F1
29/11/2013 16:12

Lotus encerra rumores, confirma expectativa e anuncia Maldonado ao lado de Grosjean para 2014

Em meio a dificuldades financeiras, a Lotus decidiu apostar no dinheiro do petróleo venezuelano e fechou com Pastor Maldonado para temporada 2014 da F1. Como antecipado pelo jornalista Américo Teixeira Jr., ex-piloto da Williams será companheiro de Romain Grosjean
Warm Up / Redação GP,  de São Paulo
 Lotus ainda não resolveu seus problemas financeiros (Foto: Beto Issa/GP Brasil F1)

A Lotus colocou um ponto final nos rumores e anunciou nesta sexta-feira (29), enfim, a contratação de Pastor Maldonado, que deixa a Williams após três temporadas - o lugar do piloto será ocupado por Felipe Massa. A notícia do acordo com o venezuelano tinha sido antecipada pelo jornalista Américo Teixeira Jr., do Diário Motorsport, parceiro do GRANDE PRÊMIO e colunista da REVISTA WARM UP.

icone_warmup Maldonado na Lotus: como tudo aconteceu no negócio
que naufragou com a Quantum de Mansoor Ijaz

Em meio a uma séria crise financeira, o time de Enstone decidiu apostar no dinheiro do petróleo venezuelano, proveniente da estatal PDVSA, e escalou Maldonado para o posto de companheiro de Romain Grosjean para a temporada de 2014.

Com a saída de Kimi Räikkönen – que volta para a Ferrari no ano que vem –, a vaga na escuderia preta e dourada passou a ser uma das mais cobiçadas do grid. Inicialmente, Nico Hülkenberg era apontado como principal candidato, mas os problemas financeiros time acabaram prejudicando a negociação.
Como tanto queria, Pastor Maldonado será piloto da Lotus em 2014 (Foto: Glenn Dunbar/Williams)

Para saldar suas dívidas – que incluem o pagamento de Räikkönen, funcionários e fornecedores – a Lotus chegou a anunciar um acordo com o grupo Quantum, mas apesar da pompa do anúncio, o dinheiro nunca caiu na conta do time chefiado por Éric Boullier.

Enquanto a Lotus buscava meios de sobreviver, Maldonado encerrava sua ligação com a Williams e levava no pacote o dinheiro da estatal venezuelana. Apesar da pública preferência de Boullier por Hülkenberg, o forte aporte financeiro de Pastor falou mais alto.

"É uma oportunidade fantástica integrar a Lotus para 2014", afirmou o venezuelano. "Não é nenhum segredo que queria uma mudança de cenário para ajudar a impulsionar a minha carreira na F1, e a Lotus me ofereceu a melhor oportunidade para ser competitivo na próxima temporada", completou.

"Os regulamentos e os carros vão mudar significativamente, por isso esse é um bom momento para um novo começo", acrescentou o piloto, que passou os últimos três anos defendendo a Williams, equipe pela qual conquistou sua única vitória na F1, no GP da Espanha de 2012.

Boullier, chefe do time inglês, deu as boas-vindas ao novo funcionário e se disse feliz por continuar contando com os serviços de Grosjean na equipe. "É com grande prazer que podemos agora confirmar oficialmente que Romain Grosjean vai continuar conosco na próxima temporada. Ele demonstrou ter um talento tremendo, especialmente na segunda parte da temporada 2013 e será fantástico tê-lo conosco na desafiadora temporada 2014."

"Romain vai ter como companheiro de equipe Pastor Maldonado. Um piloto que conheço desde quando corria pela Dams na World Series, em 2005. É claro que Pastor possui o desempenho e o potencial ― como mostrado na campanha de 2010 na GP2 e também nas fortes performances na Williams na F1 ― que precisamos", disse.
Grosjean vai para o terceiro ano de Lotus em 2014 (Foto: Getty Images)

"Por isso, estamos convencidos de que vamos ser capazes de fornecer um ambiente correto para que ele consiga fazer ainda mais nas pistas. Já estamos trabalhando no novo carro há pelo menos dois anos e estamos confiantes de que temos o suficiente para encarar os desafios do futuro. Com Romain e Pastor, creio que a Lotus será capaz de causar muitas surpresas no próximo ano", encerrou.

Dito isso, o agitado mercado de pilotos deve tomar forma nos próximos dias com preenchimento das vagas restantes na Force India, Sauber, Caterham e Marussia.




A galhofa não tem limites

Pois assim que anunciou sua dupla, a Lotus voltou com seu habitual humor nas redes sociais para trazer o primeiro encontro real de Maldonado com Grosjean nas pistas, ainda nos tempos de GP2.