Imbatível, Rosberg não dá chance e vence nova batalha contra Hamilton no campeonato com pole para GP do Japão

Nico Rosberg parece imbatível em Suzuka. De novo apresentando uma atuação impecável, o alemão se colocou como mais veloz da classificação e vai largar da pole-position para o GP do Japão deste domingo. É a oitava posição de honra do líder do campeonato em 2016

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Ninguém parece capaz de deter Nico Rosberg em Suzuka. A verdade é que o piloto se mostrou soberano. Depois de liderar todos os treinos livres do fim de semana, o líder do campeonato foi ainda mais veloz na classificação e, com uma volta voadora na fase final da sessão decisiva, na tarde deste sábado (8), conquistou o direito de largar na frente no GP do Japão de F1, o 17º da temporada 2016. É a oitava vez que o alemão vai puxar o pelotão neste ano. Também é a 30ª pole-position de sua carreira, que o faz agora superar a marca da lenda Juan Manuel Fangio, pulando para a oitava posição na lista dos pilotos que mais vezes ocuparam o posto de honra do grid na história do Mundial.

Ainda, o piloto do W07 #6 também se coloca em uma forte posição para ampliar sua vantagem na liderança do campeonato e firmar o caminho rumo ao primeiro título mundial. É a primeira vitória na disputa contra Hamilton, ainda que por uma diferença de míseros 0s013. De novo, a Ferrari foi a equipe que mais perto ficou da Mercedes. Kimi Räikkönen será o terceiro colocado, enquanto Sebastian Vettel seria o quarto, mas uma punição o jogou para sétimo. A sua frente, vão estar Max Verstappen, Daniel Ricciardo e Sergio Pérez. O top-10 ainda foi completado pelos dois carros da Haas e por Nico Hülkenberg.

Os brasileiros viveram uma classificação decepcionante. Felipe Massa sequer passou para o Q3 e vai largar mesmo do 12º posto. O piloto da Williams se supreendeu com o avanço da Force India e da Haas ao falar do desempenho. “Foi o que dava, sem dúvida. Decepcionante porque a luta é grande, mas dá para ver que nosso carro, a velocidade com o pneu novo, em comparação com os outros, a diferença é pequena, 0s1 da Force India. Mas estamos atrás, os dois carros fora do Q3, não é o resultado para a gente. A corrida é a manhã, mas isso mostra nossa posição. A grande surpresa é a Haas, que colocou os dois carros na nossa frente. Não ficar no Q3 foi muito mais pela Haas do que pela Force India”. disse Massa ao SporTV.

Quanto a Felipe Nasr, coube apenas o 20º. “Não fiquei contente com a maneira que terminou. Acho que o primeiro jogo de pneu foi muito bom, estava em 15º, precisava de mais uns 0s2, no máximo, para ficar bem posicionado, mas quando me soltaram da garagem eu tinha três, quatro carros na minha frente, não consegui pegar uma volta de aquecimento tão limpa como na primeira tentativa. Então comecei a volta e senti que a temperatura ideal dos pneus não estava ali. O carro piorou. A pista evoluiu no final, mas a gente teve um resultado pior”, respondeu o piloto em entrevista ao canal SporTV.

Nico Rosberg é o pole em Suzuka, no Japão (Foto: Mercedes)

Confira como foi a classificação da F1 para o GP do Japão

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A tarde fria de sábado (8) em Suzuka seguiu com tempo bem fechado, anunciando a chuva. Mas a primeira fase da classificação teve início mesmo com pista seca. E assim que a luz verde do pit-lane autorizou os primeiros minutos da classificação, muita gente tratou de ir logo à pista, entre eles Esteban Ocon, Pascal Wehrlein e Carlos Sainz. Os dois pilotos da Manor saíram de compostos macios, enquanto o espanhol da Toro Rosso preferiu os duros. A Mercedes também não perdeu tempo e logo mandou sua dupla ao trabalho. Tanto Nico Rosberg quanto Lewis Hamilton deram início ao Q1 com os pneus médios.

