Hamilton vence GP da Inglaterra movimentado pela chuva e Rosberg ganha bela batalha com Verstappen pelo 2º lugar

Lewis Hamilton soube se manter a salvo dos erros nas condições difíceis da pista de Silverstone neste domingo (10) e venceu o GP da Inglaterra, reduzindo para apenas quatro pontos a diferença para o líder Nico Rosberg, que chegou em segundo, depois de vencer um emocionante duelo contra Max Verstappen, que levou a Red Bull de novo ao pódio

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
O GP da Inglaterra se mostrou daqueles em que tudo pode acontecer e naqueles em que os líderes têm tudo a perder. Isso porque pouco antes da largada uma chuva forte desabou sob a pista de Silverstone e mudou todos os planos das equipes. Por conta do temporal, o safety-car ‘liderou’ as primeiras voltas. E com o asfalto inglês em condições instáveis, a estratégia de pits foi crucial. Ainda assim, Lewis Hamilton se mostrou forte o suficiente para cruzar a linha de chegada em primeiro. O inglês soube como se manter longe dos problemas – ainda que não dos erros – e garantiu mais um triunfo, que agora o coloca a quatro pontos de Nico Rosberg.

 

Esta também foi a 47ª vitória do tricampeão na carreira, a quarta em Silverstone e a quarta na temporada 2016. A conquista vem uma semana depois do polêmico toque com Rosberg na volta final na Áustria. Para quem esperava uma batalha acirrada entre os dois principais protagonistas, a etapa inglesa acabou decepcionando, já que Lewis não deu chances ao longo das 52 voltas.

E a sorte ainda sorriu para Hamilton no fim. Depois de um duelo belíssimo com Max Verstappen, Rosberg tentou a aproximação em cima de Lewis, mas uma falha de câmbio o traiu. Ainda assim, o filho de Keke terminou em segundo, logo à frente do atrevido piloto da Red Bull. Só que, durante o tempo em que Nico ficou tentando descobrir os problemas técnicos, as informações passadas pela Mercedes passaram a ser investigadas, por conta de uma eventual violação das regras de comunição via rádio. Por isso, a conversa está na mesa dos comissários.

Os brasileiros também conseguiram sobreviver ao caos, mas fora da zona de pontos. Felipe Massa completou a prova apenas em 11], enquanto Felipe Nasr fechou cinco posições atrás.

Lewis Hamilton vence em Silverstone (Foto: Getty Images)

Confira como foi o GP da Inglaterra de F1

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Como um bom GP da Inglaterra, a corrida na clássica pista de Silverstone teve início debaixo de chuva e com o safety-car puxando o pelotão, liderado pelo pole Lewis Hamilton. Na verdade, o domingo (10) já amanheceu com o tempo fechado e frio. A chuva, que se fez presente durante a madrugada, retornou fraca durante a manhã, chegou a dar uma trégua, mas voltou forte pouco antes da largada, o que obrigou a direção de prova a lançar mão do carro de segurança. Assim sendo, todo mundo não teve alternativa a não ser largar com os compostos para pista bastante molhada – os de risca azul. 

 
E aí que, poucos minutos depois, os céus deram um tempo, embora a pista se mostrasse ainda bastante úmida, por isso os carros seguiam na fila indiana atrás da Mercedes prata da FIA – e, nestas voltas mais lentas, Hamilton se queixava constantemente da velocidade muito baixa do safety-car, alegando dificuldade de ganhar temperatura dos pneus. O tricampeão ainda viveria um momento de tensão, quando se aproximou demais
 
A vida seguiu até o término da quinta volta. Portanto, a largada mesmo se deu na abertura da sexta passagem. Enquanto Hamilton garantiu uma saída tranquila, Rosberg, por sua vez, teve de lidar com o ataque de Max Verstappen. Daniel Ricciardo, pouco mais atrás, apenas observava o companheiro. Ainda, boa parte do grid decidiu já fazer a troca para os compostos intermediários, já que a pista apresentava condições menos complicadas.
O momento da largada (Foto: Getty Images)
Entre os que pararam assim que o safety-car deixou a pista, estavam Sebastian Vettel, Kimi Räikkönen, Valtteri Bottas, Carlos Sainz, Nico Hülkenberg, Fernando Alonso, Romain Grosjean, Kevin Magnussen, Pascal Wehrlein e Esteban Gutiérrez. 
 
