Homem atropela, ataca público com faca e mata três pessoas em evento oficial da F1 na Áustria‏

Um homem invadiu um evento oficial da F1 na cidade de Graz, na Áustria, na manhã deste sábado (20). Após uma série de atropelamentos, o responsável pelas mortes ainda desceu do carro com uma faca

Pelo menos três pessoas morreram após um homem invadir um evento oficial da F1 neste sábado (20) na principal praça em Graz, a segunda maior cidade da Áustria e a grande mais próxima de Spielberg e do Red Bull Ring, a bordo de um SUV verde em alta velocidade. 
 
O carro entrou no meio do público a cerca de 100 km/h, segundo testemunhas, e atropelou várias pessoas. Ao menos três foram mortas, incluindo uma criança de sete anos. Algumas agências de notícias falam em 34 feridos, mas a ORF, emissora da Áustria, menciona que foram 50. 
REPORTAGEM DA ORF, TV DA ÁUSTRIA

Um homem acelerou um carro de cor escura em uma rua só para pedestres e acertou 50 pessoas. Havia uma festa no local. Três pessoas morreram e mais 50 ficaram feridas. Ainda não informações sobre as razões da tragédia, mas o policial local ouvido pela reportagem disse que "nunca tinha visto algo assim antes"‏ .

O homem dirigia um SUV e em alta velocidade quando atingiu os pedestres. O chefe da polícia local descarta motivos de extremismo. O motorista parecia estar "psicologicamente abalado" no momento do ataque.

Uma testemunha afirmou que ouvi "barulhos parecidos com tiros" quando o carro atingiu as cadeiras. "As pessoas estavam gritando em pânico e correram para dentro das lojas para se proteger". "Mobilizamos toda a região", disse uma porta-voz da Cruz Vermelha.

determinarTipoPlayer(“15512681”, “2”, “0”);

A polícia prendeu o criminoso. Segundo a 'Reuters', trata-se de um motorista de caminhão casado e com dois filhos. Ele tinha realmente a intenção de matar, inclusive desceu do carro com uma faca na mão após os atropelamentos. Fotos do local mostram a praça com um rastro de destruição e manchas de sangue ao chão. O homem se entregou à polícia logo após o ato.

Questionada se se tratava de uma ação isolada, a polícia de Graz confirmou que o motorista agiu sozinho e que "claramente ele apresentava problemas".

O prefeito de Graz, Siegfried Nagl, estava no local e testemunhou o ataque. "O motorista foi deliberadamente em direção aos pedestres. Eu mesmo vi uma mulher ser atropelada", disse ao jornal 'Kleine Zeitung'.

Pelo menos dois mortos em evento oficial da F1 na Áustria (Foto: AP)
 "Eu vi da galeria que tinha algo muito rápido. Não consegui distinguir se era um carro ou uma moto. Vi algo correndo. Então saímos da galeria, meu filho e eu, e tinha muita gente gritando e chorando, e então 50 metros atrás tinha dois corpos caídos no chão", contou Helmut Reinisch, dono de uma galeria de arte que fica na região da praça.
 
"Todos pararam de fazer o que estavam fazendo, pararam de comer, porque no local tem muitos restaurantes, e vimos uma criança caída no chão junto com mais alguém. Também tinha bicicleta jogadas, completamente destruídas. Ouvimos que alguém com um carro tinha dirigido mais de 200 metros desde o bloqueio em direção à multidão. É tudo que sabemos", seguiu. 

De acordo com o governador do estado da Estíria — onde fica Graz —, Hermann Schützenhoefer, classificou o atropelador como "um demente de 26 anos" e completou dizendo que "não tem explicação nem desculpa".

Um dos mortos cobertos por um pano na tragédia em Graz (Foto: AP)

As áreas no entorno da praça foram bloqueadas, com os serviços de emergência tendo colocado em prática uma operação de grandes proporções. 60 ambulâncias foram necessárias para socorrer o público e quatro helicópteros também foram mandados ao local.

 
O evento, no estilo de uma 'fan fest', tinha um telão mostrando a classificação do GP da Áustria e atrações locais, assim como um carro de F1 exposto e algumas brincadeiras para o público.  

Christian Horner, chefe da Red Bull, comentou o assunto logo após o treino que definiu o grid. "Nossos pensamentos iniciais estão com as vítimas e seus parentes desta terrível tragédia em Graz", disse.

 
Graz fica a 76 km do Red Bull Ring, onde a F1 corre neste domingo. Durante a classificação deste sábado, Lewis Hamilton conseguiu o melhor tempo, fez '7 a 1' sobre Nico Rosberg e vai largar na pole do GP da Áustria. O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.