Horner diz que Aeroscreen é melhor esteticamente que o Halo e crê em decisão final nas próximas semanas

Após o primeiro teste em pista o Aeroscreen, Christian Horner, chefe da Red Bull, defende solução do time e acredita que uma decisão final sobre a proteção do cockpit deve ser tomada dentro das próximas semanas

Depois do primeiro teste de pista com o Aeroscreen nesta sexta-feira (29) em Sóchi, a Red Bull acredita que a Fórmula 1 precisa tomar uma decisão sobre qual cockpit pretende usar a partir de 2017 já nas próximas semanas. Daniel Ricciardo completou uma volta com o dispositivo de segurança no início do primeiro treino livre da F1 na Rússia.
 
Para Christian Horner, chefe da Red Bull, a palavra final não deve demorar muito a sair, já que as primeiras impressões foram muito positivas, tanto na parte técnica quanto do ponto de vista estético.
 
"Eu acredito que dentro das próximas seis a oito semanas uma decisão precisa ser tomada", disse Horner logo após o teste. O Aeroscreen passou por testes de colisão, teve seu primeiro teste de pista. Então, vamos dar as informações para a FIA e eles podem usá-las como quiserem, acrescentou.
Daniel Ricciardo testa Aeroscreen durante o primeiro treino livre da F1 em Sóchi, na Rússia, nesta sexta-feira (Foto: Getty Images)
O homem forte do time austríaco também falou sobre a experiência positiva de Ricciardo, que comentou apenas não ter notado ruído de vento. "Não houve problemas", disse. "Parecia um pouco diferente porque não há nenhuma entrada de ar, mas a visibilidade parecia bem pelo que Daniel nos relatou." 
 
Horner fez questão de abordar o fato de que um pneu tenha raspado um capacete durante um dos testes de colisão da FIA. Segundo ele, esse não foi um motivo de grande preocupação. "Ele arrastou o topo da cabeça, mas o capacete está localizado com dois pinos, e qualquer impacto significativo teria cortado os pinos. Então foi muito, muito leve. E quando você vê a velocidade que o pneu está vindo, se a tela não estivesse lá, o resultado seria horrível".
Christian Horner defendeu a solução da Red Bull (Foto: Getty Images)
Por fim, Horner defendeu a solução de seu time. "Tudo o que temos feito é tentar chegar a uma solução que seja um pouco mais adequada para a F1 do que o que vimos no início do ano. Há o purista que diz que F1 deve ter corrida com cockpit aberto. Mas acho inevitável, a FIA vai introduzir algo, e eu acho que o Aeroscreen oferece uma solução esteticamente mais agradável do que as soluções que temos visto até agora. É possível identificar o piloto e é um pouco mais futurista do que o Halo."
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.