado. Eles são tão bons quanto os desempenhos anteriores, e no fim das contas Pastor vai se provar na pista", seguiu.
 
De acordo com Carter, a equipe ainda confia no que Maldonado pode fazer na categoria, apesar do piloto ter cometido tantos erros desde que chegou à Lotus. Neste ano, enquanto o companheiro Romain Grosjean já marcou 12 pontos, Maldonado ainda não conseguiu nada melhor que um 15º lugar.
 
"Sabemos que ele é um piloto rápido, sabemos o que ele faz no simulador e fora da pista. Não tínhamos um bom carro ano passado – nem ele ou o Romain tiveram -, e provavelmente os dois foram culpados de passar do ponto por causa dos problemas que tínhamos. Esse ano eles têm um bom carro. Com Pastor, sua classificação não tem sido ótima e ele seria o primeiro a admitir", avaliou.
 
"Na primeira corrida, na Austrália, ele teve um início fantástico, mas foi jogado para fora da pista, assim como na segunda. Na China, na primeira metade da prova ele guiou muito bem, mas teve um problema com os freios entrando no pit, daí em diante teve que se recuperar. No geral, acreditamos que demos as ferramentas corretas para se provar, e ele tem o resto da temporada para fazer isso", encerrou. 
 
GP RECOMENDA

A partir deste fim de semana, as corridas de F1 voltam a acontecer no seu horário habitual: 9h em Brasília. É o início da temporada europeia, um marco definitivamente importante no campeonato – mais no passado do que atualmente, mas ainda assim importante. E o GRANDE PRÊMIO listou cinco bons motivos para o leitor ficar de olho na quinta etapa da temporada 2015, que tem na liderança o inglês Lewis Hamilton, da Mercedes

DO BRILHO À CHACOTA

25 pontos é a pontuação que o vencedor de um GP de F1 recebe desde a temporada 2010, e foi o que Pastor Maldonado colocou no bolso quando, em 2012, venceu o GP da Espanha pela Williams. Aquele foi um resultado que deixou o mundo da F1 de queixo caído. Ninguém esperava – mesmo. E foi uma história bastante bonita: no fim de semana em que Frank Williams fez sua festa de 70 anos, seu time quebrou um jejum que já durava oito anos. Maldonado largou na pole, brigou de igual para igual com Fernando Alonso e ganhou

DE ROUPA NOVA

A McLaren apresentou a nova pintura do MP4-30. Confirmando rumores, o time de Woking deixou de lado o prateado e coloriu o bólido de Fernando Alonso e Jenson Button com tons de cinza grafite. A mudança marca o fim de uma era. Desde 1997, quando deixou de lado o branco e vermelho utilizado durante as duas décadas de parceria com a Marlboro, a McLaren sempre apresentou layouts com a cor prateada devido especialmente ao vínculo com a Mercedes

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