Daniel Ricciardo, Felipe Massa, Daniil Kvyat, Jenson Button, Jolyon Palmer e Rio Haryanto optaram em seguir para os boxes no giro seguinte. Todos, claro, buscando os intermediários – os de marca verde. O líder Hamilton, Rosberg e Verstappen vieram na oitava passagem. Em decisão diferente, Felipe Nasr e o parceiro Marcus Ericsson, além de Sergio Pérez, seguiram na pista com os pneus de chuva extrema, por isso pularam para o top-6 momentâneo. Os carros da Sauber, entretanto, não demoraram a parar. Assim, apenas o mexicano permaneceu com os pneus de marca azul. 
 
Por causa da distância inicial e das muitas paradas dos adversários, Lewis ainda foi capaz de voltar à liderança depois da movimentada rodada de pit-stops. Rosberg se colocou também em segundo, à frente de Verstappen, Sergio Pérez, Ricciardo, Räikkönen, Sainz, Massa, Bottas, Hülkenberg, Alonso, Vettel, Kvyat, Button, Nasr, Grosjean, Palmer, Magnussen, Gutiérrez, Haryanto e Ericsson. 
Wehrlein abandonou logo no início da corrida (Foto: Getty Images)
Neste ínterim, Wehrlein aquaplanou e acabou na brita, dando fim a sua corrida. O safety-car virtual chegou a ser acionado, mas apenas por um breve momento. Vale dizer também que, depois da confusão que se formou nas paradas, Pérez surgiu como o piloto que mais ganhou posições – seis no total. 
 
Aí a corrida ganhou ritmo. Enquanto Hamilton tratava de abrir vantagem para Rosberg e Verstappen. Pérez, em quarto, tinha Ricciardo perto também. Mais atrás, Massa sofria a pressão de Hülkenberg e Alonso. Neste meio tempo, Bottas rodava na Club, mas sem grandes danos.
 
Quando a prova se aproximava de 15 voltas, a pista já mostrava condição de andar com os slicks. E o primeiro a fazer a arriscar foi o tetracampeão Vettel no giro 16. O alemão escolheu os médios. Uma volta mais tarde, foi a vez de Räikkönen, fazendo a mesma opção.
 
Lá na frente, a Mercedes também já pensava em parar. Mas pouco antes, um insolente Max ainda fez uma bela ultrapassagem por fora na Becketts em cima de Rosberg, para assumir a segunda posição. E não demorou também para o trio parar.
 

determinarTipoPlayer(“15922987”, “2”, “0”);
Assim, na volta 20, Hamilton seguia líder, usando os pneus médios. Verstappen era o segundo, com Rosberg em terceiro. Já Ricciardo levou vantagem no pit-stop e surgiu à frente de Pérez, Räikkönen, Sainz, Hülkenberg, Massa e Alonso. Aliás, estes dois últimos protagonizaram uma boa disputa também pelo nono posto, com o espanhol colocando as rodas na grama mais de uma vez na tentativa de passar o brasileiro. Porém, os ataques do bicampeão acabaram no muro. 

Ainda, como as condições da pista seguiam difíceis, os erros foram constantes. Räikkönen e Verstappen deram um passeio fora do traçado na Abbey – mas a melhor rodada foi de Alonso no mesmo lugar, enquanto Sainz também foi vítima da mesma curva. Já Vettel também deu uma bela escapada na reta dos boxes. E todos saíram ilesos. Mesma sorte não teve Rio Haryanto, que saiu da pista e foi parar no muro da Abbey também. Nem Hamilton foi perdoado. Lewis teve de segurar o carro na volta 25 no fim da reta de largada para não sair completamente da área de escape.

 
De qualquer forma, o tricampeão ainda sustentou a liderança e viu a diferença de 6s5 para Verstappen baixar em 2s. Rosberg vinha em terceiro, virando voltas mais rápidas que os dois adversários da frente.

