Honda ainda tem como objetivo alcançar Ferrari e Williams para brigar por pódios na temporada 2015

Diretor de automobilismo da Honda, Yasuhisa Arai não joga a toalha na temporada da F1 e diz que sua equipe ainda tem grandes ambições para os próximos meses: alcançar Ferrari e Williams para lutar por pódios em 2015

A Honda se recusa a jogar a toalha e dizer que está se preparando para 2016. A montadora japonesa, que retomou neste ano a história parceria com a McLaren, quer colocar seus carros no pódio ainda em 2015.
 
Apesar deste objetivo, o começo foi mais do que lento. Com muitos problemas de confiabilidade e de falta de desempenho, o time marcou apenas quatro pontos nas seis primeiras corridas – Jenson Button foi oitavo na última prova, em Mônaco, há duas semanas.
 
Mesmo assim, Yasuhisa Arai, diretor de automobilismo da empresa, está confiante diante da taxa de evolução que vê em seu V6 turbo.
Jenson Button, que deu à McLaren em Mônaco os primeiros pontos de 2015, já havia dito na pré-temporada: "Não vamos ter um carro vencedor na primeira corrida, mas queremos ter na última" (Foto: McLaren/Facebook)
“Nos testes de inverno, tivemos muitas dificuldades inesperadas que surgiram e perdemos muito tempo porque não estávamos andando. Mas agora temos um motor que melhorou tanto que podemos quase falar em uma nova unidade de força. Acreditamos que vamos pontuar regularmente. Em um cenário ideal, estaríamos colocando como meta um pódio no verão”, afirmou o japonês.
 
Ainda que não seja possível brigar pelas posições da frente no verão europeu, é possível fazê-lo até o fim do ano – e assim minimizar parte da pressão que existe sobre a McLaren Honda do século XXI pela rica história construída entre 1988 e 1992.
 
“Todos ainda pensam na velha McLaren Honda, que ganhou 15 de 16 corridas em 1988, e isso coloca muita pressão em nós. Ainda assim, ainda estamos pensando em estar com a Ferrari e a Williams em 2015, e o objetivo de médio prazo deve ser alcançar a Mercedes”, completou.
 
Até aqui na temporada 2015, apenas Mercedes e Ferrari conseguiram colocar seus pilotos no pódio. A Williams, terceira força, tem quartos lugares como melhor resultado.
 
Para o GP do Canadá deste fim de semana, a Honda fez as primeiras modificações mais profundas em seu motor desde a homologação, no fim de fevereiro, usando dois dos nove tokens aos quais tinha direito para o ano. O objetivo foi tornar o propulsor mais potente. A marca  ainda tem mais sete tokens à disposição.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.