 
E coube ao alemão, uma vez mais, se colocar como o homem mais veloz do icônico circuito japonês. Mesmo errando com uma escorregadinha no meio de sua primeira volta rápida, o alemão cravou 1min31s858. Simplesmente, a melhor marca do fim de semana até então. Hamilton, por outro lado, viu sua volta ser comprometida por um carro da Renault e fechou seu giro inicial em 1min32s218. 
 
Aí Esteban Gutiérrez colocou a Haas em um ótimo terceiro lugar, logo à frente do companheiro Romain Grosjean. Felipe Nasr apareceu logo em quinto, com Marcus Ericsson em sexto. Todo mundo aí, com exceção dos dois caras da Mercedes, andava com os pneus macios. Não demorou muito a tabela ganhou ares de realidade quando a Red Bull foi à pista. E repetindo a configuração dos rivais prateados, os dois pilotos da equipe austríaca optaram por andar com os médios. Max Verstappen e Daniel Ricciardo se posicionaram ali atrás das Mercedes, a 0s7 de diferença.
 
Na sequência, veio a Ferrari. Só que os italianos decidiram usar os macios logo de cara. Assim, Sebastian Vettel virou 1min31s659 e saltou para a ponta, trazendo consigo o colega Kimi Räikkönen – a diferença entre os dois ferraristas era de apenas 0s015. Rosberg, Hamilton, Nico Hülkenberg, Verstappen, Ricciardo, Daniil Kvyat, Sergio Pérez e Gutiérrez completavam os dez mais velozes.
Sebastian Vettel foi o mais veloz na primeira parte da classificação (Foto: Ferrari)
Felipe Massa aparecia em 11º, enquanto Felipe Nasr vinha em 15º, longe da zona de eliminação. Falando na parte debaixo da tabela, a ordem no pelotão do fundo era: Sainz, Jenson Button, Wehrlein, Ocon, Jolyon Palmer e Marcus Ericsson.
 
Como de costume, nos minutos finais do Q1, apenas os pilotos ameaçados voltaram à pista depois das tentativas iniciais. E a McLaren foi quem primeiro mandou seus pilotos. Ambos de pneus macios. Alonso pulou para 11º, enquanto Button saltou para 15º.  
 
Sainz veio também forte e se colocou em 13º. Massa pulou para décimo, enquanto Bottas foi além e se posicionou em quinto. No fim, Button caiu no pelotão e acabou mesmo em 17º, ficando fora do Q2 por pífios 0s032. Magnussen, Ericsson, Nasr, Ocon e Wehrlein completaram os limados.

Na ponta de cima da lista, Vettel acabou como líder da primeira fase da classificação, à frente Räikkönen, Rosberg, Hamilton, Bottas, Hülkenberg, Grosjean, Verstappen, Ricciardo, Massa, Gutiérrez, Kvyat, Pérez, Sainz, Palmer e Alonso.

Haas e Force India mostram força, Williams falha 
 

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Também como parece ser praxe, a Mercedes logo mandou sua dupla para a pista no instante inicial da fase intermediária e mais veloz da classificação. E ambos, desta vez, saíram com os compostos macios. E, de novo, Rosberg foi mais rápido. O alemão abriu o cronômetro com 1min30s714 – nova melhor marca do fim de semana. Hamilton, uma vez mais, não foi páreo e virou 1min31s129 para se colocar em segundo. 
 
Aí a Ferrari e a Red Bull também se juntaram aos pilotos prateados. Todos usando agora os macios. Sebastian Vettel pôs o carro vermelho em terceiro, a meio segundo do líder do campeonato, mas a um décimo de Hamilton. Kimi Räikkönen, então, cravou o quarto tempo, à frente de Max Verstappen e Daniel Ricciardo. Romain Grosjean, Sergio Pérez, Esteban Gutiérrez e Nico Hülkenberg fechavam os dez primeiros e potencialmente classificados para a terceira parte do treino. Felipe Massa era apenas o 16º e vinha atrás de Sainz, Alonso, Kvyat, Palmer e Bottas.
 
