Lauda defende Hamilton em polêmica com Rosberg na China e diz que pilotos têm de ser egoístas em pista

Presidente não-executivo da Mercedes, Niki Lauda comentou as declarações de Nico Rosberg contra Lewis Hamilton após a corrida deste domingo em Xangai, porém não viu razões para polêmica. O tricampeão do mundo apontou o britânico como melhor piloto do GP da China e sugeriu que Rosberg falou de cabeça quente

Presidente não-executivo da Mercedes, Niki Lauda defendeu Lewis Hamilton das críticas sofridas por Nico Rosberg ao fim do GP da China, terceira etapa do Mundial de F1 em 2015, realizada neste domingo (12) em Xangai. Para o dirigente austríaco, seus pilotos precisam ser egoístas durante as corridas e, desta forma, acredita que Hamilton não agiu errado durante a corrida. Logo após a prova, durante a entrevista coletiva protagonizada pelos três primeiros colocados, Rosberg disse que Hamilton reduziu demais seu ritmo e colocou em xeque seu segundo lugar, que ficou ameaçado pela presença mais próxima de Sebastian Vettel, da Ferrari.

Lauda não viu problema algum na postura de Hamilton e também de Rosberg na pista em Xangai. Para o verborrágico presidente não-executivo da Mercedes, é absolutamente normal e natural que cada piloto pense em si próprio e em defender seu posto.

Niki Lauda defende que seus pilotos sejam egoístas em pista (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

Relacionadas


“Claro, todo mundo guia de forma egoísta. O que você acha que esses caras vieram fazer aqui? Eu os chamo de bastardos egocêntricos. Esta é a única maneira de vencer e a única forma de ganhar um campeonato, eles são todos iguais”, bradou o tricampeão do mundo, com experiência de sobra para falar sobre a atitude de um piloto vencedor. “Nico é igual a Lewis e Lewis é igual a Nico se der merda no ventilador. Concordo plenamente que as coisas sejam do jeito que são e, portanto, nós corremos”.

Ao comentar sobre a atitude de Rosberg na disputa com Hamilton, Lauda disse que o alemão até buscou se aproximar do líder da corrida em Xangai, mas argumentou que Lewis foi o melhor piloto do GP da China e, portanto, foi merecedor de subir no alto do pódio ao fim da prova.

“Acho que Nico tentou de todas as formas, e você pode ver isso nos tempos de volta. Ele teve Vettel logo atrás, que virou uma preocupação em algum momento, e ele se esforçou em recuperar a diferença para Hamilton e batê-lo, mas no final não deu certo. Lewis foi melhor neste fim de semana. Ele foi melhor e, no ano passado, ele ganhou o campeonato. Houve corridas onde Nico ganhou, então você tem de ser justo”, avaliou.

Por fim, Lauda tratou de minimizar o episódio. “Eles lutam entre si, isso é normal. Não há amizade lá na pista. Quando você corre, você tem de lutar, e quando se está chateado, você quer falar, mas no fim das contas tudo isso vai arrefecer, e vamos ao Bahrein para começar tudo de novo com o mesmo espírito de luta”, finalizou o dirigente.

DOMÍNIO ABSOLUTO

Lewis Hamilton consolidou um fim de semana perfeito em Xangai com sua quarta vitória no GP da China. É bem verdade que a Ferrari voltou a andar próxima dos carros da Mercedes durante boa parte da disputa, mas desta vez não foi o bastante para lutar efetivamente pela vitória. Felipe Massa perdeu uma posição para Kimi Räikkönen na largada e terminou em quinto. Ajudado pelo problema com Max Verstappen no fim, Felipe Nasr foi o oitavo. E Nico Rosberg deu um piti histórico.

UMA QUASE-CORRIDA

O GP da Luisiana foi bastante esquisito. Sofrendo com a interferência da chuva durante todo o final de semana, a Indy quase não viu uma corrida neste domingo. Foram seis bandeiras amarelas e um resultado definido na base da estratégia. Parando antes, James Hinchcliffe conseguiu levar os pneus e combustível até o fim – ajudado com as paralisações – e venceu sua primeira como piloto da SPM sob bandeiras amarelas. Helio Castroneves foi o segundo e Tony Kanaan, o sexto.

CAPITÃO AMÉRICA

Marc Márquez conseguiu mais uma vez. Depois de encarnar o Usain Bolt no treino classificatório, o espanhol tirou do armário do uniforme do Capital América e, tal qual o personagem da Marvel, não deu chances aos ‘inimigos’ neste domingo. Depois de perder a ponta para Andrea Dovizioso na largada, o #93 pressionou o italiano por algumas voltas e, assim que assumiu a liderança, disparou na frente e não viu mais os adversários. Valentino Rossi terminou na terceira colocação.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.