Honda troca de motor, e Alonso perde 35 posições no grid em Monza. Dupla da Red Bull e Sainz também são punidos

Pensando no GP de Singapura, a Honda equipou o carro de Fernando Alonso com uma nova especificação para ser usada somente no primeiro treino livre. Para a sequência do fim de semana, o espanhol vai acelerar com a mesma unidade de potência utilizada na Bélgica. Mas a manobra acarretou em punição de 35 lugares no grid na Itália. Daniel Ricciardo, Max Verstappen e Carlos Sainz também vão perder posições no alinhamento inicial em Monza

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

As controversas punições com perda de posições no grid de largada vão colocar ao menos quatro pilotos nas últimas colocações no alinhamento inicial do GP da Itália, 13ª etapa da temporada 2017 da F1. Fernando Alonso, tão acostumado a largar no fim do grid, já sabe que vai perder 35 posições em Monza por conta de uma nova troca de motor feita pela Honda. Mas além do bicampeão, Max Verstappen e Daniel Ricciardo, da Red Bull, e o aniversariante da sexta-feira (1), Carlos Sainz, também vão perder posições por mudanças na unidade de potência.

 
No caso de Alonso, a Honda adotou a troca de motor pensando não em Monza, mas no GP de Singapura, dentro de duas semanas. A fábrica japonesa equipou o carro do bicampeão com a chamada Especificação 3.7 da sua unidade de potência no primeiro treino livre, no qual terminou em 15º
 
“Alonso usa a Especificação 3.7 para a primeira sessão de treinos livres para testar sua performance. Ele vai ter 35 posições de punição por usar o sétimo motor de combustão interna (ICE), sétimo MGU-K, nono turbo, nono MGU-H, sexta bateria e sexta centralina. Depois do primeiro treino, vamos mudar para a unidade de potência usada nas corridas anteriores”, explicou a McLaren, via comunicado.
Fernando Alonso guiou seu McLaren com a nova versão do motor Honda nesta manhã em Monza (Foto: McLaren)
Na sequência do fim de semana, Alonso vai fazer uso do motor com o qual acelerou no último GP da Bélgica, o mesmo que foi alvo de duras críticas do espanhol depois de abandonar a corrida em Spa-Francorchamps. Mesmo após Fernando ter alegado problemas na unidade de potência como justificativa para deixar a prova na volta 25, fato é que a Honda, após avaliações na sede europeia, em Milton Keynes, não encontrou nenhuma falha, por isso disponibilizou o motor para uso neste fim de semana, em Monza.
 
Stoffel Vandoorne, por sua vez, usa a Especificação 3.5 do motor Honda. O belga foi bem melhor que Alonso no primeiro treino e alcançou a nona colocação da sessão.
Max Verstappen vai largar na parte final do grid e terá de remar muito em Monza no domingo (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)
Quanto à dupla da Red Bull, Verstappen vai perder 15 posições no grid de largada, enquanto Daniel Ricciardo vai ficar 20 colocações atrás em relação ao lugar obtido no treino classificatório deste sábado na Itália. A Renault também providenciou a troca de motor visando o GP de Singapura. No caso de Sainz, o prejuízo é um pouco menor: dez posições perdidas.
 
A Renault equipou o carro de Ricciardo com o quinto ICE, quinto turbo e sexto MGU-H, o que traduz uma perda total de 20 posições. Quanto a Verstappen, o holandês passa a usar o quinto motor de combustão interna e também o quinto MGU-H. Sainz também vai acelerar com o quinto MGU-H utilizado na temporada 2017, excedendo o limite, estabelecido pelo regulamento técnico em quatro de cada um dos componentes do motor neste ano.
 
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e em TEMPO REAL todas as atividades do GP da Itália, 13ª etapa da temporada 2017 da F1, por meio do novo livetiming.
ALONSO COLHE O QUE PLANTA E FICA SEM NOVAS ALTERNATIVAS NA F1 PARA 2018

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.