Assim, nos minutos finais, toda essa gente voltou para garantir lugar na fase decisiva. Neste cenário, Bottas pulou para oitavo, enquanto Massa conseguiu um décimo. Mas o brasileiro acabou fora no momento em que a Force India de Hülkenberg apareceu em nono. No fim, Sainz ainda escapou da pista e ficou de fora. Um instante mais tarde, Pérez tirou a outra Williams do Q3 ao conquistar a décima marca.
Felipe Massa ficou fora do Q3 em Suzuka (Foto: Williams/Twitter)
Dessa forma, ficaram fora: Bottas, Massa, Kvyat, Sainz, Alonso e Palmer. Já os classificados para a disputa da pole foram: Rosberg, Hamilton, Vettel, Räikkönen, Verstappen, Ricciardo, Gutiérrez, Grosjean, Hülkenberg e Pérez.

Um Rosberg imbatível 

Na fase final da classificação, a Red Bull foi a primeira a sair dos boxes, com Daniel Ricciardo à frente de Max Verstappen. As Mercedes e as  Ferrari saíram logo na sequência. E aqui foi a única vez no fim de semana que Hamilton efetivamente mais veloz que Rosberg. O ingles encaixou uma volta voadora e cravou 1min30s758, contra 1min30s953 do líder do campeonato. Verstappen, Räikkönen e Vettel surgiram em seguida. Só que ainda havia mais por vir.

Lewis Hamilton conseguiu ser mais rápido que Rosberg apenas no início do Q3 (Foto: Mercedes)
Na segunda tentativa de volta rápida, um impressionante Rosberg voltou à frente de Hamilton e não desperdiçou a chance. O alemão assinalou 1min30s647 para ficar com a pole-position do GP do Japão. Hamilton vai alinhar na segunda posição, logo à frente dos dois pilotos ferraristas, Räikkönen e Vettel, que superaram os enérgeticos Verstappen e Ricciardo. Pérez, Grosjean, Hülkenberg e Gutiérrez fecharam o top-10 do grid. Mas o tetracampeão da Ferrari vai perder três posições por conta da punição pelo toque em Rosberg na largada do GP da Malásia, disputado na semana passada. 
 
A largada para a corrida em Suzuka está marcada para a madrugada de sábado para domingo, às 2h (de Brasília).

F1, GP do Japão, Suzuka, grid de largada: 
1 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES   1:30.647   13
2 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES   1:30.660 +0.013 13
3 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI   1:30.949 +0.302 12
4 33 MAX VERSTAPPEN HOL RED BULL TAG HEUER   1:31.178 +0.531 14
5 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL TAG HEUER   1:31.240 +0.593 14
6 11 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES   1:31.961 +1.314 12
7 5 SEBASTIAN VETTEL ALE FERRARI P +3 1:31.028 +0.381 12
8 8 ROMAIN GROSJEAN FRA HAAS FERRARI   1:31.961 +1.314 17
9 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES   1:32.142 +1.495 12
10 50 ESTEBAN GUTIÉRREZ MEX HAAS FERRARI   1:32.547 +1.900 15
11 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES   1:32.315 +1.668 11
12 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES   1:32.380 +1.733 11
13 26 DANIIL KVYAT RUS TORO ROSSO FERRARI   1:32.623 +1.976 11
14 55 CARLOS SAINZ JR ESP TORO ROSSO FERRARI   1:32.685 +2.038 12
15 14 FERNANDO ALONSO ESP McLAREN HONDA   1:32.689 +2.042 12
16 30 JOLYON PALMER ING RENAULT   1:32.807 +2.160 12
17 22 JENSON BUTTON ING McLAREN HONDA   1:32.851 +2.204 6
18 20 KEVIN MAGNUSSEN DIN RENAULT   1:33.023 +2.376 6
19 9 MARCUS ERICSSON SUE SAUBER FERRARI   1:33.222 +2.575 7
20 12 FELIPE NASR BRA SAUBER FERRARI   1:33.332 +2.685 7
21 31 ESTEBAN OCON FRA MANOR MERCEDES   1:33.353 +2.706 9
22 94 PASCAL WEHRLEIN ALE MANOR MERCEDES P +5 1:33.561 +2.914 9
    TEMPO 107% Q1     1:38.075 +7.428  
                 
RECORDE MICHAEL SCHUMACHER ALE FERRARI   1:28.954 07/10/2006  
MELHOR VOLTA KIMI RÄIKKÖNEN FIN McLAREN MERCEDES   1:31.540 09/10/2005  

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