#GALERIA(5723)
E partir da volta 30, Rosberg encostou de vez em Verstappen. E o alemão da Mercedes passou a infernizar a vida do jovem holandês, que vinha, por usa vez, se defendendo com maestria. Mesmo sob pressão enorme do líder do campeonato, Max tentou de todas as formas permanecer à frente, mas foi impossível. Na 39ª passagem, Nico enfim ultrapassou o rival e assumiu a liderança, 6s atrás de Hamilton.

Enquanto o dono da Mercedes #6 seguia tentando alcançou o líder do corrida. Mais atrás, Massa se via em um confronto com Vettel. O alemão acabou empurrando o brasileiro para fora da pista em uma disputa mais acirrada. Felipe chegou a reclamar e não tardou para vir a punição ao tetracampeão. O piloto da Williams pararia nos boxes, para uma inusitada troca pelos pneus macios.

Rosberg, por usa vez, continuava em um ritmo muito forte para tentar se aproximar do britânico. Mas não foi possível. Na parte final da corrida, o carro #6 começou a apresentar problemas de câmbio, e o alemão foi perdendo ritmo. Ainda assim, o piloto de 31 anos conseguiu se manter à frente do ousado holandês da Red Bull.

Só que, quando a Mercedes estava instruindo Rosberg sobre a falha, a direção de prova observou uma potencial violação da regra da comunicação de rádio da F1, por isso o resultado do piloto ainda está sob investigação.

Lá na frente, Hamilton soube como se manter longe dos problemas e guiou para a quarta vitória na temporada, reduzindo agora para quatro pontos a diferença para o oponente e companheiro de equipe.

No fim, Ricciardo ainda terminou em quarto, logo à frente de Räikkönen, Pérez, Hülkenberg, Sainz, Vettel e Kvyat. Os brasileiros, por sua vez, concluíram a corrida fora da zona de pontos, com Massa em 11º e Nasr, 15º.

A F1 volta daqui a duas semanas para o GP da Hungria.

F1, GP da Inglaterra, Silverstone, Final:

 
1 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES   1:34:55.831 52 voltas
2 33 MAX VERSTAPPEN HOL RED BULL TAG HEUER   +8.250  
3 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES P+10s +16.911  
4 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL TAG HEUER   +26.211  
5 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI   +1:09.743  
6 11 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES   +1:16.941  
7 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES   +1:17.212  
8 55 CARLOS SAINZ JR ESP TORO ROSSO FERRARI   +1:25.858  
9 5 SEBASTIAN VETTEL ALE FERRARI   +1:31.654  
10 26 DANIIL KVYAT RUS TORO ROSSO FERRARI   +1:32.600  
11 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES   +1 volta  
12 22 JENSON BUTTON ING McLAREN HONDA   +1 volta  
13 14 FERNANDO ALONSO ESP McLAREN HONDA   +1 volta  
14 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES   +1 volta  
15 12 FELIPE NASR BRA SAUBER FERRARI   +1 volta  
16 21 ESTEBAN GUTIÉRREZ MEX HAAS FERRARI   +1 volta  
17 20 KEVIN MAGNUSSEN DIN RENAULT   +3 voltas NT
  30 JOLYON PALMER ING RENAULT     NC
  88 RIO HARYANTO INA MANOR MERCEDES     NC
  8 ROMAIN GROSJEAN FRA HAAS FERRARI     NC
  9 MARCUS ERICSSON SUE SAUBER FERRARI     NC
  94 PASCAL WEHRLEIN ALE MANOR MERCEDES     NC
                 
MELHOR VOLTA NICO ROSBERG ALE MERCEDES   1:35.548  
                 
RECORDE LEWIS HAMILTON ING MERCEDES   1:29.607 30/06/13
MELHOR VOLTA FERNANDO ALONSO ESP FERRARI   1:30.874 11/07/10
                 
    Condições do tempo   CHUVA    ar: 20ºC | pista: 27ºC

PADDOCK GP #36 ANALISA FIM DE SEMANA DE POLÊMICAS NA F1 E NA F-E

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.